Uma das formas de garantir o sucesso do E-commerce é através do SEO. Fazer com que sua loja virtual tenha um alcance gerado pelo engajamento do próprio público é um dos grandes feitos de um empreendimento online. Para que atinja esse objetivo, é preciso ferramentas que permitam esse alcance, de maneira eficiente e fluida. Por isso é importante procurar por uma boa plataforma de e-commerce para SEO.

Hoje em dia, existe uma ótima variedade de plataformas no segmento de lojas virtuais para atender diversos objetivos. Mesmo que a intenção final seja sempre ter melhores vendas, explorar recursos que levam a esses ganhos de forma eficiente faz toda diferença.

Caso esteja iniciando sua nova loja virtual, ou quer testar novas possibilidades, vamos mostrar algumas dessas plataformas de E-commerce para SEO. Mas antes, vamos definir alguns dos fatores mais importantes para classificá-los.

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O que faz uma boa plataforma de E-commerce para SEO?

Essencialmente, as melhores plataformas de E-commerce para SEO focam em ferramentas e recursos que facilitem o SEO On-Page. Para quem não está habituado ao termo, as estratégias On-Page são direcionadas especialmente ao conteúdo dentro das páginas.

Em outras palavras, uma plataforma que facilite a implementação de palavras-chave em destaque, meta descrição, atributos Alt Image, Tags e outras, são fundamentais. E aqui está um dos problemas atualmente: a maior parte dessas plataformas não oferece tais recursos com qualidade.

Algumas opções garantem detalhes aqui e ali, mas uma experiência completa de SEO, que possibilite um ranqueamento de acordo, não é facilmente encontrado. Algumas sugestões de plataformas, vistas adiante, contemplam a maior parte delas. Mas para que você mesmo tire suas próprias conclusões, considere alguns desses pontos chave.

 

Headings 

Uma das melhores formas de organizar o conteúdo dentro de um E-commerce, ou qualquer site de forma geral, é através dos Headings. De fato, saber como usar principalmente o H1 e H2 em um texto descritivo dos produtos ajuda a ranquear com muito mais facilidade.

 

Meta descrição 

Para quem não conhece o termo, a Meta Descrição é o texto presente logo abaixo do URL presente nas pesquisas orgânicas. Com até 150 caracteres, você adiciona uma descrição sucinta do seu produto, com uma CTA chamativa para seus clientes. Uma plataforma de E-commerce para SEO precisa facilitar esse tipo de descrição, para ganhar mais clientes com facilidade.

 

Edição de HTML e CSS 

Isso é muito importante não apenas dentro do SEO On Page, mas da estrutura do site como um todo. Facilitar a edição de HTML dentro de uma loja virtual não apenas ajuda na identificação e solução de problemas, como pode otimizar o SEO On Page através de algumas edições diretas. O mesmo aplica ao CSS, este relacionado a identidade visual.

 

Alt Tag de Imagens e Tags 

Tão importante quanto ser encontrado pelos snippets de texto do Google, é ser encontrado pelas buscadores de imagens. Logo, usar as mesmas descrições de texto nas imagens, incluindo as categorias da loja, as tags e as palavras-chave e muito nas buscas.

 

Categorização do Conteúdo

Por fim, ter o conteúdo da loja online bem categorizado nas seções ajuda a direcionar o SEO especificamente por nicho. Isto, combinado às estratégias de PPC, aumentam ainda mais a presença da sua loja virtual pela rede. Além de facilitar quais categorias precisam de mais atenção.

 

Sugestões de plataformas de E-Commerce para SEO

Baseado nos pontos apresentados acima, vejamos algumas sugestões de plataformas de E-Commerce que possuem opções otimizadas de SEO. O intuito é conseguir aplicar tais as técnicas On-Page de maneira mais direta e intuitiva, sem esquecer do lado fundamental para as vendas online.

 

Magento

O Magento é, sem dúvidas, a principal plataforma para a criação de e-commerce no Brasil. Mas de todos nessa lista, é o que menos possui recursos nativos para aplicação de técnicas de SEO On Page. Por outro lado, conta com um ótimo suporte para otimização dos produtos presentes nela, além de ser integrado a ferramenta de análise Moz. 

Por ser mais focado na estrutura da loja virtual em si, você precisa de um conhecimento prévio de SEO para que possa usar tais recursos com mais eficiência.

 

Woo Commerce

O Woo Commerce é, ao mesmo tempo, amigável e não-amigável ao SEO. Isto é: enquanto sua base é feita utilizando os recursos normais de SEO, ele por si só não disponibiliza uma base para tal. Por outro lado, sua integração ao Wordpress garante recursos mais práticos para otimizar sua loja online para os mecanismos de busca, além de adicionar plug-ins que facilitam ainda mais o tráfego orgânico. 

Por conta disso, a recomendação é que pense no Woo Commerce como uma plataforma avançada para estratégias de SEO.

 

Loja Integrada

A Loja Integrada é uma das plataformas em crescimento no E-Commerce brasileiro. Seus principais recursos para SEO estão relacionados a otimização de URLs, tags e Meta descrições. Também oferece maior integração ao WebPeak, ferramenta voltada especialmente para o Marketing Digital, garantindo otimizações para o SEO e para campanhas pagas também. 

Tal como o Woo Commerce e o Magento, seus recursos por um conhecimento anterior de SEO, o que pode dificultar o acesso para novos comerciantes virtuais.

 

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Shopify

É uma das plataformas mais populares. Além de oferecer um período de testes gratuitos, a própria loja oferece recursos de SEO para que os comerciantes não usem diretamente em seus produtos, como aprendam de fato do que se trata o assunto.

Para quem busca a otimização da sua loja para o tráfego orgânico, é uma das melhores indicações. Mesmo que não possua um conhecimento mais aprofundado, a plataforma mostra as descrições de maneira mais intuitiva. 

Caso ainda não conheça a fundo as técnicas de SEO para que possa otimiza-las da melhor maneira, a Commtempla oferece consultoria personalizada, com o intuito de aumentar ainda mais o alcance da sua marca.

 

Estratégias de SEO On Page para E-Commerce

Mais do que saber sobre algumas das plataformas de E-commerce para aplicar o seu SEO, é saber como utilizá-las de fato. Existem muitos detalhes no que tange o SEO, e são atitudes simples no dia a dia da loja virtual que pode trazer um tráfego orgânico considerável, sem tornar o processo complexo. 

Vejamos, na prática algumas das principais estratégias.

 

Explore as palavras-chave do seu nicho de atuação

Uma das vantagens do E-commerce, não importa o segmento, é que fica mais fácil saber quais são as palavras-chave que deseja ranquear e aumentar o alcance orgânico da sua loja. Basicamente, você pode elencá-las da seguinte maneira.

  • Head Tails
    • Segmentos de atuação da loja virtual
    • Principais produtos e temáticas
    • Termos de maior pesquisa relacionados ao segmento
  • Long Tails
    • Nome de produtos e marcas
    • Categorias de produtos
    • Busca por produtos em regiões específicas

Com as palavras principais do seu segmento como as Head Tails, e as buscas regionais e específicas por marcas, tamanhos e especificidades como as Long Tails. Logo, ao fazer os textos descritivos, ou mesmo blogposts dentro da loja virtual, sempre busque relacionar esses termos de maneira equilibrada.

Para complementar o uso das palavras-chave, aqui vão algumas dicas extras. Lembrando que tudo pode ser explorado especificamente nas descrições de produtos, títulos e textos da loja online como um todo.

  • Utilize termos sucintos para organizar as seções da sua loja. Isso ajuda no ranqueamento das palavras-chave mesmo quando não estiver ativamente na descrição dos produtos.
  • Na descrição dos produtos, destaque o nome do produto, marca e tamanho logo no título (H1), para facilitar a busca dos usuários. 
  • Caso sua loja tenha alcance regional, destaque o endereço e a localidade em páginas que falam sobre a empresa, no rodapé da Home, ou ainda use para aqueles produtos que foram constatados com maiores vendas locais.

 

Otimize Meta descrições e URLs

Essa é uma das estratégias que funcionam perfeitamente em qualquer plataforma de E-commerce para SEO. Todas elas permitem uma descrição de produtos que podem incluir as palavras-chave, e mais importante ainda, adicionar uma meta descrição e edição de URLs.

Nas meta descrições, existem duas formas de explorá-la. A primeira é usar as primeiras palavras da descrição dos produtos para integrar ao Snippet dos buscadores. Quando a meta descrição não é diretamente editada, o Google utiliza o início do texto. Caso esta seja sua intenção, certifique-se de incluir a palavra-chave em foco no início do texto, com uma síntese do que vai tratar em cada produto.

A outra forma é editando a Meta Descrição diretamente, algo que nem todas as plataformas oferecem. Aqui, é essencial fazer uma apresentação sucinta com a palavra-chave em destaque, e apresentar um Call to Action que leve ao clique. Pense que, com até 140 caracteres, você pode atrair a atenção do cliente, então seja criativo. 

Para as URLs, tente ser o mais curto em suas descrições. O ideal é que seu início seja sempre com a palavra-chave em destaque, seguido de características importantes para indexação nas pesquisas. Aqui, o conhecimento de mercado fala mais alto: quais características do seu produto merecem destaque para divulgação? Leve tais em detalhes em conta, assim o uso dos links será um fator ainda melhor no ranqueamento.

 

Faça descrições diretas e sucintas dos produtos

Aqui está a principal ação a se fazer em uma plataforma de E-commerce para SEO. Uma vez que nosso foco é o On Page, é importante que o conteúdo seja bem redigido, informativo, e com o uso correto das palavras-chave. Quanto ao uso, já falamos um pouco acima, mas cabe algumas dicas a mais para que o investimento seja ainda mais rentável.

  • Descrições de produtos pedem por poucas palavras e riqueza de detalhes. Ao trabalhar o conteúdo delas, comece sempre pelas características que deseja destacar nos produtos. Com detalhes chamativos, o cliente verá com mais detalhes o que tem à disposição.
  • Não exagere no uso de palavras-chave. Embora importantes para o ranqueamento, exceder a quantidade de vezes em relação a quantidade de palavras no conteúdo acaba reduzindo suas chances de alcance. Para facilitar as referências, considere que, para cada 300 palavras, você pode usar o termo principal de 3 a 5 vezes.
  • Uma alternativa para o uso de palavras-chave na descrição de produtos é explorar termos similares, sinônimos e palavras que possuem o mesmo objetivo da palavra-chave. São as chamadas LSIs, ou Latency Semantic Index, ou índice de latência semântica. Na prática, o Google reconhece a associação de alguns termos com a palavra-chave, e reforça o ranqueamento da palavra em questão.
  • Outra maneira de aumentar ainda mais as possibilidades de ranqueamento são o uso de Headings. Os títulos e subtítulos organizam o texto em ordem de importância, e também direcionam os robôs de busca como você os quer. A dica básica aqui é reservar os títulos principais (H1 e H2) para a palavra-chave principal, e os subtítulos (H3 e H4) para detalhes mais técnicos. 
  • Por fim, destaque as principais características dos produtos através dos negritos e itálicos. Mais do que uma estratégia de SEO válida, também é uma forma de atrair a atenção do usuário para os pontos que deseja.

 

Qual a melhor plataforma para se investir em SEO no E-commerce?

 

Veja também nosso Guia SEO

 

Ao final, com todas as dicas que demos até aqui, a escolha varia tanto com o perfil de cada profissional do ramo, como a combinação ao foco de uma loja virtual, que são produtos bem apresentados, uma base segura para vendas, e recursos que facilitem a experiência do usuário.

Sendo assim, antes de escolher a opção definitiva, pense nas seguintes questões:

  • Como se dará as estratégias de SEO?
  • Caso ainda não tenha um conhecimento da área, você contará com profissionais especializados ou consultoria?
  • Se você tem experiência com alguma plataforma de E-commerce, quais tipos de ações precisará tomar para implementar uma ação de SEO adequada?

As respostas influenciam diretamente no planejamento. Como o SEO deve ser aplicado constantemente, pelas estratégias que vimos acima, é preciso um investimento e adaptações frequentes, o que impacta no dia a dia do negócio online.

Por isso, para fazer a melhor escolha, é preciso atenção aos detalhes, e um plano de ação claro para a situação atual de uma loja. Sendo assim, para que escolha a melhor plataforma de E-commerce para SEO, entre em contato conosco! Oferecemos um suporte completo através da Orbital Commerce, para fazer da sua loja virtual bem sucedida.


AbuAmir é tecnólogo em Engenharia Mecânica, bacharel em Matemática com Especialização em Ciências Atuariais, trabalha com search desde 1999. Com mais de 400 projetos atendidos, AbuAmir lidera a área de produtos na SWTecnologia.tech