Todo segmento virtual tem muito a ganhar com estratégias de SEO. Um deles, sem dúvidas, é o E-commerce. Enquanto as campanhas pagas podem alardear promoções e ofertas mais “urgentes”, o SEO pode ser um meio de marcar presença e alcance constantemente. E mais do que vendas sazonais, uma loja virtual que deseja se sustentar bem precisa de boas vendas, e constantes.

Uma das bases do SEO é a otimização do conteúdo presente em qualquer página online. No E-commerce, isso é ainda mais importante: uma vez que os usuários fazem suas pesquisas de maneira bem direta no Google, ter a sua loja online entre os primeiros resultados orgânicos é de muito valor.

Antes de entrarmos nas dicas em si, que tal saber um pouco mais sobre SEO? Para mais detalhes, temos um outro artigo mostrando algumas das bases essenciais para começar a investir com mais segurança. Não deixe de conferir.

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Qual a importância do SEO para sua loja e-commerce?

Podemos resumir em uma única palavra: economia. O investimento correto em SEO na loja virtual torna-a mais visível nas pesquisas orgânicas, o que na prática significa mais alcance, e melhor ainda, maior economia nas campanhas de PPC.

Além disso, ter uma presença constante nas pesquisas orgânicas traz maiores acessos, o que por sua vez mais relevância para a loja em si. Combine essas ações a uma experiência responsiva da sua loja, bem como outras ações de Inbound Marketing, fazendo com que sua presença seja marcante em todas as mídias.

Quanto a ações como E-mail Marketing, mídias sociais e PPC, falaremos em outra oportunidade. Focaremos no SEO, com ações específicas para o seu sucesso. Vamos começar?

 

10 Dicas de SEO para aumentar o alcance da sua loja virtual 

Todo e-commerce pode beneficiar-se muito bem do SEO. Seja ações mais longas ou mais imediatas, ter um conteúdo que passe a mensagem de forma clara e dentro dos padrões de ranqueamento vão ajudá-lo a trazer ainda mais clientes para sua loja. Vejamos como trabalhar o conteúdo de maneira mais assertiva para o seu e-commerce.

 

1 - Saiba quais palavras-chave deseja indexar

Um dos pilares do SEO são as palavras-chave. Porém, sem saber de fato quais delas incluir no seu segmento, você não apenas deixa de atrair o público desejado, como também não é indexado como gostaria.

Essa dica é essencial para qualquer e-commerce. De acordo com o segmento trabalhado, liste não apenas as palavras-chave que o seu negócio já tem indexadas no Google, mas as que não tem no seu negócio e deseja maior procura.

Ao incluir descrições que utilizem essas palavras com frequência, a combinação com os demais fatores para o SEO irão indexar com mais facilidade, e aumentar o ranqueamento da página.

Listar essas palavras-chave pode ser um processo longo, dependendo do tamanho da sua loja virtual. Uma boa ideia é contar com uma assessoria que facilita esse processo, e pode direcionar o SEO da sua loja.

 

2 - Invista na qualidade de experiência da loja virtual 

Tão importante quanto os caminhos nos quais os possíveis clientes irão achá-lo, é oferecer uma experiência que façam eles voltarem. Isso significa trazer responsividade a sua loja virtual.

Na prática, é essencial oferecer um site mais rápido no tempo de carregamento entre as páginas, recursos de fácil acesso e uso, opções variadas de pagamento, maneiras intuitivas de usar o carrinho de compras e pesquisar os produtos, entre outras práticas.

Quanto mais otimizada, melhor sua loja virtual será reconhecida pelos robôs de indexação. E o conteúdo que já trabalha dentro da loja será melhor reconhecido.

 

3 - Considere a criação de um blog, e/ou capriche nas descrições 

Blogs são um meio direto de comunicação com o público. Através dele, é possível trabalhar assuntos e ideias que relacionam com o público interessado em comprar com você, mas que em um primeiro momento estão mais preocupados com a qualidade daquilo que pretendem adquirir.

Blogs podem falar sobre promoções, curiosidades, dicas, e quaisquer outros tópicos pertinentes ao assunto do e-commerce. A intenção, além de entreter e informar, é garantir um engajamento mais direto com os usuários, saber algumas opiniões e detalhes que podem ser a chave para novas oportunidades no futuro.

Outra função interessante do blog é dar um enfoque em detalhes que não tem espaço na descrição dos produtos. Isto porque eles, essencialmente, devem apresentar todas as informações importantes de maneira clara para os interessados.

E mesmo nessas descrições, você pode fazer bom uso do SEO. Ao adicionar as descrições, explore as palavras-chave desejadas nos títulos, na descrição no topo da página, e por fim nos detalhes técnicos. Quanto melhor trabalhadas, mais fácil será para elas aparecerem nos mecanismos de busca. E dessa mesma maneira, terá liberdade para trabalhar outros assuntos no blog.

 

4 - Explore imagens e infográficos 

Imagens são fundamentais, seja no e-commerce ou no SEO. Junto a descrições precisas, eles mostram detalhes que os clientes podem ver sem precisar de mais informações por escrito, poupando o tempo de ambos os lados.

Os infográficos, por sua vez, tem maior serventia nas redes sociais, como um meio de apresentar promoções, curiosidades, e outros tipos de conteúdos de maneira concisa, mas principalmente chamativa através da identidade visual.

O SEO pode entrar em ambos os aspectos através das Alt images. Basicamente, estas são descrições que os profissionais podem colocar nas imagens, trazendo informações sobre a mesma. Investir nesse tipo de cuidado é bom por dois motivos:

  • É possível trazer ranqueamento para o site através do Google Imagens, o que é excelente para alguns segmentos comerciais;
  • Aumenta a relevância do site como um todo, pois também é um aspecto responsivo. Através das descrições de imagens, pessoas com deficiências visuais podem saber o que está nas imagens.

Plataformas como o Wordpress e Magento oferecem recursos do tipo para suas imagens. E mesmo que não tenha, você pode começar a indexar imagens pela identificação delas. Tenha esse tipo de cuidado.

 

5 - Incentive a interação com o público 

Para o comprador, uma das maneiras mais seguras de saber a procedência da loja virtual onde compra não é apenas a apresentação, preços e forma de pagamento, como também a confiança apresentada por outros usuários.

Por conta disso, as avaliações oferecidas por outros usuários ajuda bastante para aumentar a confiabilidade da loja. Dentro das estratégias de SEO, essas avaliações contam como fatores de ranqueamento: quanto mais altas e positivas, é melhor.

Essas avaliações não precisam estar apenas dentro da área de compras da sua loja virtual. O Google Meu Negócio é a mais conhecida, em que as avaliações dos usuários ficam expostas nas pesquisas orgânicas. Nesse ponto, não há propaganda melhor.

 

6 - Procure por Backlinks de qualidade 

Válida para qualquer estratégia de SEO, os backlinks ganham uma força especial para o E-commerce. Uma vez que a intenção é ter sites, blogs e plataformas de referência que mandam links para você, e você para eles, é possível traçar estratégias de SEO voltadas especialmente para eles.

Por exemplo: que tal pensar em blogs com acessos consideráveis para fazer um guest post? Ou entrar em contato com influencers relacionados ao seu segmento e apresentar seus produtos e ideias de parcerias? Ou ainda, compartilhar e mencionar materiais entre si?

Existem muitas possibilidades, porém tudo deve ser feito com respeito, cuidado e estratégia. Afinal, falamos de negócios. Para saber quais os melhores backlinks, convém fazer uma análise da concorrência: partindo do pressuposto que eles já buscam por outros links, veja quais poderiam trazer retornos para ambos os lados, e entre em contato.

Eventualmente, com outras estratégias mais bem aplicadas, o alcance orgânico da sua loja virtual será grande o suficiente para que esses backlinks lhe mencionem e venham lhe procurar.

 

7 - Garanta a presença da sua marca 

O objetivo das estratégias de SEO é fazer com que seu e-commerce esteja no topo das pesquisas orgânicas. Porém, este é um dos diversos passos nos quais sua loja deve tomar para que seja de fato bem vista. A presença da marca está relacionada a diversos fatores, que podem ser complementados pelas técnicas de otimização.

Por isso, tanto quanto investir em textos, imagens, vídeos e outras mídias bem otimizadas, é saber como dar presença a sua loja virtual através de todas elas. Aqui, o lado criativo do analista de SEO, bem como dos redatores, ganha mais destaque, já que podem trazer esses conteúdos de maneira a se diferenciar dos concorrentes.

Para garantir a presença da marca na web, além de uma identidade visual de acordo com suas visões e anseios, é importante ter uma constância na divulgação dos seus materiais. Além de posts com uma grade bem organizada dentro de horários de pico nas visitas, é bom ter uma presença nas redes sociais, através de grupos, hashtags e outras alternativas.

A presença da marca em diversos canais aumenta a possibilidade de tráfego orgânico, engajamento e backlinks, todas características importantes para ter um melhor SEO para sua loja virtual.

 

8 - Explore alternativas fora da loja virtual 

Ainda quanto a canais externos a loja virtual, um dos meios de SEO mais eficientes para garantir mais acessos e vendas em sua loja virtual é atender as expectativas do público diretamente. Você pode focar o SEO diretamente nos preços e em vendas.

A dica está relacionada com os Backlinks que mencionamos acima. Porém com um foco bem específico: agregadores de preço. Hoje em dia, eles são muito populares, especialmente para produtos que possuem um valor de mercado alto, e os usuários estão sempre em busca de ofertas, e mais ainda, de credibilidade.

Ao regularizar sua loja virtual em todos os níveis, e colocando as ofertas de acordo, os agregadores de preços levam a sua loja em conta para colocá-lo nas pesquisas. Com uma configuração adequada das URLs, você consegue saber o quanto os agregadores levam clientes para sua loja virtual.

Ter recursos como eles, ou ainda o próprio Google Shopping que funciona também como um snippet (anúncios colocados pelo próprio Google), aumentam não apenas as visitas, como as conversões em vendas, que é um dos objetivos do SEO para E-commerce. Contudo, antes de chegar a esse ponto, certifique-se de que tudo está bem estruturado para recebê-los.

 

9 - Crie uma base de SEO Off-page sustentável 

Existem dois tipos de SEO: On-page e Off-Page. O primeiro é relacionado às otimizações de conteúdo, imagens e qualidade dos materiais como um todo. O segundo está relacionado aos comportamentos dos usuários com relação ao seu conteúdo.

Isso leva em conta o tempo de carregamento da página, o tempo em que o usuário fica em cada uma delas, os compartilhamentos nas redes sociais, além de comentários e avaliações do seu conteúdo. Tudo isso pode influenciar positivamente no seu conteúdo.

Porém, como podemos perceber, esses detalhes não são controláveis. Isto é: não temos como saber qual será o comportamento dos usuários, embora a construção do site e do conteúdo seja feito pensando em padrões e comportamentos específicos. Por isso, é importante ter dados e controle dos mesmos, para realizar novos ajustes.

 

10 - Analise constantemente os resultados 

Por fim, tenha sempre um respaldo em informações. Sem saber como suas iniciativas estão dando certo, não há como planejar novas possibilidades, nem como trabalhar novas ideias. Embora vendas e tráfego orgânico sejam bons parâmetros, é importante relacioná-los aos detalhes e objetivos realmente pertinentes com o e-commerce.

Relacione cada dado com o que tem feito dentro das estratégias de SEO. Os indicativos de visitas a páginas individuais, compartilhamentos em redes sociais, acesso por meios variados, e qualquer outro dado que se relacione com o engajamento do público são fundamentais para medir o sucesso ou ajuste das suas estratégias.

E mais importante do que tudo: tenha paciência. Os resultados, mesmo que possam ser imediatos em um primeiro momento, são mensurados de acordo com um período de ação, para que consiga enxergar o todo de uma forma mais adequada.

Com nossas dicas de SEO, o seu e-commerce terá ainda mais alcance! Não deixe de conferir tudo o que ele tem a oferecer. Além de uma consultoria completa na Commtempla, você pode montar sua loja virtual com uma estrutura adequada na Orbital. Entre em contato conosco e comece hoje mesmo a aumentar o seu alcance na web.

AbuAmir é tecnólogo em Engenharia Mecânica, bacharel em Matemática com Especialização em Ciências Atuariais, trabalha com search desde 1999. Com mais de 400 projetos atendidos, AbuAmir lidera a área de produtos na SWTecnologia.tech