O Inbound Marketing é uma vertente do marketing digital voltada para atração, educação e conversão de clientes para o seu negócio. Mais do que levar propagandas, ofertas e meios mais “robóticos” de converter vendas, as estratégias de inbound marketing criam toda uma jornada de compra, através de vários caminhos, para que o cliente sinta-se instigado e propenso a colocar a marca como parte de seu dia a dia. O SEO é uma dessas estratégias, e uma das mais importantes.

Um dos princípios do Inbound Marketing é garantir o interesse do público através do tráfego orgânico, o que por sua vez leva a construir conteúdos de qualidade, e uma experiência de visitas que os façam voltar.

Por conta desses detalhes, o SEO ganha um papel importantíssimo não apenas na atração do público, como para construir todas as bases para um site e experiência agradáveis para todos, incluindo os próprios profissionais.

Para tanto, vamos começar pelo papel que o SEO possui na otimização de um site.

leia mais sobre a importância do SEO

 

Como funciona o SEO, na prática?

As estratégias de otimização dos mecanismos de busca envolvem muito mais do que escrever um conteúdo que agrade os robôs do Google e o público. Por vezes, ele relaciona-se mais ao site como um todo devidamente organizado desde o back-end e front-end, a codificação de imagens, URLs, até mesmo a distribuição do conteúdo.

Por isso, antes de pensar em qualquer estratégia ativa de SEO que favoreça o Inbound Marketing, certifique-se que o seu site está devidamente adequado para trabalhar essas questões. Caso contrário, mesmo que as outras ações funcionem, a tendência é que as sessões dentro do site não sejam longas, o que aumenta a taxa de rejeição… Em suma, não gere os resultados desejados.

Como parte da etapa de atração do Inbound Marketing, você pode lançar todas as bases para as campanhas à partir das estratégias de SEO. A melhor forma de fazê-lo, seja com um site já em atividade ou um novo projeto, é construindo uma base na qual possa identificar problemas e monitorar todos os processos.

Adiante, mostraremos como montar todos esses passos, mas para que fique claro desde sua concepção, vamos às etapas.

  • Análise do Site
  • Configurar ferramentas de monitoramento
  • Identificar quais os problemas relacionados a SEO
  • Traçar um planejamento de ação para resolver problemas e direcionar soluções
  • Desenvolver novos conteúdos
  • Atualizar os mais antigos
  • Aferir os resultados e adequar as estratégias

 

Utilizando o SEO como base para o Workflow de suas campanhas 

Para que o sucesso de sua estratégia de Inbound Marketing funcione, é preciso atentar-se a todos os processos no workflow. Por “Workflow”, é literalmente criar um processo de ações e aprovações para que as estratégias andem, e que os resultados sejam devidamente monitorados.

Geralmente, todos esses processos costumam ser automatizados, para poupar tempo dos gestores. Mas sem um planejamento, e principalmente estar tudo devidamente configurado e otimizado, esses mesmos processos podem levar a resultados fora da realidade, com consequências negativamente impactantes ao seu negócio.

Para evitar que uma tragédia do tipo aconteça com o seu plano de ação, vamos para algumas práticas de SEO que vão ajudá-lo a ter mais segurança e qualidade no Workflow.

 

Auditoria do Site

Esse é o primeiro passo, o mais importante, na hora de pensar e aplicar o planejamento previsto na campanha de SEO. Sem saber como está a “saúde” do site, dificilmente seus resultados terão a exatidão desejada.

Ferramentas como o MOZ e o SEMRush realizam esses processos de auditoria, relatando todos os dados referentes ao site, de sua posição no SERP do Google a tráfego orgânico e pago, velocidade de página, entre outros detalhes.

É com a auditoria, inclusive, que é possível saber se o site apresenta problemas de indexação. Este fator é importantíssimo para garantir uma boa ação de Inbound Marketing: como o público desejado para o seu site irá encontrá-lo se ele não está presente nas pesquisas? 

Ao identificar tudo que possa prejudicar o site, e saber os detalhes de cada aspecto dele, é possível traçar um planejamento muito mais adequado.

 

Planejamento de ações 

Por SEO, muitas vezes considera-se apenas o conteúdo escrito. Afinal, é nele que o Google fundamenta a base para o ranqueamento, junto a outros fatores. Nesse aspecto, a frase “O Conteúdo é Rei” faz total sentido. Contudo, um rei sem servir a um povo de nada adianta. E um rei sem pessoas para ajudá-lo tende a se perder.

Em outras palavras, o planejamento tem como principal objetivo fazer com que o público veja e reconheça o seu conteúdo, bem como o seu site como um todo, como o ideal para os termos pesquisados.

O plano de ação pode incluir a produção de novos conteúdos, mas tão importante quanto é priorizar as necessidades técnicas que ela pede. Falaremos mais sobre esse tópico em específico abaixo.

Por fim, determine um período de médio a longo prazo para mensuração dos resultados. Por mais que um acompanhamento semanal possa dar uma prerrogativa de como os conteúdos e ações estão se saindo, é necessário dar tempo ao tempo. Só assim será mais adequado antecipar-se às possibilidades.

 

Otimização de ferramentas e recursos

Tudo o que foi comentado acima não seria possível se as ferramentas de análise não estiverem devidamente configuradas. É aqui que os profissionais de SEO - analistas, redatores e revisores - têm o seu maior destaque. Saber o que fazer em cada processo, por menor que seja, tem enorme impacto nas análises futuras.

Portanto, certifique-se de que esses pontos estejam sempre em alinhamento com suas ferramentas de análise de tráfego.

  • URLs com palavra-chave, e com UTMs dentro dos links.
  • Imagens com atributo Alt image trabalhados
  • Garantir que a velocidade de carregamento é rápida no desktop e mobile
  • Dar meta descrição a todas as páginas possíveis.
  • Conferir se todos os URLs válidos está com o atributo “do follow”.

Entre vários outros detalhes importantes para ter em mente na fase de planejamento. O mais importante aqui é garantir que esses monitoramentos sejam feitos através de Dashboards, e outras ferramentas de análise.

 

A importância do SEO em todos os processos de Inbound Marketing

Como mencionamos antes, o SEO é muito importante na etapa de Atração do público dentro das estratégias de Inbound Marketing, fazendo com que o público o conheça. Contudo, ele não para por aí: Todos os procedimentos de SEO podem ser implementados ao longo da campanha de Inbound, uma vez que ele ajuda a monitorar processos e facilitar as escolhas de direcionamento na gestão.

Mas por incrível que pareça, nem sempre essas questões são levadas em conta em algumas campanhas. Isto por que existem outros tantos processos no Inbound Marketing que podem gerar resultados sem uma interferência direta do SEO. É o caso, por exemplo, das campanhas de PPC e E-mail Marketing, que operam em suas próprias ideias, que funcionam muito bem.

Contudo, a importância do SEO é mais do que o lado ativo, com seus conteúdos, mas no lado passivo. É através dos processos descritos acima que as demais etapas podem ser realizadas com maiores chances de sucesso, inclusive otimizando alguns desses resultados. Para entender a importância na prática, vamos pensar em alguns cenários de campanhas que podem ser bem trabalhadas com as estratégias de SEO.

 

E-Mail Marketing

As estratégias de E-mail Marketing visam não apenas trazer mais leads para o site, como convertê-los em vendas. Logo, o conteúdo para e-mails precisa ser sucinto, chamativo e bem trabalhado para que atraia a atenção dos leads.

Para alinhar as estratégias de SEO com o E-mail Marketing, existe uma ferramenta muito eficiente: Newsletter. Através de conteúdos exclusivos, ou ainda antecipados, você pode atrair o público para a geração de novos leads, ao mesmo tempo em que integra ambos os meios de comunicação digital. 

Por exemplo: é possível fazer um conteúdo bem caprichado no seu site, com SEO otimizado e UTMs direcionando a origem do tráfego, e encaminhar o visitante a uma newsletter, onde vai receber e-mails com materiais ainda mais aprofundados, ou ofertas relacionadas. Com isso, suas campanhas de E-mail Marketing ficam ainda melhores.

 

Landing Pages

O propósito inicial das Landing Pages é ter uma página chamativa e bem clara quanto ao formulário e conversão de leads. Aqui, o trabalho de SEO é ainda mais preciso nos aspectos On Page em comparação ao E-mail Marketing.

O conteúdo em uma Landing Page deve ser bem claro e objetivo, apresentando suas intenções com o formulário, e quais vantagens os usuários terão ao preenchê-lo, e com poucas palavras.

Dentro dos aspectos técnicos, evite palavras-chave Head Tail para esse fim: além de terem alta procura, elas não expressam de fato qual é o objetivo da Landing Page. Opte por termos e palavras Long Tails, para ter uma melhor conversão. 

Por fim, Não esqueça outros aspectos essenciais a qualquer conteúdo veiculado em seu site. Pontos como Linkbuilding, imagens atrativas (com atributo Alt Image), e templates de página responsivos, ajudam muito a construir a aumentar o ranqueamento de SEO, e de quebra garantir a integridade da página.

 

CTAs

Dentro do conteúdo, os CTAs podem representar chamadas rápidas para conversão do conteúdo em leads, ou qualquer outra ação desejada na produção de conteúdo. Existem outras formas de incluir CTAs que não estão relacionados a textos, mas que podem ter a mesma otimização com o SEO.

Imagens que tragam mensagens e CTAs específicos podem trazer as mesmas palavras-chave na Alt Image, por exemplo. Os botões que levam para o objetivo do CTA também podem conter as palavras-chave, especialmente no URL no qual será direcionado. 

Por fim, o CTA também pode levar a uma Landing Page. O SEO pode unir todos esses processos de maneira fluida, e quando feitos apropriadamente, toda a junção de fatores ajuda no ranqueamento de página.

 

Análise de Tráfego

Por fim, tudo que é feito no SEO pode ser usado como base para suas análises nos períodos adequados. Se tudo for feito corretamente, não apenas nos níveis técnicos como criativos, atraindo o público, o tráfego orgânico, a indexação de novas palavras-chave, e a conversão em novos leads será imediatamente captada.

Por isso a importância de identificar todos os problemas antes de começar o plano de ação de um site. Sem isso, será mais difícil identificar as causas do problema com a campanha já ativa, e o pior dos casos, não ter dados para viabilizar os próximos passos do Inbound Marketing. E uma campanha sem dados registrados é a ruína de qualquer iniciativa.

Existem outros diversos exemplos, mas é possível perceber que o SEO é uma parte fundamental em qualquer campanha de Inbound Marketing. Obviamente, sozinho ele pode não segurar uma campanha por muito tempo, mas sem ele, cada processo se torna muito mais longo do que precisaria.

 

Vale a pena investir no SEO como base para o Inbound Marketing?

Sem dúvidas! Sabemos que  uma campanha completa de Inbound Marketing pode ser custosa para pequenas e médias empresas pela longevidade delas. Contudo, também são essenciais para um alcance maior de público, e por consequência vendas.

Para quem deseja esse alcance, e quer começar de uma forma mais precisa e com poucos recursos, estruturar o seu site nos parâmetros de SEO é uma das melhores formas. Tenha em mente que se trata de um processo que visa o crescimento orgânico. Logo, começar dentro da realidade permite ao negócio crescer com ainda mais qualidade.

A Commtempla oferece toda a estrutura de Inbound Marketing necessária para trazer ainda mais alcance para o seu site. Das bases no SEO, até campanhas completas com E-mail Marketing, publicações em redes sociais, e otimização de site, podemos fazer o seu site ter o alcance desejado sem grandes custos. Entre em contato conosco, para fazer a melhor escolha para o seu negócio. Até a próxima!


AbuAmir é tecnólogo em Engenharia Mecânica, bacharel em Matemática com Especialização em Ciências Atuariais, trabalha com search desde 1999. Com mais de 400 projetos atendidos, AbuAmir lidera a área de produtos na SWTecnologia.tech