Aproveite o máximo do Black Friday sem cair na Black Fraude

Antes de falarmos dos cuidados, vamos entender o que é a Black Friday e como surgiu.

O termo Black Friday significa sexta-feira negra e se trata de um evento que dura um dia inteiro com inúmeros descontos ofertados pelo varejo. A data foi criada nos Estados Unidos.

A Black Friday chegou ao Brasil no ano de 2010, voltada apenas às lojas online. Segundo alguns especialistas, o que tardou a tradição deste evento no Brasil foi a forte resistência dos donos de comércios, pois estes varejistas não se sentiam seguros em promover altos descontos antes da chegada do Natal, já que a queima de preços acontecia somente após as festas de fim de ano.

Atualmente, com a chegada do final do ano, aumenta o interesse do consumidor em fazer compras online. O motivo deste crescimento está relacionado aos custos promocionais, ofertas e descontos da Black Friday na internet.

Apesar das promoções e os inúmeros descontos serem bem atrativos, é essencial que os consumidores fiquem atentos para não cair em propagandas enganosas, já que infelizmente existem diversos sites não confiáveis. Para que isso não ocorra, é preciso adotar alguns cuidados ao comprar pela internet.

Leia mais sobre Ecommerce.

 

Dicas que podem te ajudar a não cair nas armadilhas de lojas ecommerce não tão legais.

  • Pesquise se há reclamações sobre a loja

Busque saber se a loja conta com algum episódio em que o cliente se sentiu insatisfeito, levando-o a registrar algum tipo de reclamação. Caso exista, o ideal é evitar fazer qualquer tipo de compra nesses sites, mas se ainda está se sentindo atraído ou atraída por ofertas, procure saber se a loja buscou solucionar tais eventuais problemas e, como a situação terminou.

Dessa forma, você evitará ser a próxima vítima a passar por esse transtorno, o que causa um grande desgaste e perda de tempo ao consumidor.

 

  • Busque por sites conhecidos

Fazer suas compras em um site já conhecido e de boa reputação no mercado pode ajudar o consumidor a evitar qualquer tipo de problema, como na necessidade de fazer a troca de algum produto errado ou com defeito.

Um site de renome imediatamente tomará as devidas providências, já que o seu maior objetivo é garantir a satisfação do cliente.

Como atualmente os marketplaces estão absorvendo grande parte das operações digitais, não é difícil encontrar o produto que procura em algum desses grandes sites do mercado.

 

  • Ficar atento sobre as ofertas

Lembre-se que ofertas muito atrativas precisam de uma atenção maior, pois muito raramente acontecerá de todas as lojas disponibilizarem um produto no valor de R$50,00 e um determinado site vender esta mesma mercadoria por R$10,00, por exemplo. Este tipo de loja online não é confiável, então fique sempre atento.

 

  • Pesquise mais sobre a idoneidade do site

É muito importante que todo consumidor consulte a lista de sites fraudulentos antes de realizar uma compra. Esta consulta pode ser realizada acessando o Serviço de Defesa do Consumidor PROTESTE ou, se preferir, os órgãos estaduais do Procon.

 

  • Procure saber sobre os procedimentos de troca e devolução

Em compras realizadas por telefone e internet, o consumidor tem o direito de arrependimento de até sete dias para fazer o cancelamento ou a devolução a partir do recebimento do produto ou assinatura do contrato.

É muito importante estar sempre atento a todos os cuidados ao comprar pela internet, seja no Black Friday ou não, no evento Black Friday ainda temos que ficar atentos antes do período de promoção, pois muitas lojas podem aumentar seus preços na pré Black Friday, para assim gerar a impressão de um desconto que na realidade não existe, o que ficou popularmente conhecido como Black Fraude.

Fica em alerta e aproveite as ofertas. Boas Compras!


AbuAmir é tecnólogo em Engenharia Mecânica, bacharel em Matemática com Especialização em Ciências Atuariais, trabalha com search desde 1999. Com mais de 400 projetos atendidos, AbuAmir lidera a área de produtos na SWTecnologia.tech