3 maneiras de usar o e-mail marketing no seu e-commerce
3 maneiras de usar o e-mail marketing no seu e-commerce Há algum tempo, especialistas da área de propaganda previram que o e-mail marketing iria sucumbir como estratégia para angariar clientes, pois outras táticas mais eficazes estavam surgindo no horizonte. Mas o tempo passou e mostrou que eles estavam completamente errados: o e-mail marketing continua sendo… Continuar lendo 3 maneiras de usar o e-mail marketing no seu e-commerce
3 maneiras de usar o e-mail marketing no seu e-commerce
Há algum tempo, especialistas da área de propaganda previram que o e-mail marketing iria sucumbir como estratégia para angariar clientes, pois outras táticas mais eficazes estavam surgindo no horizonte. Mas o tempo passou e mostrou que eles estavam completamente errados: o e-mail marketing continua sendo altamente eficaz, além de custar muito pouco para o empreendedor que o utiliza.
Uma ferramenta simples, com décadas de experimentação no mercado, que demonstra interesse e desperta a confiança do consumidor realmente não poderia cair no desuso! Diante dessa realidade, quem quiser ter melhores resultados e aumentar suas taxas de conversão precisa saber usá-lo da forma correta.
Se você tem um e-commerce, esse tipo de estratégia pode ser o que faltava para alavancar suas vendas! Portanto, não deixe de conferir a seguir 3 formas de usar o e-mail marketing na sua loja virtual:
Reativar carrinhos abandonados
Quem nunca colocou produtos no carrinho de compras e, sem nenhum motivo relevante, fechou a janela e foi fazer outra coisa? Isso é muito comum: por vezes, temos outro compromisso, nos distraímos com a televisão, alguém nos chama ou simplesmente bate uma fome e vamos para a cozinha.
Mas isso nem sempre quer dizer que a gente não esteja interessado naquele item, não é verdade? Pelo contrário, se ele foi para o nosso carrinho, a não ser que tenha ocorrido algum erro, é porque desejamos adquiri-lo em algum momento.
Nesse contexto, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta inteligente para lembrar o cliente de que a compra não foi concluída e de que o produto ainda está disponível. É essencial mostrar para a pessoa que o empreendimento tem todo o interesse em fechar negócio. O corpo do e-mail deve seguir com a descrição do item, valores, suas vantagens e o link direto para o carrinho de compras, de modo que em poucos cliques ele possa finalizar a negociação.
Divulgar promoções
Lojas físicas podem até preferir distribuir panfletos para mostrar seus itens em promoção, mas no caso de uma loja virtual, para atingir todo o seu público potencial, o e-mail marketing é a opção mais eficaz, já que não depende da localização geográfica do consumidor — nem da impressão de papeis e do uso de stands ou contratação de funcionários para distribuí-los.
Pode ser que certo cliente tenha feito apenas uma compra no seu e-commerce, mas ao saber de uma promoção interessante, as chances de que ele volte a fazer negócios com você aumentam muito. Muitas vezes, é esse pequeno percentual que fará a diferença entre o que o cliente considera justo gastar e o que ele não está disposto a investir.
Além disso, em tempos de mídias sociais, a campanha tende a se tornar viral! Quando o consumidor encontra um bom código promocional, é bem comum que avise a familiares, amigos e conhecidos, o que vai aumentar seu fluxo de vendas e trazer novo público para seu e-commerce.
Fidelizar clientes
O e-mail marketing é especialmente interessante para que o e-commerce fidelize seus clientes, pois permite que, através do histórico de compras, seja traçado um perfil de cada consumidor. A partir disso, podem ser enviados apenas e-mails com produtos realmente relevantes para aquele internauta.
Com essa mensuração e análise do comportamento, você terá dados que irão contribuir para montar cada vez mais uma campanha precisa e direcionada. Em tempos de forte impessoalidade, dar esse toque de atenção e demonstrar interesse em agradar a pessoa pode fazer toda a diferença!
Essas são as três maneiras mais eficazes de usar o e-mail marketing para alavancar os resultados do seu e-commerce, mas não são as únicas!
Fonte: EcommerceBrasil