Um dos desafios do time de vendas é conseguir uma conversão de leads mais eficiente e constante. Parte dos recursos investidos nas ações de marketing digital é converter esses leads para vendas, e não existem fórmulas escritas em pedra, mas sim possíveis formas que se encaixam ou não ao público trabalhado.

Para vender de forma inteligente, existem algumas ferramentas e técnicas que fazem toda diferença no seu dia a dia como empreendedor. Adiante, vamos mostrar algumas delas, para que venda mais no seu trabalho.

Para vender mais, identifique as objeções dos clientes

Uma vez que você tenha leads consistentes para o seu negócio, é importante identificar os fatores que levaram o lead a não buscar a compra do produto ou serviço. Abaixo, separamos algumas das principais objeções, bem como saídas inteligentes.

Não entendimento do produto

Essa pode ser uma falha do vendedor, ou mesmo antes. Quando o lead não entende de fato a proposta do produto ou serviço oferecido por um site, a conversão em venda torna-se mais demorada por ter que de fato explicar os detalhes.

Nesses casos, é importante pegar o feedback dos leads quanto aos pontos mal compreendidos, e reformulá-los o quanto antes. O desenvolvimento de um FAQ, esclarecendo as principais dúvidas, pode poupar tempo nesse sentido.

Desconfiança

Se o seu negócio é novo, ou o produto oferecido é muito diferente do nicho de atuação, é normal que a proposta seja vista com insegurança pelos leads. Apesar de ser mais difícil de solucionar em um primeiro momento, também é mais fácil de identificá-lo: nesses casos, os leads fazem perguntas assertivas, para terem certeza de que não estão sendo enganados

Para esses casos, o ideal é apresentar cases de sucesso, caso o tenham. Quando não for possível, explicar de forma mais precisa como o serviço funciona, e como direcioná-lo da maneira mais inteligente.

O vendedor não é claro com as desvantagens

Um vendedor precisa se preparar para ouvir argumentos contrários e sólidos a respeito do produto oferecido. Isso é normal para os leads que questionam a eficiência do produto, e estão dispostos a serem convencidos do contrário se você mostrar os pontos positivos de forma clara.

Aqui, jogo de cintura e conhecimento aprofundado do produto são fundamentais. É importante que você saiba os lados positivos e negativos tanto do produto como do segmento como um todo, inclusive de concorrentes. Ao ser claro nas informações, você passa mais clareza e segurança para os leads.

Experiências prévias ruins

Muitos leads podem tê-lo procurado por terem passado por experiências ruins com outras empresas. Isso, inclusive, pode ser um motivo de desconfiança ou mesmo ceticismo por parte desses leads, que já saberão como falar com você caso não se sintam convencidos de comprar o produto.

Nestes casos, uma solução eficiente para convencer os clientes de que não passarão pela mesma situação é fazer uma análise de mercado que contemple todos os pontos falhos dos concorrentes. Ao saber das questões básicas que os clientes passaram com antecedência, você saberá o que seu produto pode cobrir, e como garantir uma qualidade ainda maior.

Desenvolva uma Buyer Persona detalhada

Todos os fatores citados acima podem ser devidamente previstos com um detalhamento apurado da Buyer Persona. Esta é um conceito já bem aplicado por grandes empresas que investem no setor digital. Nele, a empresa faz uma análise aprofundada do seu público cativo, seus hábitos de compra, e qual o ponto da jornada de compra ela se encontra.

Com esses dados, é criada uma “personagem”, na qual não apenas o conteúdo do site e do blog, como os CTAs empregados, visam uma aumento na taxa de conversão. Quanto mais sua Buyer Persona for detalhada, mais eficiente seus vendedores serão tanto para resolução de problemas, como uma maior conversão.

Vender de forma inteligente é, basicamente, entender todas as necessidades e dificuldades dos leads, e oferecer as melhores soluções para o momento.

Mais do que buscar a conversão em receitas, saber quais são as dificuldades de cada cliente e buscar uma solução para elas é humanizar o atendimento. É dar um passo importante em uma relação que pode ser duradoura para o seu negócio. Aprenda a vender de forma inteligente com a SinalizeWeb, e até a próxima!

Artigos Relacionados