O Marketing digital hoje em dia possui tantas particularidades e detalhes que, para um leigo, pode ser difícil saber como implementar estratégias e acompanhá-las. Logo, ter um profissional do ramo na equipe torna tais atividades muito mais fáceis. Mas como fazer isso de fato?

Assim como existem diversas estratégias de Marketing Digital, também existem especialidades de todos os tipos e níveis. Por conta disso, não é incomum ter dúvidas quanto ao tipo de profissional procurado, ou uma agência de marketing digital por completo. Para facilitar sua resposta, podemos dizer o seguinte:

“A melhor auxílio em Marketing Digital está no alcance que deseja para sua marca, e no quanto pode investir”.

O tamanho do empreendimento, as metas desejadas, o tipo de acompanhamento, e até mesmo o tempo disponíveis para direcionar as estratégias de marketing podem pesar bastante na escolha de um serviço adequado. Por isso, mais do que sugerir uma consultoria de marketing ou contratar uma agência de marketing digital, vamos entender em qual posição está sua empresa, para que faça a escolha mais adequada.

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O que sua empresa deseja com o Marketing Digital?

Toda empresa sabe, ou deve saber, qual é o seu tamanho e alcance. Para que qualquer empreendimento seja bem sucedido, é fundamental ter uma noção, em números e dados, como ela está no mercado. E nos meios digitais, isso é ainda mais importante.

Nem toda empresa está ciente da importância dos serviços e estratégias de Marketing Digital, e da mesma forma, não sabe qual melhor serviço escolher, seja agência ou profissional individual.

Por conta disso, a escolha do serviço adequado de Marketing Digital está ligado aos seus objetivos com as técnicas. Na verdade, como é dito algumas vezes por figuras influentes do mercado, ter o Marketing como parte dos seus investimentos é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Vejamos cada um dos serviços em detalhes, para que seus objetivos se alinhem com o que procura para o marketing digital.

 

Conhecendo os serviços de Marketing Digital

De uma forma geral, os serviços de Marketing Digital são os mesmos: solucionar problemas, desenvolver planos de ação, e trazer melhores resultados para o seu negócio. O que diferencia um de outro, mais do que a quantidade de pessoas envolvidas, é o foco em que cada um dará ao que precisa.

 

Consultoria de Marketing 

A consultoria de Marketing pode ser considerada a forma mais básica e prática de conseguir o alcance desejado com as estratégias de marketing digital. Condensando toda a base de conhecimento em um único profissional, ele é o responsável por colocar seu empreendimento dentro de um padrão ideal para novas possibilidades.

Um consultor de marketing digital pode pavimentar o caminho para a contratação de uma agência por completo, ou ele mesmo assumir uma equipe interna na empresa para atingir os objetivos desejados. Para tanto, ele pode realizar as seguintes atividades.

 

Diagnóstico da empresa online

Não apenas problemas, mas qual é a posição de fato em uma empresa online. Como o assunto é especificamente marketing, o consultor vai analisar questões como tráfego orgânico e pago, alcance do conteúdo da empresa, se as ferramentas de tráfego e mensuração de resultados estão devidamente configuradas, entre outros pontos.

Em suma, um consultor de marketing digital pode ser chamado simplesmente para “colocar ordem na casa”, antes de pensar em qualquer outra ação. Relacionado a isso, os consultores de marketing digital podem ser chamados para ações específicas de uma empresa, como a implementação de uma Landing Page, analisar os call to actions em uma estratégia já em andamento, e outros registros mais pontuais.

 

Planejamento de conteúdo 

Na maior parte das vezes, o consultor de marketing digital é chamado especificamente para ajudar no planejamento virtual de uma empresa. Através da organização de dados, e da mensuração de resultados em cima deles, é possível traçar um planejamento adequado para uma empresa, de acordo com os objetivos que ela deseja.

Por isso, antes de fazer um planejamento, o consultor é chamado para fazer uma análise prévia, para que o planejamento seja o mais próximo da realidade, incluindo nos valores para orçamento, e tempo de trabalho dos responsáveis.

A principal atividade do consultor de marketing aqui, mais do que garantir o sucesso do empreendimento, é traçar metas alcançáveis, e de acordo com a realidade dos profissionais. Com isso em mente, fica mais fácil trabalhar o marketing digital.

 

Indicação de profissionais qualificados para o segmento 

Uma vez que as ações de marketing digital estão funcionando adequadamente, o consultor pode agir de uma forma menos ativa, e servindo de fato para opiniões, direcionamentos e indicações de profissionais que podem executar as ações planejadas com eficiência.

É neste ponto que uma empresa pode partir para uma agência de Marketing Digital. Embora esta possa fazer tudo o que foi indicado até aqui, o consultor tem um papel mais prático, oferecendo resultados mais dinâmicos para uma empresa antes de tomar um plano de ação mais direto.

 

Agência de Marketing Digital 

Quando uma empresa já está bem estabelecida nos meios online, ou busca reposicionamento no mercado, ou ainda deseja novas visões para o seu negócio, uma boa alternativa é ter o auxílio de uma agência de marketing digital. De maneira geral, ela possui uma equipe de profissionais com diversas especializações que irão ajudá-lo a montar uma estratégia de marketing eficiente ao longo prazo.

Além disso, uma agência de marketing digital está sempre à disposição da empresa, para auxiliar e resolver quaisquer situações, ao contrário do serviço pontual de um consultor de marketing. Na verdade, não é incomum que um consultor indique o serviço de agências para ações mais prolongadas.

Em resumo, as agências de marketing digital pode realizar as seguintes atividades, além do que já é oferecido por um consultor particular.

 

Plano de ação completo

Após uma análise prévia, que pode ser oferecida ou não por um consultor de marketing, uma agência pode traçar um plano de ação online completo, desde metas e prazos a recursos de grande porte que muitas vezes só uma agência pode oferecer com eficiência. Caso não saiba alguns desses recursos, segue abaixo.

  • E-mail Marketing - Através de estratégias de captação de e-mails dos usuários, podem ser enviados e-mails personalizados com ofertas, novidades em primeira mão, entre outras estratégias visadas pela empresa.
  • Redes Sociais - Como parte das estratégias de SEO e Marketing de conteúdo, as redes sociais podem ser trabalhadas para a criação do Branding, ou a imagem da empresa nos meios digitais. Além do próprio site, as redes sociais ganham uma estratégia personalizada para aumentar seu alcance.
  • Social Ads - Dentro das ações de redes sociais, os Social Ads são campanhas pagas, com tratamento específico para elas, de modo que alcance o público-alvo desejado de maneira mais direta. Assim como as campanhas pagas em geral, precisa-se de um orçamento específico, que leve aos retornos desejados.
  • SEO - São estratégias voltadas para o blog, e-mail e site como um todo de uma empresa. Com a intenção de alcançar o topo das pesquisas orgânicas, são pensados em maneiras de otimizar o conteúdo e a apresentação do site como um todo para que seja bem ranqueado.
  • PPC - São estratégias de Marketing Digital voltadas para anúncios pagos, em que através de um orçamento e lances predefinidos, é possível gerar alcance para a empresa de maneira direta e eficiente.

Cada um dessas e outras estratégias de Marketing Digital podem ser aplicadas com eficiência por uma agência. O segredo para um bom investimento nesses casos é saber quais ações devem ser implementadas. Afinal, cada uma das citadas acima possuem seus valores de investimento, que podem funcionar de maneiras distintas para cada empresa. Por isso o planejamento é importante, para que cada ação seja implementada com assertividade.

 

Monitoramento de resultados 

Mais do que aplicar estratégias e desenvolver conteúdos para sua empresa, uma agência de marketing digital deve monitorar e entregar resultados. Para tanto, elas contam com ferramentas de análise que podem auxiliar na captação de dados, algumas vezes em tempo real, para averiguar o sucesso ou não das estratégias.

Também é de responsabilidade da agência de marketing digital determinar quais são os dados que aferem o sucesso de suas estratégias. São as chamadas KPI, ou “Key Performance Indicator” (índice de performances chave, em português), que estão relacionadas com o objetivo da empresa nos meios digitais.

Uma maneira eficiente de monitorar os resultados é ter essas KPIs determinadas na fase de planejamento do marketing digital. Dessa forma, tanto os gestores da empresa como a equipe de marketing estarão alinhados com a campanha ao longo do tempo, além de evitar informações desnecessárias nos relatórios.

 

Implementação de novos processos dentro da empresa 

Ao escolher o plano de ação, a agência de marketing digital delimita um número de ações a serem aplicadas e seguidas ao longo do tempo. Contudo, como qualquer empreendimento, novas ações podem ser necessárias para adaptar-se ao novo momento da empresa, sejam eles bons ou não.

Por conta disso, cabe a agência de marketing digital analisar quando é necessário uma nova ação para expandir o campo de atividades da empresa, ou traçar novas ideias para o que já está ativo. Mesmo essa ação deve ser pensada após meses de atividades, com os resultados já bem claros.

Não por acaso, a consultoria de marketing digital pode ser solicitada, à parte, para oferecer outros insights nos quais agência e empresa ainda não tinham pensado.

 

Então, qual a melhor escolha? 

Como é possível perceber, uma opção não interfere na outra. Isto é, para cada cenário no qual sua empresa se encontra, há um serviço de acordo. É possível ter um consultor de marketing para ações urgentes e específicas mesmo com uma agência contratada, ou ter está dentro do planejamento do negócio desde a fase de captação de informações.

Alguns cenários podem definir melhor a escolha de um ou de outro serviço. Por exemplo, as empresas já bem estabelecidas, inclusive com uma equipe interna de marketing, pode ter um consultor para direcionar os procedimentos online.

Já empresas com um alcance pequeno de público, mas boas vendas, pode ter uma agência auxiliando em estratégias para atingir maiores patamares, inclusive como uma forma de parceria viável para ambos os lados. Existem casos de empresas grandes que terceirizam as campanhas de marketing direcionando-as para agências do mesmo porte, capazes de entregar aquilo que buscam.

E aqui está o grande X da pergunta: investir em um ou outro também está atrelado ao próprio orçamento. Embora seja importante para uma empresa investir em marketing, nem todas dispõem de valores adequados para colocar tais ideias em ação. Sendo assim, cabe aos gestores de empresas avaliar em primeiro lugar como podem trabalhar.

Contratar um serviço de marketing aumenta as possibilidades de ganhos para o seu empreendimento. E para fazer a melhor escolha, a Contemmpla possui profissionais tanto para consultoria, como para uma ação completa de marketing digital. Entre em contato conosco, para avaliar qual a melhor ação para o seu negócio.


AbuAmir é tecnólogo em Engenharia Mecânica, bacharel em Matemática com Especialização em Ciências Atuariais, trabalha com search desde 1999. Com mais de 400 projetos atendidos, AbuAmir lidera a área de produtos na SWTecnologia.tech