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7 dicas essenciais para impulsionar sua campanha de e-mail marketing

23 de Julho de 2015
Por SinalizeWeb

7 dicas essenciais para impulsionar sua campanha de e-mail marketing

Pesquisas mostram que no Brasil, somente 60% das campanhas de e-mail marketing chegam na caixa de entrada. O restante é entregue na caixa de spam ou simplesmente rejeitado pelos ISPs – provedores de serviço de internet, como Hotmail, Gmail e Yahoo. Confira algumas dicas que podem ajudar os e-mails a serem entregues de forma mais efetiva.

1) Autenticação SPF e DKIN
A primeira dica é seguramente a mais importante e a mais técnica. É fundamental que seja feita a autenticação SPF e DKIN logo que a ferramenta de disparo de e-mail marketing é contratada. É um dos critérios apontados pelos ISPs para não classificarem suas campanhas de e-mail marketing como spam. Peça ajuda ao seu provedor de hospedagem (do domínio que será trabalhado), para realizar esta configuração.

2) IP Compartilhado x Dedicado
Entenda IP como um protocolo de comunicação, capaz de endereçar e encaminhar informações pela internet. Todo envio de e-mail ocorre através de IPs. Existem dois tipos de IPs oferecidos por ferramentas de disparo de e-mail marketing: IP compartilhado e IP dedicado.

O IP compartilhado é utilizado por diversas empresas ao mesmo tempo, o que de certa forma é um risco pois uma delas pode receber denúncias de spam e o desempenho de todas as outras empresas será afetado, estando mais propensas a entregarem suas campanhas na caixa de spam.

O IP dedicado é utilizado apenas por uma empresa. Isso permite que ela controle sua reputação através de boas práticas de envio de e-mail marketing, sendo um recurso importante para melhorar a entregabilidade das campanhas.

3) Gere Engajamento
Para aumentar a entregabilidade, gerar engajamento com o seu cliente é essencial. A dica mais importante é: capriche no assunto do e-mail marketing para que o seu cliente tenha curiosidade em ler o conteúdo completo. Muitas ferramentas oferecem a possibilidade de fazer teste A/B, enviando versões diferentes do assunto para uma pequena amostra da lista de contatos e replicando o disparo para o restante da lista, com o assunto vencedor em aberturas.

4) Monitoramento da Caixa de Entrada
Quando uma campanha é disparada, a tendência é acreditarmos que tudo foi entregue perfeitamente, sobretudo quando olhamos a taxa de entrega exibida na ferramenta de e-mail marketing. Mas atenção, isso não significa que a sua campanha foi entregue na caixa de entrada. Cada vez mais os ISPs trabalham no combate ao spam e conteúdo sem relevância. Por isso é importante utilizar uma ferramenta que analisa e monitora o desempenho do e-mail marketing, avaliando se ele foi entregue na caixa de entrada, na caixa de spam ou se foi rejeitado pelos ISPs. Com isso é possível ter transparência, tratar a sua reputação e evitar desperdício de investimento.

5) Valide sua lista de e-mails
Quando validamos uma lista de e-mails, estamos na verdade otimizando o resultado da campanha e evitando bloqueios e entradas em blacklist (listas de domínios e IPs reconhecidos como fontes de spam). Por isso, remova e-mails inválidos, inexistente e corrija erros comuns de escrita de domínios, por exemplo, trocando hotemail por hotmail. Mesmo que você trate o assunto com ética e trabalhe somente com e-mails cadastrados, é importante escolher uma ferramenta capaz de eliminar da sua lista de e-mails, supostos spamtraps (e-mails criados pelos ISPs com o objetivo de atrair e punir spammers). Com isso você terá menos gastos nos envios e possivelmente uma maior conversão.

6) Compatibilidade com Mobile
Os smartphones e tablets não podem mais ser ignorados por empresas que trabalham com e-mail marketing. Segundo pesquisas nos EUA, hoje cerca de 48% dos e-mails são lidos em dispositivos móveis. E este número pode ser ainda maior dependendo do segmento. Construa seu e-mail marketing com design adaptável para smartphones, tablets e desktops. Algumas ferramentas oferecem uma interface drag and drop, onde se cria campanhas apenas arrastando e inserindo elementos, sem a necessidade de entender programação html.

7) Seja multicanal
Além do e-mail marketing, hoje é possível integrar vários canais para otimizar o engajamento com o cliente e aumentar a taxa de conversão. Você pode, por exemplo, disparar um e-mail marketing anunciando a próxima partida do Barcelona e programar para que todos aqueles que abriram a campanha, recebam uma mensagem de voz do Neymar, avisando que a partida já vai começar. É uma ótima oportunidade para colocar a criatividade em prática!

Fonte: Ecommerce Brasil

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