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5 Ferramentas importantes para você montar sua primeira loja virtual

26 de Novembro de 2015
Por SinalizeWeb

5 Ferramentas importantes para você montar sua primeira loja virtual

O comércio eletrônico está sendo uma opção para lojistas fugirem da crise, por isso cada vez mais pessoas pensam em montar uma loja virtual. Para que essa ideia se torne realidade e saia do papel, hoje vou apresentar algumas dicas básicas para quem deseja abrir o próprio negócio online. De início, você precisa entender o que é básico e a importância de cada coisa, para não demandar tempo demais em apenas um assunto.

Neste artigo vou mostrar 5 ferramentas para quem está entrando no ramo do e-commerce. Se você já tem uma loja, pode acompanhar o texto para ver se você está no caminho certo, ou se algo acabou ficando para trás.

A primeira coisa que precisamos entender é que lojas virtuais não são lojas físicas, na internet está todo mundo no mesmo lugar, sendo assim, não existe o melhor ponto comercial. Localização não será um dos seus diferenciais, assim como ter muitos conhecidos não vai fazer tanta diferença. Não adianta vários amigos homens, se a sua loja vende bijuterias e eles nunca vão ser seus clientes assíduos. A parte boa é que eles continuam sendo seus amigos.

Hora de botar a mão na massa, mas antes de iniciar com as 5 ferramentas, quero te ajudar a escolher o seu nicho de mercado. Criei uma teoria para facilitar essa escolha, basicamente você precisa encontrar o ponto comum entre algo que tenha demanda, ou seja, que existam pessoas querendo comprar, algo que você goste/seja apaixonado, se não ao longo do tempo você será vencido pelo stress, e por algo que dê dinheiro, porque você precisa pagar as contas para continuar na internet. Exatamente como mostra no gráfico abaixo.

Vendas_Online1 – Produto Estrela

A primeira ferramenta para montar uma loja virtual, não é exatamente uma ferramenta, é um produto. Mas, nesse momento eu quero que você entenda como usar esse produto de forma estratégica para conquistar seus clientes. Produto estrela é um produto com melhor valor do mercado, lembrando que preço e valor são coisas diferentes.

Você precisa ter um produto que não valha a pena comprar de nenhum outro site da internet além do seu. Assim você vai ganhar clientes, depois é só trabalhar para que esses clientes voltem. Não estou dizendo que a sua loja precisa ter apenas um produto, mas precisa de um produto estrela.

2 – Plataforma

A plataforma não é mais importante do que nenhuma estratégia de vendas, pois não adianta ter a plataforma mais cara do mercado se você vende a mesma coisa que todo mundo, se você não tiver algum diferencial. Mas, claro que você precisa ter uma plataforma que te ajude a vender, com checkout simples, recuperação de carrinho, versão mobile, layout. Estude as necessidades específicas do tipo de produto que você vai vender e verifique se a plataforma atende todas as necessidades. A D Loja Virtual oferece duas opções de plataformas, Plus e Premium. Saiba mais.

Outra coisa importante é um sistema de ERP para ser integrado com a sua plataforma. Este sistema vai te auxiliar a gerenciar seu negócio, mostrando exatamente onde estão os lucros e as despesas, ajudando a planejar melhor novas compras para o estoque, bem como evitar que produtos indisponíveis sejam vendidos. Você pode aprender mais sobre sistemas ERP clicando aqui.

3 – Chat

O atendimento de uma loja virtual é MUITO importante e ter um chat para atendimento faz com que os clientes se sintam seguros. Antes de realizar a compra, eles podem dar um “oi” e tirar dúvidas rápidas. E isso vai ser suficiente para o cliente ver que realmente existem pessoas por trás dessa loja e que ele pode comprar. Fiz um vídeo para mostrar 3 ferramentas gratuitas. Assista.

4 – E-mail marketing

Outra forma de se comunicar com seu cliente é por e-mail. Lembre seu cliente que sua loja virtual existe, envie e-mails, mas não envie spam. Faça listas segmentadas para cada tipo de cliente. Use esse canal de comunicação para chamar o cliente até a sua loja virtual e não para afastá-lo. Não envie e-mails todos os dias para todo mundo, se vende shampos, separe sua base entre pessoas loiras, morenas, ruivas, cabelo afro. E quando tiver alguma promoção envie apenas para esse tipo de cliente, não envie e-mail de shampos para cabelo cacheado para quem tem cabelo liso.

5 – SEO

Para ajudar sua loja a ser encontrada na internet, use o SEO a seu favor. Quanto mais bem posicionada sua página estiver, mais chances de você vender. Cuidado com empresas que oferecem milagres prometendo deixar sua loja bem posicionada, antes de contratar qualquer tipo de serviço, entenda melhor sobre o assunto, assim você pode saber se o que está sendo feito realmente vai dar o resultado. E não espere ter 10 pedidos por dia contando apenas com as visitas do Google, elas são importantes, mas você precisa ser encontrado de outras formas também.

Sim, as dicas estão super resumidas, minha ideia era dar um norte para quem está começando. Não adianta montar uma loja virtual se você não se preocupar como ela vai ser encontrada, ou como você vai atender seus clientes. Tenho um artigo onde falo detalhadamente de todas as partes do processo de como montar uma loja virtual, você pode ler  como abrir uma loja virtual para tirar suas possíveis dúvidas.

Espero que eu tenha conseguido ajudar a direcionar suas ideias e seus esforços nessa tarefa de montar uma loja virtual. O objetivo da D Loja Virtual é mostrar aos micros e pequenos empreendedores do comércio eletrônico como é simples vender. E uma frase que eu sempre digo, não tenha vergonha de ser pequeno, todas as lojas começam pequenas. Ou você acha que a Netshoes começou desse tamanho que ela é hoje?

Montar uma loja virtual é uma caminhada longa, assim como uma loja física é um processo a longo prazo, mas só pelo fato de você estar lendo este texto significa que você está pesquisando o assunto e indo atrás de conhecimento. Então, você tem grandes chances de se tornar um e-lojista bem-sucedido. Boas vendas!

Sobre o autor:

Marcio Eugênio (D Loja Virtual) é especialista em e-commerce. É também colunista em diversos portais relacionados ao comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com uma vasta experiência em vendas online.

Ele acredita que é possível vender qualquer produto online! Acredita que se você souber como as pessoas compram na internet você pode ter uma loja ou página que vende diariamente. Sua missão pessoal é ajudar pessoas como VOCÊ a vender mais e melhor. Ele tem mais de 10 anos de experiência com vendas online e experiência de causa, pois seu primeiro negócio foi uma loja virtual.

Fonte: Moip

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