Acessibilidade:

Sinalizeweb
  • SinalizeWeb14 anos
  • DivisãoCommtempla
  • EmpresaSW tecnologia.tech
  • Código deConduta
  • Entre emContato

Consultoria SEO

Consultoria SEO, documento de laudo técnico para implementalçai de correções e melhorias

Implementação SEO

Implementação SEO, um time de analistas e desenvolvedores, com foco em performance orgânica e Usabilidade

Análise de Impacto para Migração de Plataformas

Migração Assistida de Plataforma, sem perda de Tráfego Orgânico. Muito além de Redirect 301

Desenvolvimento web pautado em SEO

Desenvolvimento de sites e lojas e-commerce com premissas SEO OnPage

Está imagem representa o tema abordado pela publicação do blog da Sinalizeweb | Aproveite as festas juninas para vender mais

Aproveite as festas juninas para vender mais

29 de Junho de 2015
Por SinalizeWeb

Aproveite as festas juninas para vender mais 

Empresários de vários ramos podem explorar o período para aumentar faturamento e atrair novos clientes.
As festas juninas criam cenário propício para micro e pequenas empresas aumentarem as vendas e ampliarem os lucros. Assim como em outras datas comemorativas, seguir no embalo das celebrações e alcançar resultados satisfatórios exigem planejamento e criatividade. 

O período de São João pode ser ideal para a oferta de pratos exclusivos no seu restaurante. Outra opção é organizar festivais de comidas típicas e divulgar o seu tempero para clientes que ainda não o experimentaram. 

Em lojas de roupas e calçados, vale a queima de estoque: peças com estampa xadrez, além de sapatos, sandálias, botas e acessórios de couro, têm grande apelo. Customizar roupas, em especial para crianças que participam de festas escolares, pode ser um serviço adicional.

No setor de turismo, invista em pacotes de viagens promocionais e aproveite a oportunidade para fidelizar e atrair novos clientes. 

Confira a seguir mais dicas do Sebrae.
Oportunidades
Lanchonetes, padarias, restaurantes, mercearias e mercados têm nessa época do ano a oportunidade de aumentar o faturamento. É no setor de alimentos que se encontra a maior expectativa com o período junino. Em meio à grande concorrência, é preciso pensar em estratégias para conquistar a clientela.

É importante apresentar um diferencial para agregar valor ao produto oferecido: seja na diversificação da receita, apostando em ingredientes ou sabores diferentes, seja na apresentação dele por meio de embalagem com cores ou em formato específico.

Os tradicionais quitutes (milho, amendoim, pamonha, pipoca, paçoca, canjica e bebidas, como licores) e outros produtos típicos podem ser dispostos em um espaço destacado: prateleiras ou quiosques. Oferecer degustação também é um meio de atrair a clientela.

Vender mais
Outro fator que estimula as vendas nesse período são as temperaturas mais amenas do país, o que estimula o consumo de itens como queijos, vinhos, caldos, sopas e carnes. Por isso, dispor produtos relacionados e próximos aos típicos pode incentivar o consumidor a levar mais itens para casa.

Caso a empresa seja do ramo alimentício e não ofereça costumeiramente comidas típicas, é válido apostar na oferta de um prato especial, acrescentando-o ao cardápio durante a temporada. Essa atitude pode ser vista como um agrado para os clientes.

Não se deve esquecer, porém, que é essencial aplicar as boas práticas de produção e manipulação de alimentos.

Quer aproveitar a época para aumentar os lucros? No curso a distância Como vender mais e melhor, você aprende a melhor estratégia de mercado para posicionar o seu negócio e atrair mais clientes.
Trajes típicos
O período junino também é uma festa para o ramo de confecções: o aquecimento no setor atinge toda a cadeia, que vai da produção à venda, antes mesmo do mês de junho.

Trajes típicos e acessórios (vestidos e roupas que lembram Maria Bonita e Lampião, chapéus, botas e sandálias de couro, tiaras, lacinhos, além de objetos de decoração como cestos e peneiras) têm grande apelo junto ao público. Isso representa oportunidade de ganhos para quem atua nesse setor.

Mas as lojas de roupas tradicionais, especialmente nas cidades onde as festas juninas são motivo de grande celebração, também têm a oportunidade de faturar mais.

Nesse caso, a ambientação da loja é o maior chamariz: a regra é demonstrar para o cliente a importância da época junina, investindo na decoração típica e mudando o uniforme dos funcionários, além de destacar na vitrine peças que são tendência na ocasião.
Turismo e artesanato
O apelo turístico das festas juninas beneficia, ainda, o setor de turismo. O Nordeste é, naturalmente, o melhor destino para uma imersão nas festas do mês de junho.

É uma oportunidade ideal para agências de viagens impulsionarem as vendas de pacotes turísticos, em especial neste momento de baixa nas viagens ao exterior.

Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte são estados com grande tradição de festas juninas e que têm no turismo mais uma fonte de geração de renda para a economia local nessa época.

Apostar em pacotes promocionais, destacando as celebrações do mês nesses destinos, é uma maneira de atrair os clientes.

Além dos trajes e acessórios típicos já mencionados, os artesãos se beneficiam nesse período com a venda direta aos turistas. Nesse caso
, o faturamento pode ser ampliado com a venda de peças personalizadas ou que sirvam de lembrança – uma maneira de aumentar o portfólio de produtos.


Estratégias
Embora seja excelente oportunidade para aumentar os lucros, datas sazonais como as festas juninas exigem planejamento. Fazer um checklist para a estratégia a ser adotada durante o período é importante e pode evitar prejuízos.

É fundamental conhecer as necessidades do consumidor. Não se pode esquecer de analisar a concorrência. Além disso, é importante avaliar a matéria-prima ou o estoque e a necessidade de contratação de mão de obra adicional. É preciso pensar em promoções especiais e na logística, assim como estabelecer metas e prazos.

No final, deve-se fazer um balanço do que deu certo e errado, programando-se para o próximo período.

Fonte: Sebrae

Conheça melhor o cenário de tráfego do seu site

Receba a Opinião de um de Nossos Especialistas

Calculadora de

E-commerce

Defina sua meta de faturamento e com base num ROI estimado, saiba qual é o investimento ideal em marketing de performance para a sua estratégia de negócio online.

Calculadora de Ecommerce

Assine agora nossa newsletter

Este site usa cookies apra garantir que você obtenha a malhor experiência em nosso site. Leia a Política de Privacidade