Quer ter sucesso no e-commerce? Segmente!

on Quarta, 11 Outubro 2017. Posted in SinalizeWeb

segmentação no ecommerce

Não é de hoje que a segmentação é uma ótima aposta no mercado virtual. A escolha de trabalhar com um público específico abre caminhos para um marketing melhor direcionado e uma estrutura de loja mais objetiva, isto é, com produtos, design e promoções focados no interesse do cliente.

Diante disso, entenda os tipos de segmentação que podem direcionar o seu negócio ao sucesso:

Empresarial. Esta segmentação refere-se ao interesse do empreendimento ao oferecer produtos e serviços preestabelecidos a um público que se interesse por ele. Esse tipo de segmentação baseia-se no ramo de atividade do negócio: alimentício, saúde, educação, moda, e outros.

Geográfica. Este tipo de segmentação trabalha com regiões específicas, escolhendo cidades, estados, localidades específicas e reduzidas para desenvolver suas ações de divulgação, reconhecimento de marca e entrega de produtos.

Demográfica. A segmentação deste tipo tem como objetivo separar o público, considerando idade, sexo, renda, ocupação, formação, religião, etc. Essa é uma das modalidades mais comuns, pois o consumo de produtos está fortemente ligado com essas variáveis; além disso, a segmentação demográfica é mais facilmente identificada e mensurada.

Psicográfica. Segmentação psicográfica propõe dividir os consumidores com base no seu estilo de vida, sua classe social e sua personalidade; uma vez que esses fatores exercem influência no desejo de consumo, status ao consumir e identificação com a marca.

Comportamental. O conceito de segmentação comportamental visa separar potenciais consumidores a partir de seu conhecimento sobre determinado assunto, atitude diante de situações, e resposta a uma ação. Isto possibilita dividi-los conforme suas necessidades, sua fidelidade a certo produto e, ainda, com base na busca de benefícios comuns.

FONTE: Next Ecommerce

6 dicas essenciais de marketing para os marketplaces

on Segunda, 09 Outubro 2017. Posted in SinalizeWeb


Você provavelmente sabe que nenhum negócio sobrevive sem investimentos em marketing, certo? E quando o assunto são os marketplaces, a regra é a mesma.

O marketing pode ser muito útil tanto para atrair sellers quanto compradores ou usuários. Mas, primeiramente, veremos como atrair os sellers. (Afinal, sem os sellers, o marketplace não gera visibilidade e, muito menos, receita.)

Para atraí-los, o primeiro passo é oferecendo qualidade no serviço. Essa qualidade diz respeito a infraestrutura, bom funcionamento do site, entre outros fatores.

Então, vale a pena dedicar esforços melhorando a sua plataforma e otimizando processos, a fim de torná-los cada vez mais escaláveis.

Além de negociar boas taxas e melhorar a qualidade do serviço, uma boa maneira de atrair mais sellers é mostrando que você investe pesado em marketing digital e na visibilidade da sua marca (ou branding).

Desse modo, o seller entende que, vendendo na sua plataforma, ele terá mais chances de ser encontrado.

Então, em uma única estratégia de marketing no seu marketplace, você consegue atingir dois públicos distintos: lojistas, os quais buscam um espaço que forneça uma boa visibilidade para seus produtos ou serviços; e clientes, com demandas que seu marketplace pode suprir.

Por isso falamos que uma estratégia de marketing voltada para os marketplaces pode ser uma “via de mão dupla.”

Nos tópicos a seguir, separei algumas dicas muito importantes que irão te ajudar a traçar um bom planejamento de marketing no seu marketplace, afim de gerar mais visibilidade para os seus clientes.

Encontrando os melhores canais:

No marketing, os “canais” são os meios de divulgação de determinado produto ou serviço. Com o “boom” tecnológico do século XXI, os canais de marketing ampliaram suas fronteiras, e hoje temos uma infinidade de meios de divulgação disponíveis na Internet.

Mas o grande desafio é encontrar o canal certo para investir. E para fazer isso, nada melhor do que testar utilizando o que os “marketeiros” chamam de “Bullseye Framework”.

O “Bullseye Framework” te ajuda a encontrar os melhores canais de marketing, e para colocá-lo em prática, existe um método que envolve 5 etapas.

1.Fazer um brainstorm de canais:

Reúna sua equipe para discutir as possibilidades de canais e os pontos fortes e fracos de cada um. Se possível, apresente dados concretos para provar esses pontos fortes e fracos e tornar a decisão mais assertiva.

2.Criar um ranking com todos eles:

Depois de discutir sobre os canais com sua equipe, elabore um ranking com todos eles, que vá do melhor canal até o pior. Esse ranking será o guia para todas as suas decisões a partir de agora.

3.Escolher os top 3:

Após criar o seu ranking de canais, o próximo passo é escolher os 3 melhores. Se, por exemplo, você escolheu o Facebook Ads, Eventos e Vídeo marketing como os 3 melhores canais, o que resta é priorizar esforços de marketing sobre eles.

4.Testar e coletar feedbacks:

Nunca aposte todas as suas fichas em um único canal. Faça pequenos e gradativos investimentos em cada um dos top 3 e observe os resultados desses testes. Se o resultado for satisfatório, aumente o investimento. Se não for, troque esse canal pelo 4° lugar da sua lista e repita esse processo.

5.Focar nos melhores:

Essa é a etapa final. Com certeza você não quer que o seu marketplace patrocine todos os eventos ou esteja em todas as redes sociais. Não vale a pena, certo? Então priorize seus investimentos nos melhores canais e, mais uma vez, teste gradativamente.

Otimize o seu site para os mecanismos de busca:

SEO (ou otimização dos motores de busca) é uma técnica aplicável no conteúdo e no código de um site a fim de torná-lo mais “amigável” para os motores de busca, como o Google, por exemplo.

Um estudo feito pelo blog SEO Mad, concluiu que o primeiro resultado orgânico no Google recebe, em média, 46% dos cliques, enquanto que a segunda posição orgânica recebe 29%.

Para melhorar o SEO de um marketplace, vale lembrar que quanto mais amigável o site for para os usuários, melhor ele será “rankeado” pelos mecanismos de busca.

Um site amigável é aquele que considera alguns fatores importantes, como a velocidade do carregamento, o conteúdo, a boa navegação do usuário dentro do site, etc.

Lembre-se que, quanto mais interativo e fácil ele for para os usuários, mais ele será amigável aos olhos do Google, facilitando seu “rankeamento”.

O marketplace americano Tradesy, o qual oferece pré-venda de roupas de grife, garante um enorme volume de vendas sem investir em anúncios pagos, apenas focando em SEO.

Isso acontece graças a um sistema estruturado em listas, facilitando a navegação do usuário dentro do site, melhorando seu ranking no Google.

Invista em fazer marketing de conteúdo:

No tópico anterior você viu que investir em SEO é uma estratégia poderosa para qualquer marketplace. Mas para que isso seja efetivo e gere resultados escaláveis, você precisa investir em conteúdo. Mas o que seria esse conteúdo?

O conteúdo pode ser: vídeos, textos de blog, guias, e-books, infográficos, reviews de produtos, etc. A melhor parte disso é que o Google ama conteúdo.

Ou seja, quanto mais você investe tempo fazendo Marketing de Conteúdo, maiores são as chances do seu marketplace garantir rankings melhores, ajudando no seu SEO.

Lembrando que esse conteúdo deve ser sempre de qualidade, seja ele um vídeo, um guia ou um texto em um blog.

O algoritmo do Google “entende” quando um conteúdo é de qualidade ou não antes de dar a ele os melhores rankings.

O Uber, por exemplo, possui um blog que oferece informações sobre diversas opções de restaurantes, parques e shoppings nas grandes cidades, a fim de atrair mais clientes para o seu serviço.

Mas o interessante é que o Marketing de Conteúdo em um marketplace também pode ser feito para atrair sellers. Veja o exemplo do Etsy.

Eles elaboram uma estratégia de Marketing de Conteúdo, a qual oferece um guia completo para ensinar seus sellers como funciona e quais são as melhores práticas dentro da plataforma.

Não se esqueça dos anúncios pagos

Garantir bons resultados orgânicos é essencial, mas isso não impede investimentos em anúncios pagos também. Afinal, os resultados de SEO levam um certo tempo para performar.

E é por isso que os anúncios pagos são tão importantes: além de gerar uma maior visibilidade para o seu marketplace, melhorando o branding, a mídia paga também pode ser usada para aumentar a geração de tráfego para o site.

Esse tipo de tráfego promove conversões muito mais diretas em relação aos conteúdos de um blog, por exemplo.

E sabemos que quanto mais tráfego você gerar para dentro do marketplace, maior será a possibilidade de compra, já que a receita gerada está associada (na maioria das vezes) ao volume de acessos do site.

Além disso, um bom volume de acessos no seu site indica ao Google que ele é “popular”, melhorando também os resultados na busca orgânica.

E com a mídia paga, é possível controlar os seus investimentos com mais facilidade, pois dá para decidir quanto investir e por quanto tempo um determinado anúncio ficará disponível.

Ofereça um “gostinho” do seu produto

A estratégia de “sampling” (ou free trial) é usada, com sucesso, desde os anos 60 até os dias de hoje. Ela consiste em oferecer uma amostra gratuita do seu produto ou serviço para os clientes, para que eles conheçam e se interessem pelo seu marketplace.

Vários marketplaces já utilizam essa estratégia. O Uber, por exemplo, oferece uma primeira corrida gratuitamente. A Amazon (maior marketplace do mundo), oferece uma assinatura gratuita, válida por 30 dias, para o seu novo serviço de streaming, o Amazon Prime.

Essa estratégia de sampling funciona muito bem, pois permite uma experiência diferenciada do cliente com o seu marketplace. E, além disso, utilizar o sampling permite atrair clientes com mais facilidade.

Marketing offline também funciona: invista e vá em eventos

Os benefícios de realizar ou estar presente em eventos são vários, desde promoção da marca (branding) até conhecer possíveis sellers para venderem em sua plataforma.

Se o seu caixa permitir, vale a pena patrocinar eventos em que tanto os seus sellers quanto compradores estariam.

O marketplace Buscapé, por exemplo, esteve presente no Fórum E-commerce Brasil de 2017, um evento destinado aos lojistas virtuais, ou possíveis sellers que poderiam atuar dentro do site.

Já o marketplace de games IGN, esteve presente no Brasil Game Show (BGS), um dos maiores eventos de games da América Latina, destinado ao público que consome videogame (os compradores, no caso).

Em ambos os exemplos, os eventos serviram como um eficiente canal de marketing, mas que atendiam a públicos e interesses distintos.

Fim…

Essas foram algumas dicas de marketing exclusivas para marketplaces. Com certeza há muito mais o que explorar dentro desse tema, mas um artigo não seria o suficiente para isso.

FONTE: Ecommerce Brasil

Compradores de mídia são responsáveis pela segurança da marca

on Quinta, 05 Outubro 2017. Posted in SinalizeWeb

Novos dados constatam que a maioria dos anunciantes estão segurando compradores de mídia responsáveis ​​pela segurança da marca. Mas eles acreditam em comunicar sua identidade de marca às agências e as redes de compra de anúncios podem ajudar.

De acordo com um estudo de agosto de 2017 do Conselho da CMO e da Dow Jones, dois terços dos comerciantes de marcas em todo o mundo atribuem ônus às empresas de compras de mídia para assegurar uma adequada colocação do anúncio.

Mas os profissionais de marketing também tomaram a segurança da marca em suas próprias mãos para garantir uma colocação respeitável de seus anúncios digitais. A mensagem da marca, a identidade e as associações estão sendo comunicadas para que as agências e as redes de compra de anúncios tenham uma melhor noção do que é apropriado.

"Não existe um mundo em que possamos produzir algo em nome de uma marca sem verificá-la com dados e depois validá-la depois que o programa foi executado", disse Adam Puchalsky, vice-presidente sênior e diretor-gerente da UM Studios, durante um painel discussão sobre como colmatar a lacuna entre anunciantes e editores.

"É nosso trabalho em nome do cliente entender a marca do cliente. Quando nos associamos a eles, o estúdio de conteúdo é capaz de dar algo que é autêntico para o público, e é nosso trabalho garantir que seja verdade para a marca ", disse Puchalsky.

A metade dos comerciantes na pesquisa do Conselho da OCM disse que eles estavam desenvolvendo diretrizes para suas redes de compras de anúncios e agências.

Sem surpresa, os consumidores não respondem bem aos anúncios mal colocados ou prejudicados. O Conselho da CMO descobriu que dois terços dos consumidores já não usariam uma marca após uma experiência de anúncio negativa, enquanto mais de um terço disseram que sua percepção de uma marca muda se seus anúncios aparecem em sites questionáveis.

O que é certo é que a segurança absoluta da marca ainda não é uma garantia.

"A lacuna é realmente de confiança e relacionamento. Se existe confiança entre dois parceiros, seja uma marca e uma editora, uma marca e uma agência de propaganda, [ou] uma marca e uma pessoa, é aí que a lacuna será superada ", disse Puchalsky.

Fonte: eMarketer

8 dicas de como fazer um bom networking

on Terça, 05 Setembro 2017.

Resultado de imagem para Networking

O Digital Conference 2017 está chegando e preparamos conteúdos exclusivos para te ajudar a explorar o máximo desse evento e sair de lá com muitos contatos dispostos a criar e conhecer novas propostas e ideias.

Listamos 8 dicas de como criar uma boa rede de contatos e conhecer pessoas influentes para o seu negócio.

  1. Frequente eventos do seu segmento: Sim, é importante frequentar os eventos, é lá que estão as pessoas interessadas no seu nicho, por isso fique atento ao que está acontecendo em sua cidade. Vá ao máximo de eventos que conseguir, depois de conseguir os seus contatos, é só começar a construir essa rede.

  2. Saiba quem vai estar lá: Pesquise sobre o evento, entenda o que vai acontecer, faça uma analise e assim você não chegará sem saber o que fazer ou conversar. É muito importante ter uma apresentação rápida, como um pitch, isso faz você sentir se as pessoas ao seu redor estão interessadas no seu negócio.
  3. Não se precipite, não precisa assinar contratos no evento. Se a conversa fluir, combine um novo encontro com a pessoa, ou um call para que vocês continuem a conversa de forma calma. Evite fechar negócio em eventos.

  4. Mantenha contato com a sua rede, não esqueça de sempre “alimentar” a sua base, para que eles não esqueçam de você.

  5. Foque na qualidade e não na quantidade: Converse com pessoas que parecem estar interessadas em você e não insista em pessoas que não possuem esse interesse.

  6. Um relacionamento só cresce quando existe interesse mutuo por isso você também deve ouvir. Fale de você, mas ouça os outros também, para que você construa uma conversa interessante.

  7. Esteja atualizado e bem informado. Nós ficamos empolgadas em conversar com pessoas que estão por dentro das mais recentes novidades. Esteja conectado e seja uma fonte de informação para a sua área de atuação.

Supere a timidez, vá para cima, converse, pergunte, questione. Evite conversar apenas com quem você já conhece. Circule pelo ambiente, faça contato com amigos ou conhecidos dos seus amigos.

SinalizeWeb no Vtex Day 2017!

on Terça, 28 Março 2017. Posted in SinalizeWeb

Este ano de 2017 o Vtex Day ficará ainda maior, e é claro que a
Equipe SinalizeWeb não ficaria de fora dessa.

Um evento com mais de 10.000 mil pessoas, mais de 100 palestrantes, entre eles,
Mauricio Vargas – Founder do Reclame Aqui, 11 salas de palestras, mais de 100 expositores e,
com o Show de encerramento da Ivete Sangalo.

O evento irá acontecer nos dias 30 e 31 de maio | SP – EXPO.

A SinalizeWeb estará presente prestando consultoria em Performance, Seo, Ecommerce e,
demais assuntos em marketing digital. Visite nosso stand e tire todas as suas dúvidas e
conheça um time que sempre estará ao seu lado!

Participe do maior evento de varejo multicanal da América Latina.

Quer saber mais? Acesse: vtexday.vtex.com

As 10 hashtags mais comentadas no Twitter em 2016

on Quarta, 07 Dezembro 2016. Posted in SinalizeWeb

Por Redação Adnews
twitter

O Twitter lançou nesta terça (6) a hashtag #ThisHappened. Objetivo é permitir que as pessoas compartilhem na plataforma os momentos mais marcantes de 2016. Neste clima de retrospectiva, a rede social também divulgou os temas que mais geraram conversas na plataforma ao longo do ano.

A hashtag #Rio2016, sobre a Olimpíada do Rio, foi a mais utilizada no Twitter em todo o mundo neste ano. Os Jogos, realizados de 5 a 21 de agosto no Rio de Janeiro (RJ), foram a Olimpíada mais Tweetada até hoje, ultrapassando o patamar de Londres, em 2012.

No mundo, depois da hashtag #Rio2016, aparecem como tópicos de grande repercussão as eleições para a presidência norte-americana, o jogo Pokémon Go, o Campeonato Europeu de Futebol e o Oscar.

  1. #Rio2016
  2. #Election2016
  3. #PokemonGo
  4. #Euro2016
  5. #Oscars
  6. #Brexit
  7. #BlacklLivesMatter
  8. #Trump
  9. #RIP
  10. #GameofThrones

 

No Brasil, a hashtag #Rio2016 também foi a mais utilizada no Twitter em 2016. Em seguida, aparecem #MasterchefBR e #BBB16, sobre os reality shows da Band e da TV Globo e a #ImpeachentDay, sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Outro destaque foi a hashtag #ForçaChape, criada após o acidente aéreo envolvendo jogadores da Chapecoense, além de jornalistas e tripulantes.

Veja, no infográfico anexo, as top 10 hashtags do Twitter no Brasil em 2016 e alguns Tweets relevantes sobre cada assunto.

COMO AUMENTAR O TRÁFEGO DO SEU E-COMMERCE?

on Quinta, 03 Novembro 2016. Posted in SinalizeWeb

Estar nas primeiras posições das pesquisas nos principais buscadores da web

é um desafio para os empreendedores do comércio eletrônico. Um dos

principais motivos pelos quais um site não dá certo é a falta de tráfego. Isso é

um problema ainda maior ao se tratar de uma loja virtual, pois é impossível

vender um produto se as pessoas não visitarem a loja onde ele está sendo

vendido. Mas, por onde começar? Como aumentar as visitas na sua loja

virtual e, naturalmente, elevar as taxas de conversão?

Saiba como aumentar o tráfego do seu e-commerce com dicas simples.

MANTENHA UM BLOG

Oferecer conteúdo relevante é uma das maneiras mais eficazes para atrair

tráfego de qualidade para a sua loja virtual. Os blogs também contribuem

para posicionar a sua empresa como uma autoridade em seu ramo,

aumentando a notoriedade da sua marca junto ao público-alvo. Você pode

escrever sobre os produtos ou serviços que seu e-commerce oferece, mas

tenha sempre em mente: o segredo é ser original e criativo. Para que o seu

blog realmente contribua para o bom posicionamento da sua loja virtual, é

preciso que ele ofereça ao público um conteúdo que ele não poderá

encontrar em outro site.

Leia também: Pesquisa exclusiva mostra Inbound como fonte de leads

mais qualificados

OFEREÇA VANTAGENS

Com o crescimento da concorrência no comércio eletrônico, não é difícil ter

diversos sites que oferecem os mesmos produtos ou serviços. Para se

destacar, é preciso se diferenciar. Ofereça descontos em datas especiais,

diferentes formas de pagamento e promoções diversas que façam o seu e-

commerce único. Dê um brinde exclusivo ou então um cupom de desconto

para uma próxima compra caso o cliente preencha o cadastro do site. O e-mail

marketing também é uma ótima ferramenta para isso.

MUDE SEU PÚBLICO-ALVO

Mudar o público-alvo do seu e-commerce pode parecer arriscado, mas se a

sua loja não está obtendo os resultados esperados, essa pode ser uma boa

alternativa para aumentar a taxa de visitação. Usando as ferramentas de

tráfego e técnicas de SEO, você pode pesquisar quais as palavras-chave

usadas pelas pessoas para chegar à sua loja, relacionando-as com as visitas

do seu site e com as vendas do seu e-commerce. Isso revelará quais pessoas

estão chegando ao seu site mas não realizam a compra. Usando ferramentas

como o Google Analytics é possível saber até mesmo de qual página do site

elas estão indo embora sem finalizar a compra.

Leia também: Na avaliação de prós e contras em investir em SEO,

resultado é uma goleada

Tenha em mente que a aplicação dessas técnicas não trará resultados

estrondosos imediatamente, mas contribuirá, e muito, para o aumento

crescente de visitas no seu site.

Tags: ecommerce, tráfego, visitas, vendas

SinalizeWeb de cara nova!

on Segunda, 24 Outubro 2016. Posted in SinalizeWeb

Os fundadores da SinalizeWeb, após 8 anos, e ao diagnosticarem com efetividade, que seus perfis profissionais são a grande marca da SinalizeWeb, suas competências, além do próprio entendimento dos clientes e mercado sobre a marca, a SinalizeWeb assume em toda sua identidade visual, a principal característica de sua CEO e co-founder Uafa Smaili, e seu Consultor Sênior SEO AbuAmir. Portanto, a partir desta data, a marca SinalizeWeb é complementada com o arabesco اشارات الشبكة "Isharat AlShabaka", a tradução o mais próxima de SinalizeWeb, na alusão das "setas que indicam na rede", ou seja, as sinalizações na internet.
  
Afim de ampliar sua presença global, e em conformidade a sua operação Latam, e da conquista nestes anos de algumas contas internacionais na América Latina, Canadá e Europa, também está associado o novo icon da marca, na representatividade das setas da web, com a indicação de resultados sempre para cima, ou seja, sempre melhores.
 
A marca também deixa sua assinatura em português que não mais era usada de qualquer forma em seu site internacional www.sinalizeweb.com (que sofrerá as alterações muito em breve), e passa a se auto intitular com a essência das soluções de seu core business: SEO consulting & Performance marketing agency, esta qual apesar de em língua inglesa, possui termos imutáveis entre ambos os idiomas, e são certamente de fácil leitura para o target da empresa.
 
O intuito é sempre de melhoria e, de certa forma para sempre praticar aquilo que os especialistas da empresa SinalizeWeb recomendam aos clientes da base, a contradição ao velho ditado: "Time que está ganhando, não se mexe".
Para a SinalizeWeb o aprimoramento deve ser constante, e sempre será essa sua postura em tudo.
 
Renovação. Seja bem vindo a SinalizeWeb de Hoje! Melhor que a de Ontem, mas sem dúvida, a ser melhorada para o Amanhã.

SinalizeWeb no Facebook Start

on Sexta, 21 Outubro 2016. Posted in SinalizeWeb

Evento Futurecomm

Nesta última quinta-feira 20/10, parte da equipe da agência SinalizeWeb esteve no evento FB Start do Facebook na Futurecomm, feira de tecnologia e infra estrutura da Informação, em sua edição São Paulo 2016.Neste evento foram apresentadas para as agências e desenvolvedores convidados todas as possibilidades de apps e anúncios dentro do player Facebook, que estão em beta na Asia, e ve estarão em evidência no Brasil.

Clientes de agências priorizadas num evento como este, obviamente serão privilegiados com o lançamento em vanguarda das novas potencialidades de engajamento que as novas soluções trarão.

Em performance, vão muito além do que inbound marketing simplesmente.

Saia na frente de sua concorrência, e conheça agora com exclusividade tudo o que o Facebook e a SinalizeWeb podem fazer por Você anunciante que busca cada vez mais performance em suas campanhas.

Com certeza Você irá Curtir.

 

 

O PODER da Black Friday através de 5 dicas para sua loja E-commerce

on Sexta, 21 Outubro 2016. Posted in SinalizeWeb

#BlackFriday2016

O PODER da Black Friday através de 5 dicas para sua loja E-commerce

 A Black Friday é uma data que cada ano tem maior relevância no mercado brasileiro. A data é uma prática comercial herdada dos Estados Unidos, ocorre logo após o feriado americano de Ações de Graças que, em 2016, será no dia 25 de novembro.

Começou com os grandes varejistas, mas hoje, os médios e pequenos também aproveitam, ano à ano, a onda de descontos. O importante é ter em conta que, ainda que a concorrência por preços mais baixos seja a principal estratégia das grandes lojas, se recomenda aos lojistas trabalhar forte no diferencial de atendimento personalizado e relacionamento único com o cliente.

Os números do ano passado e o que se espera para 2016

Em 2015 essa data movimentou 1,5 bilhão em vendas no varejo on-line. O valor supera o arrecadado em 2014, de R$ 872 milhões, segundo dados da ClearSale, empresa que monitora o faturamento do evento, em parceria com Busca Descontos, organizador da Black Friday.

 

Para edição 2016 é previsto que as vendas aumentem de a 20% a 30% em relação ao ano passado, para um valor entre R$1,9 bilhão e R$2,1 bilhões, segundo uma pesquisa feita pelo Google Brasil sobre a intenção de compras no país.

Seu e-commerce ainda é pequeno? Você não sabe se vai dar para competir com os Gigantes?

Dicas para a sua loja virtual competir de igual para igual

Os pequenos negócios, sejam eles virtuais ou físicos, podem aproveitar as oportunidades que essas datas de compra trazem ao aplicar uma série de estratégias que você pode conferir agora:

 

1. Prepare-se antes

Antes de dar início às ofertas, é importante definir os produtos que devem receber os descontos. Embora seja tradicional colocar toda a loja “abaixo”, você pode dar descontos agressivos apenas em alguns itens. A ideia é sempre fazer com que o estoque funcione de forma saudável.

Ainda que seja recomendado colocar os produtos menos vendidos com maiores margens de desconto, é relevante que o seu produto mais conhecido também esteja em oferta. Essa pode ser uma ótima maneira de ganhar novos clientes que há tempos estavam interessados naquele item, mas que por algum motivo nunca compraram.

 

2. Implemente estratégias de marketing adequadas ao seu negócio

Se você trabalha com ferramentas de e-mail marketing, esse é um bom momento para analisar a sua lista e segmentá-la: você tem clientes fiéis ou apenas usuários que deixaram seus contatos para receber novidades? A ideia é pensar em uma estratégia mais individualizada para cada público consumidor.

 

Por exemplo: para o cliente que já comprou mais de uma vez, talvez um cupom de desconto mais agressivo ou a oportunidade de ganhar um super brinde possa ter um efeito positivo. Para aquele que nunca comprou, um desconto no seu produto “carro-chefe” pode ser o caminho para fechar mais uma venda. Lembre-se: ser objetivo e direto em todos os e-mails que enviar.

 

3. Ofereça um super atendimento

Esse é um ponto imbatível dos pequenos lojistas: atendimento eficiente e mais afetuoso. Se a concorrência é grande, você pode “fisgar” o visitante se oferecer um atendimento online personalizado. É importante contar com uma ferramenta que possa atender a múltiplos visitantes em dias de grande movimento.

 

Nem sempre é preciso que você esteja online 24 horas por dia, mas nos períodos mais movimentados (como Black Friday e Natal) pode ser interessante ampliar esse horário. Outro ponto essencial é destacar-se no pós-venda, oferecendo uma política de trocas e retornos eficiente.

 

4. Seja ativo nas redes sociais

Você já deve ter percebido que as pessoas adoram compartilhar boas ofertas. Como as redes sociais ganham novos ativos comunicadores a cada dia que passa, lembre-se de publicar nas páginas do seu negócio com hashtags como #BlackFridayBrasil, #BlackFriday2016, entre outras.

 

5. Agilidade sem Pressa

Vamos nos lembrar que no #BlackFriday2016 estaremos com ao menos a 1ª parcela do 13º salário circulando na mão dos consumidores. Seja ágil dando start a suas campanhas e ações logo nos primeiros minutos do Black Friday, pois muitas vezes, o seu público não tenha uma ideia bem definida de consumo, ele poderá ser sugestionado, e se sua oferta for interessante, poderá convencer ele a destinar grande parte de seu poder de compra, gastando em sua loja. Não deixe que seu concorrente seja mais rápido nesta missão.

 

Já está comprovado que a Black Friday é uma experiência única para cada lojista e, agora, é preciso estar preparado. Lembre-se que, se um cliente passou por uma experiência agradável durante essa data, onde todo mundo está fazendo compras on-line, com certeza ele voltará ao longo do ano, e essa fidelização é muito importante para a sua loja.

 

Boas Vendas! 

6 Dicas para ter uma usabilidade competitiva para sua loja virtual

on Sexta, 21 Outubro 2016. Posted in SinalizeWeb

 Para lojistas experientes ou que já estão no comércio eletrônico há bastante tempo, existe um consenso: ter uma só solução com um grande arsenal de funcionalidades que potencializam as vendas é essencial para o sucesso da loja.

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By: AbuAmir SinalizeWeb

5 PASSOS PARA CONQUISTAR A CONFIANÇA DO CLIENTE

on Terça, 18 Outubro 2016. Posted in SinalizeWeb

Criar uma loja virtual está mais fácil do que nunca, mas ganhar a confiança do seu cliente exige um pouco mais de dedicação. Não espere que o consumidor gaste dinheiro em sua loja se ela não transmitir segurança, apresentar um visual agradável e tiver uma boa reputação.

 Confira 5 passos para consolidar sua loja virtual e conquistar a confiança do consumidor.

CAPRICHE NO VISUAL

Seu e-commerce deve ter uma aparência organizada e atraente, proporcionando ao cliente uma experiência de navegação perfeita. Abrir um site que apresente uma mensagem clara e um belo design transmite aos consumidores a sensação de que o negócio é confiável e assim eles ficam mais inclinados a comprar.

 COMPARTILHE OS ELOGIOS

Se você tem clientes que elogiam nas redes sociais seus produtos e o atendimento que sua loja oferece, está na hora de mostrar ao mundo. Compartilhar os comentários positivos sobre o seu negócio é uma maneira infalível de fazer o consumidor se sentir seguro.

Leia também: Facebook lança recurso para ajudar marcas a fidelizarem clientes

 APRESENTE A QUALIDADE DO SEU PRODUTO

Nem só de elogios se ganha credibilidade para sua empresa. Mostre aos visitantes do seu site como o seu produto ou serviço beneficiou na prática os compradores. Comece apresentando o problema trazido pelo cliente, a solução proposta pelo seu produto ou serviço e o resultado alcançado. Além de ganhar credibilidade para seu negócio, os cases mostram na prática os benefícios de escolher você em vez da concorrência.

ESTEJA DISPONÍVEL PARA O SEU CLIENTE

Demonstrar disponibilidade significa que você aceita bem qualquer tipo de comunicação com seu cliente. Reforce sua aba de contato incluindo endereço de e-mail, número de telefone, chat, fórum online, e claro, construa sua presença nas redes sociais. Encoraje seus usuários a se conectarem através do formulário de contato para que possam dar feedback e fazer perguntas.

 

 

POLÍTICAS CLARAS

Crie uma página onde estejam bem claras suas políticas de frete e entrega, incluindo o custo e o prazo. Seus clientes vão ver que sua lojapassa credibilidade epassarão a consumir muito mais dentro do site.

 Leia também: Logística Reversa: vendas pela internet exigem cuidados especiais 

 TENHA UM CERTIFICADO DIGITAL (SSL)

Todas as empresas que trabalham com dados pessoais de seus clientes devem ter certificados digitais para proteger estas informações. Sua função é criptografar mensagens enviadas entre empresa-cliente e cliente-empresa, e só há a descriptografia das informações quando a mensagem é recebida pelo seu destinatário. Portanto, mesmo que haja interceptação do que está sendo transmitido, não será possível ter acesso ao conteúdo.

 

Leia também: Os 4 pilares fundamentais da segurança de um e-commerce

 Lembre-se sempre: uma vez que a confiança é perdida, é muito difícil recuperá-la, e a concorrência está a apenas um clique de distância.

Tags: ecommerce, vendas, confiança, credibilidade


 

Pesquisa exclusiva mostra Inbound como fonte de leads mais qualificados

on Segunda, 26 Setembro 2016. Posted in SinalizeWeb

Em relatório da HubSpot (br.hubspot.com) divulgado este mês sobre o estado do Inbound Marketing na América Latina, o desempenho da área de vendas para a eficácia do marketing ficou evidente. Dos 1.800 entrevistados, 75% afirmaram que hoje o Inbound é a principal estratégia. Com a importância cada vez mais reconhecida, o desafio passa, agora, a ser tirar o máximo proveito da prática – e comprovar sua eficiência com números.
 
Onde há alinhamento completo entre marketing e vendas – estabelecido por meio de SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço, em português) – e são aplicadas estratégias de Inbound, o sucesso é relatado em 88% dos casos. Infelizmente, esse cenário ainda é raro: ocorre em apenas 20% das companhias, segundo os entrevistados. Já nas empresas em que a prática ainda não foi abraçada e os departamentos não conversam, o percentual de êxito despenca para 12%.
 
Dados leads Hubspot
 
Ainda assim, um dado mostra o quanto a afinação entre equipes precisa melhorar. Para os profissionais de vendas, o marketing é a pior fonte de leads, com somente 21% da preferência dos entrevistados, atrás daqueles gerados diretamente pelo departamento de vendas (30%), e de referências (44%). No entanto, no que diz respeito à qualidade dos leads, os advindos de práticas de Inbound são os melhores, segundo 59% dos respondentes.
 
“Uma das maiores mudanças que temos visto em relação ao Inbound Marketing é que, antes, a criação e publicação de conteúdo ainda ocorria relativamente desconectada da empresa. Agora, o mercado está mais ciente do papel do Inbound na cadeia de valor, por isso a influência da equipe de vendas nos resultados”, explica Rodrigo Souto, gerente de marketing da HubSpot.
 
Foco do Inbound e principais desafios
Segundo a pesquisa exclusiva, a prioridade dos profissionais de marketing que adotam o Inbound é o aumento da presença orgânica de suas empresas nos buscadores, por meio de práticas de SEO – resposta dada por 64% dos participantes -, seguida de criação de conteúdo para blogs (55%) e de conteúdo interativo (48%).
 
A escolha da prioridade reflete nos desafios vislumbrados pelos entrevistados: 66% declararam ser a geração de tráfego e leads a principal dificuldade a ser superada. Em seguida vêm dois itens intrinsicamente ligados, o cálculo do retorno sobre o investimento, o ROI (42%), e a garantia de um orçamento suficiente para manter as estratégias de trabalho (31%). “Mensurar o ROI é essencial para alcançar, inclusive, um orçamento maior nos anos seguintes”, diz Souto.
 
De acordo com o levantamento, as equipes que calculam o ROI têm probabilidade quase duas vezes maior de aumentarem seus orçamentos do que aquelas que não o fazem, em 50% dos casos contra 29%. Além disso, onde os resultados são aferidos de forma precisa, a percepção da eficiência da estratégia é mais alta: nestas empresas, 56% acreditam que o trabalho é bem-feito, contra 44% nas que não medem o retorno sobre o investimento com exatidão.
 
Esta é a terceira edição do levantamento sobre o estado do Inbound Marketing na América Latina e traz ainda perspectivas de conteúdo para o futuro, comparações entre estatísticas locais com outras regiões do mundo, dados sobre métodos de trabalho de equipes de venda, entre outras informações. O relatório pode ser conferido na íntegra nesta página: br.hubspot.com/estado-do-inbound.

E-COMMERCE B2B: 10 DICAS PARA TER ÊXITO NOS NEGÓCIOS

on Segunda, 19 Setembro 2016. Posted in SinalizeWeb

E-commerce B2B

O E-commerce tem crescido de forma extraordinária nos últimos anos e as empresas do segmento B2B estão descobrindo o grande potencial dessa ferramenta para multiplicar as vendas e fidelizar os clientes.

De acordo com uma pesquisa da ForresterResearch, as vendas online business-to-business nos Estados Unidos crescem 7,7% ao ano, devendo chegar a U$1.13 trilhões em 2020. Já a GartnerGroupafirma que até 2018, as empresas que possuírem E-commerce B2B aumentarão seu marketshare e suas receitas em até 25%.

 

Leia também: Média de investimentos em e-commerce cresce 103% em dez anos.

 

Os players B2B que não se adaptarem à evolução nas formas de venda correm o risco de perder cotas de mercado a médio e curto prazo, pois enfrentarão uma perda progressiva de clientes diante da concorrência que já trabalha no meio online.

 

Ter um E-commerce B2B gera um ganho enorme para o fornecedor, que passa a ter uma nova forma de fazer negócios, complementar a sua força de vendas, com total eficiência e alto potencial de crescimento. Para os clientes, a conveniência, o conforto, a economia de tempo e a facilidade na compra são grandes vantagens. Essa praticidade pode, inclusive, fazer com que ele invista mais em uma compra.

 

Contudo, não basta ter um E-commerce B2B, ele precisa cumprir alguns requisitos, como fácil usabilidade, compatibilidade com dispositivos móveis entre outros.

 

Saiba como ter êxito no E-commerce B2B em 10 dicas:

 

Conheça seu público

A comunicação é fator determinante quando nos dirigimos a um público específico. Você precisa conhecer muito bem quais são os interesses dos seus clientes e quais são os canais mais convenientes para chegar até eles.

 

Leia também: Desafio para as marcas é entender as necessidades do cliente, aponta pesquisa da Experian.

 

 

Otimize seu E-commerce

Transmitir organização e profissionalismo é muito importante para o êxito do seu E-commerce B2B. Preocupe-se com a usabilidade e garanta que seus clientes encontrem facilmente o que estão buscando. Organize seu catálogo por meio de categorias e descreva os produtos de maneira precisa.

 

Informações sobre os produtos

Não se esqueça de incluir informações relevantes sobre os produtos, indicando as especificações técnicas e dados que podem influenciar a decisão de compra de seus clientes potenciais.

 

Ofertas o promoções

Assim como no comércio varejista, descontos, ofertas e promoções são muito eficazes no comércio B2B.

 

Ofereça alternativas

De acordo com os dados de cada cliente, você pode oferecer recomendações ou alternativas para determinados produtos para melhorar a experiência de compra e reduzir custos.

 

Invista no E-mail Marketing

Apesar de ser um mercado mais seleto, isso não significa que não se deve investir em marketing de relacionamento. O e-mail marketing é bastante eficaz neste tipo de e-commerce, uma vez que exige uma comunicação mais direta com o cliente.

 

Não esqueça das Redes Sociais

A exemplo do comércio B2C, é muito importante que a sua empresa tenha uma presença forte nas Redes Sociais. No entanto, você deve selecionar quais Redes Sociais são mais adequadas para o relacionamento business-to-business. O LinkedIn é um canal de relacionamento interessante para entrar em contato com outras empresas e profissionais da indústria.

 

Ofereça conteúdo relevante

Otimize a experiência de seus clientes oferecendo informações relevantes para ajudá-los a escolher os melhores produtos e a resolver possíveis dúvidas. Você pode fazer isso adicionando um blog ao seu E-commerce. Isso vai contribuir muito para melhorar o posicionamento da página na web e a reputação da sua empresa.

 

Adapte o seu E-commerce para vários dispositivos

O Mobile Commerce tem aberto muitas portas e os empresários devem garantir que seus sites tenham funcionalidade perfeita em todos os tipos de dispositivos.

 

Leia também: 15% das compras online no Brasil já são realizadas por dispositivos móveis.

 

Relacionamento é tudo!

Um dos fatores mais importantes no comércio B2B é o relacionamento com o cliente. Adote um sistema de atendimento ao consumidor eficiente e rápido, de modo que qualquer dúvida dos usuários seja respondida da forma mais completa e no menor tempo possível.

 

Se a sua empresa ainda não iniciou as operações em E-commerce B2B, é a hora começar!

 

Tags: business to business, Ecommerce, mercado B2B, vendas.

 

 

Google vai punir sites que tenham publicidade intrusiva

on Terça, 30 Agosto 2016. Posted in SinalizeWeb

Sites que abusam das propagandas intrusivas em suas versões mobile serão punidos pelo Google.

A empresa pretende piorar a posição desses sites nos resultados das buscas, ou seja, colocá-los lá embaixo (“downgrade”).

O Google considera que são ruins aqueles sites mobile que enchem suas páginas com propagandas pop-ups e que também ocupam muito da tela original do smartphone ou tablet.

Quem atrapalhar o usuário de acessar o conteúdo original de forma rápida com esse tipo de anúncio, ao ser “punido” pelo buscador, perderá muito do seu tráfego e sentirá os efeitos em seu negócio.

Não serão considerados anúncios abusivos aquelas janelas que aparecem na tela para fazer verificação de idade ou para avisar que o site utiliza cookies.

Janelas pop-ups que usam apenas uma pequena parcela da tela também serão “perdoadas”.

Os sites terão um tempo para se adequarem ao novo formato.

As novas regras do Google começam a valer a partir de 10 de janeiro de 2017.

Com o AdWords, o Google é uma boa plataforma de anúncios para milhões de clientes ao redor do mundo. Aliás, sua vultosa receita vêm, justamente, dos anúncios.

Resultado de imagem para punição do google

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