Acessibilidade:

Sinalizeweb
  • SinalizeWeb14 anos
  • DivisãoCommtempla
  • EmpresaSW tecnologia.tech
  • Código deConduta
  • Entre emContato

Consultoria SEO

Consultoria SEO, documento de laudo técnico para implementalçai de correções e melhorias

Implementação SEO

Implementação SEO, um time de analistas e desenvolvedores, com foco em performance orgânica e Usabilidade

Análise de Impacto para Migração de Plataformas

Migração Assistida de Plataforma, sem perda de Tráfego Orgânico. Muito além de Redirect 301

Desenvolvimento web pautado em SEO

Desenvolvimento de sites e lojas e-commerce com premissas SEO OnPage

checklist black friday e natal

Checklist Black Friday e Natal: você está preparado?

Quando o assunto é um pequeno ou médio e-commerce, a primeira pergunta que surge é: será que Black Friday vale à pena para pessoas que não tem uma grande marca, cujo brand ainda não é forte? A resposta é sim, vale e muito. E se você fizer direitinho a lição de casa, vai se surpreender… Continuar lendo Checklist Black Friday e Natal: você está preparado?

PorSinalizeWeb
checklist black friday e natal

Quando o assunto é um pequeno ou médio e-commerce, a primeira pergunta que surge é: será que Black Friday vale à pena para pessoas que não tem uma grande marca, cujo brand ainda não é forte? A resposta é sim, vale e muito. E se você fizer direitinho a lição de casa, vai se surpreender com os resultados. Não é fácil não, isso é um fato, mas vale a pena quando é bem feito.

O fato é que quando você consegue aumento de vendas, nunca volta ao patamar que tinha anteriormente, permanece em um patamar superior de vendas. Para tanto, podemos ajudá-lo com um Checklist Black Friday e Natal completo.

Como pensar na Checklist Black Friday e Natal?

Para potencializar os resultados, o trabalho precisa acontecer de uma maneira específica. O ideal para um lojista é que ele comece a se preparar para a Black Friday e para o Natal em setembro. Sim, nós sabemos que o brasileiro adora deixar as coisas para última hora. Bom, antes tarde do que nunca, já diria o provérbio. O motivo de trabalhar antes é que você tem tempo de negociar com seus fornecedores e entender o que eles precisam para dar tudo certo na data correta.

Outro tema importante é o Google. As buscas orgânicas demoram um pouco para aparecerem para o usuário final, por isso, o ideal é criar conteúdos do tema bem antes da data do Black Friday ou Natal. Isso dá tempo aos robôs para te indexarem bem naquele tema. Outra estratégia indicada para uma loja virtual é criar dentro do e-commerce categorias exclusivas, ou seja, abrir uma área só para um tipo de marca por exemplo dentro da sua loja.

No caso das pequenas lojas virtuais, o segredo é trabalhar em quatro pilares na Black Friday: 1) Campanhas no Google Shopping, ou seja, você precisa investir um pouco em  anúncios com suas promoções; 2) O SEO do seu e-commerce – é necessário um bom SEO; 3) Marketplace – Se você é pequeno e não tem marca, investir em Marketplace vai fazer a diferença para atrair público novo e trazer credibilidade a sua loja; e 4) Comparadores de Preços – Se o assunto é promoção, não dá para esquecer dos comparadores de preços.

Atributos dos produtos podem fazer a diferença no Black Friday

Outro ponto importantíssimo e muito deficiente, principalmente no cliente iniciante de e-commerce, mas não só nele, deficitário também em empresas de médio porte, é a categorização/ taxonomia de produto. O lojista entrega muito da responsabilidade do Black Friday para os Marketplaces e para as Campanhas de Anúncios, mas esquece de fazer sua própria lição de casa.

O Marketplace, assim como todas as plataformas de Promoção e Comparadores de preço vão indexar o produto de uma loja melhor se obtiverem qualidade de informações. Um produto precisa ter um bom título, a marca fabricante precisa estar clara, o código de barras do produto também, a quantidade no estoque, os tamanhos e todas as variações que o item possui ( o que vai virar uma família de SKUs) e os dados de logística (comprimento, largura, altura e peso) para atuar junto a plataformas de e-commerce. Todos esses atributos são fundamentais para se trabalhar com Performance.

No caso do Marketplace, outro assunto a ser avaliado são os fatores de indexação: 1) a pontuação, isto é, a recomendação do produto e da loja; 2) o preço, isso mesmo, a competitividade nos marketplaces está evoluindo e hoje eles já sugerem redução de preços para lojistas estratégicos; 3) a quantidade de produtos que eu tenho em estoque;  4)o  tempo de entrega dos produtos;  5) valor de frete – existe muita gente que ainda tenta ganhar no frete, mas hoje os Marketplaces já estão preparados para regular isso e essas pessoas acabam perdendo pontos ; 6) a descrição do produto – precisa ter um título bom do produto para rankear lá dentro e tem que pensar em SEO para isso.

Acabou? De fato, não! Se o objetivo é obter o melhor resultado, ainda há algo a mais que a maioria das lojas, incluindo as grandes marcas, não dão o devido valor. Estamos falando de criar uma resenha dos produtos que você vende. Faça uma descrição genuína, completa, que destaque a loja e a marca. Por exemplo, fale dos benefícios daquele produto, de como conservá-lo melhor, etc. No SEO, quanto mais denso o conteúdo, melhor ele indexa nas buscas orgânicas. Com isso, o lojista pode conquistar um dos pilares do SEO, a proeminência e relevância.

Os lojistas esquecem que o marketplace, o Google Shopping, os comparadores, todos vão trabalhar com tudo aquilo que deveria que ele deveria trabalhar também. Muitos lojistas se preocupam com o famoso “by box”, ou seja, o como a loja vai ranquear o  produto dentro da loja do Marketplace.. Porém, esquecem que precisam ajudar as plataformas a posicionarem bem os produtos da loja virtual. Se ele tiver uma descrição bacana original, sem dúvida nenhuma ele vai se destacar pois a grande maioria, infelizmente, copia e cola a informação recebida do fabricante.

O Black Friday é uma promoção de vendas muito agressiva e de altíssima concorrência, mas ser criativo sempre fez a diferença. Trabalhar na sua descrição não custa nada extra para você e pode aumentar e muito suas vendas. Faça no online como era feito no tempo em que as vendas aconteciam pessoalmente.

E se você já está na reta final e não dá mais para se preparar para o Black Friday, não se preocupe, prepare-se de qualquer maneira, pois logo vem o Natal, e o Reveillon e o Carnaval e o dia das Mães e dos Namorados, etc. Se você vende, você vai precisar disso sempre. Considere utilizar um Checklist Black Friday e natal para seu negócio!

Conheça melhor o cenário de tráfego do seu site

Receba a Opinião de um de Nossos Especialistas

Calculadora de

E-commerce

Defina sua meta de faturamento e com base num ROI estimado, saiba qual é o investimento ideal em marketing de performance para a sua estratégia de negócio online.

Calculadora de Ecommerce

Assine agora nossa newsletter

Este site usa cookies apra garantir que você obtenha a malhor experiência em nosso site. Leia a Política de Privacidade

Confira na Mídia

sinalizeweb na mídia agencia-globo
sinalizeweb na mídia computer-world
sinalizeweb na mídia digitalks
sinalizeweb na mídia ecommerce-brasil
sinalizeweb na mídia mundo-marketing
sinalizeweb na mídia ti-inside