Acessibilidade:
Login

  • SinalizeWeb14 anos
  • DivisãoCommtempla
  • EmpresaSW tecnologia.tech
  • Código deConduta
  • Entre emContato

Consultoria SEO

Consultoria SEO, documento de laudo técnico para implementalçai de correções e melhorias

Implementação SEO

Implementação SEO, um time de analistas e desenvolvedores, com foco em performance orgânica e Usabilidade

Análise de Impacto para Migração de Plataformas

Migração Assistida de Plataforma, sem perda de Tráfego Orgânico. Muito além de Redirect 301

Desenvolvimento web pautado em SEO

Desenvolvimento de sites e lojas e-commerce com premissas SEO OnPage

Está imagem representa o tema abordado pela publicação do blog da Sinalizeweb | Diga adeus aos sites “cartão de visita”

Diga adeus aos sites “cartão de visita”

03 de Novembro de 2015
Por SinalizeWeb

Diga adeus aos sites “cartão de visita”

Observe! Corriqueiramente nos deparamos com sites de empresas que nada mais passam do que a mensagem “esse é o cartão de visita da minha empresa”. O único problema porém é que esse discurso já está ultrapassado. É muito anos 90.

Hoje, um site é feito principalmente para gerar negócios e também pode, e deve, automatizar alguns processos na relação empresa X cliente. Acredito que eles devem ser construídos utilizando plataformas que permitam que a gestão e atualização de conteúdo aconteçam de maneira simples e fácil para que qualquer pessoa, especialmente os gestores e sócios da empresa, possam fazê-lo de maneira tranquila.

São várias as plataformas que permitem esse tipo de ação. Agências de marketing e produtoras de sites já estão vendendo, inclusive, plataformas próprias. Há também outras ferramentas excelentes disponíveis no mercado. Um bom exemplo é o WordPress, que se bem utilizado, além de poderoso também pode se tornar invisível aos olhos do usuário final.

Toda construção de site começa com um bom briefing passado pelo cliente para a agência ou produtora que vai desenvolver o projeto. Neste momento é importante entender qual é o público alvo para determinado produto ou serviço, quem são seus principais concorrentes, como são realizadas essas vendas, como é a marca do cliente, a história da empresa, entre outras informações que serão imprescindíveis para uma pesquisa e imersão posteriores realizadas pela agência para entender quais são as melhores formas de converter um lead (potencial cliente) por meio desse site. Se não houver reunião de briefing, troque de fornecedor!

Com todos os dados organizados, o próximo passo é fazer um planejamento. Uma das coisas que sempre atrasam qualquer site é o material do cliente, por isso é importante que as duas partes discutam como esse material será fornecido ou produzido e quando será entregue. Essa é a parte que geralmente compromete o andamento do desenvolvimento do site.

Na sequência se faz necessária a imersão para entender como o usuário será impactado no site. A interface da home é muito importante. Assim como é importante avaliar que tipo de informação e tecnologias serão inseridas para impactar o usuário e motivá-lo a continuar navegando pelo site. É muito importante que a agência ou produtora atente para a questão da usabilidade.

Isso, porque não adianta o site ter um belo layout, mas não ser funcional. Botões com chamadas para ação (call to actions) são bem vindos! Hoje, o Google não quer mais saber se o seu site tem keywords espalhadas, o importante é que ele detecte que o site oferece uma boa experiência para o usuário, tanto em termos de conteúdo, velocidade de carregamento e é claro, arquitetura de informação! Formulários de contato localizados de forma estratégica também são essenciais!

Antes da criação do layout, a agência ou produtora deve enviar o chamado WIREFRAME, que é um documento com a estrutura do seu site em blocos. Atualmente há wireframes navegáveis. Por meio desse material já será possível saber onde será o menu, o que ficará disposto nele, no topo, rodapé, barras laterais, ou seja, será possível visualizar todo o site até mesmo com o conteúdo já inserido – ou no mínimo o espaço ideal para o conteúdo.

Após a criação e aprovação de todos os layouts, vem a fase do desenvolvimento. É nesse momento que tudo vai se tornar realidade, de preferencia respeitando boas práticas de desenvolvimento, com código limpo e comentado para futuras manutenções.

Às vezes é necessário também automatizar algum processo. No caso das escolas, por exemplo, pode haver um link para que o pai solicite uma segunda via de boleto. As empresas também podem contar com um sistema integrado de orçamento, se bem desenvolvida, essa ferramenta entregará à equipe de vendas um material com as informações necessárias para que seja dado um bom retorno ao futuro cliente!

Em suma, tenha um site clean, que chame a atenção dos usuários logo na home e direcione esse potencial cliente para as áreas de interesse. Um layout impecável, emprego inteligente das técnicas de usabilidade e, é claro, aquele toque vendedor garantem um bom retorno conquistado pela página na web.

Depois de tudo isso, é importante medir! Uma boa forma é ter um código de rastreabilidade para cada formulário de contato, por exemplo. É possível, por meio dos relatórios da sua ferramenta de web analytics (Google Analytics por exemplo), analisar quantos contatos ou novos leads você conquistou em um dia ou mês.

E o mais importante: é possível saber por qual meio ou mídia esse usuário foi impactado e entrou em contato pelo formulário do seu site. Mensurar na internet é tudo, imagine que você está destinando uma certa quantia para links patrocinados e quer saber quantos contatos vieram desses cliques pagos. Isso é possível graças a essa rastreabilidade!

Portanto, uma dica para você que quer criar o site da sua empresa e já pensa em começar a selecionar uma produtora ou agência: diga que você quer um site para gerar negócios e tome cuidado com ofertas mirabolantes!

Fonte: EcommerceBrasil

Conheça melhor o cenário de tráfego do seu site

Receba a Opinião de um de Nossos Especialistas

Só mais algumas informações

Calculadora de

E-commerce

Defina sua meta de faturamento e com base num ROI estimado, saiba qual é o investimento ideal em marketing de performance para a sua estratégia de negócio online.

Assine agora nossa newsletter

Este site usa cookies apra garantir que você obtenha a malhor experiência em nosso site. Leia a Política de Privacidade