As lições do marketing em tempo real para os Jogos Olímpicos
As lições do marketing em tempo real para os Jogos Olímpicos Maior disputa poliesportiva do mundo, os Jogos Olímpicos de 2016 acontecem no Rio de Janeiro em agosto de 2016 e a expectativa é gerar o mesmo engajamento em tempo real que a Copa do Mundo de futebol obteve em 2014. Com três bilhões de… Continuar lendo As lições do marketing em tempo real para os Jogos Olímpicos
As lições do marketing em tempo real para os Jogos Olímpicos
Maior disputa poliesportiva do mundo, os Jogos Olímpicos de 2016 acontecem no Rio de Janeiro em agosto de 2016 e a expectativa é gerar o mesmo engajamento em tempo real que a Copa do Mundo de futebol obteve em 2014. Com três bilhões de interações em postagens no Facebook e 672 milhões de tweets, a Copa consagrou o hábito da segunda tela (86% das pessoas acessam a Internet enquanto assistem TV, como mostra pesquisa da Experian Marketing Services). O evento esportivo deu força ao surgimento do marketing em tempo real para campanhas online.
Agora, as marcas e profissionais se mobilizam para o novo desafio no Rio-2016. As empresas mantiveram suas equipes para desenvolverem cada vez mais as interações real-time. Os profissionais confirmaram que este relacionamento com os usuários oferece informações completas e ricas sobre comportamento e preferências do público-alvo, além de ser uma alternativa mais rápida e segmentada do que as ações offline, por exemplo. Assim, gradativamente, mais corporações incluem o formato em seus departamentos de marketing. Com esta popularidade, também aumenta a concorrência, o que exige uma série de medidas para que a marca garanta sua visibilidade.
Para acertar na fórmula, primeiro é preciso cuidar do conteúdo da mensagem. Ele deve ser interessante para o público-alvo, estar relacionado ao contexto do evento e, principalmente, facilitar a interação entre usuário e empresa (bons exemplos são jogos nas redes sociais ou iniciativas que promovem o compartilhamento e produção de conteúdo pelos internautas). Depois, a estratégia e o planejamento precisam ser executados por profissionais preparados e dispostos a manterem um diálogo online com os usuários – movimento vital para o sucesso online de qualquer marca. Por fim, é preciso assumir riscos e encará-los, pois o resultado pode variar de caso a caso.
O marketing em tempo real já foi um golaço na Copa do Mundo de futebol aqui no Brasil. Agora, com dois anos de evolução, o conceito pode garantir a medalha de ouro para empresas que queiram se destacar no ambiente digital.
Fonte: Experian serasa