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Está imagem representa o tema abordado pela publicação do blog da Sinalizeweb | Abandono de carrinho: checkout e pagamento

Abandono de carrinho: checkout e pagamento

17 de Novembro de 2015
Por SinalizeWeb

Abandono de carrinho: checkout e pagamento

Na última semana falamos sobre como a questão de preço e frete impactam no abandono de carrinho em uma loja virtual. Agora, é hora de falarmos sobre Checkout e pagamento, e como diminuir os aspectos que tornam esses itens um potencial risco para ao abandono de carrinho.

Checkout
Existem diferentes formas de pagamento em um e-commerce, certamente você tem seus motivos para escolher a sua. Seja por custo, diferencial competitivo ou integração com sua loja virtual.

Mas, um ponto muito importante na escolha do meio de pagamento, que muitas vezes não é levado em conta, é a questão do checkout.

Imagine você na fila do supermercado. Você escolhe seus produtos e coloca no carrinho e se direciona ao caixa para realizar o pagamento. Ao chegar no caixa a(o), atendente lhe pede para fazer um cadastro e assim que você finaliza, pede que se direcione ao banco ou casa lotérica para realizar o pagamento do produto. Lá, você, novamente, tem que fazer um cadastro e efetuar o pagamento, voltar a loja e pegar a sua compra.

Qual a probabilidade disso diminuir a sua chance de concretizar a compra? Grande.
Ao optar por um intermediador de pagamento, o cenário é bem próximo a esse e existe um agravante, o cliente teme ser vítima de fraude. Se coloque no lugar dele. Você está fazendo uma compra e é direcionado a outra página.

Caso você opte pelo intermediador, solicite a possibilidade do checkout transparente, um ambiente em que o cliente não percebe que saiu da loja. Isso irá diminuir as chances dele abandonar a compra.

Outros pontos:
● Não exagere no cadastro. Peça apenas as informações necessárias.
● Ofereça auxilio durante o preenchimento de dados
● Se a integração for bem feita, o cliente não tem que digitar as mesmas coisas muitas vezes.

Pagamento
Quais as formas de pagamento que sua loja oferece ao consumidor? Isso também influencia na concretização da compra.

O consumidor pode entrar em sua loja, escolher o produto, acompanhar o frete e chegar na hora de efetuar o pagamento e não encontrar sua bandeira. Todo o seu esforço em divulgação e captação do cliente pode ser “jogado fora”, por isso esse é mais um ponto de atenção que deve ser administrado pela loja virtual.

Esse critério também passa pela escolha do seu fornecedor de serviços de pagamento. Como já dissemos, no caso de intermediador, temos uma risco maior de abandono de carrinho, pela mudança de site. Mas, por outro lado, intermediadores de pagamento oferecem uma grande abertura de bandeiras e formas de pagamento.

Ao optar por negociar diretamente com as empresas você terá que negociar as taxas de cada uma delas e verificar quais valem mais a apena.

Outras dicas relacionadas ao pagamento:
● pagamento com boleto
● ofereça pagamentos com mais de um cartão
● hibrido entre boleto e cartão
● mais de uma bandeira

Agora que você já foi apresentada a ideia sobre preço, frete, checkout e pagamento, vamos falar sobre outro aspecto que influencia diretamente no abandono de carrinho: Segurança e Credibilidade.

Fonte: EcommerceBrasil

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