Acessibilidade:
Login

  • SinalizeWeb14 anos
  • DivisãoCommtempla
  • EmpresaSW tecnologia.tech
  • Código deConduta
  • Entre emContato

Consultoria SEO

Consultoria SEO, documento de laudo técnico para implementalçai de correções e melhorias

Implementação SEO

Implementação SEO, um time de analistas e desenvolvedores, com foco em performance orgânica e Usabilidade

Análise de Impacto para Migração de Plataformas

Migração Assistida de Plataforma, sem perda de Tráfego Orgânico. Muito além de Redirect 301

Desenvolvimento web pautado em SEO

Desenvolvimento de sites e lojas e-commerce com premissas SEO OnPage

Está imagem representa o tema abordado pela publicação do blog da Sinalizeweb | E-commerce: como negociar com as transportadoras

E-commerce: como negociar com as transportadoras

18 de Agosto de 2015
Por SinalizeWeb

E-commerce: como negociar com as transportadoras

Um dos custos mais relevantes em uma operação de e-commerce é referente ao frete, representando mais de 50% dos custos logísticos. Isto ocorre porque em praticamente todas as transações de uma loja virtual há envio de mercadorias, seja ela feita pelos Correios ou transportadoras em geral.

Para atender a demanda e obter preços mais competitivos para este serviço, é imprescindível ter contratos e receber tabelas de fretes de mais de uma transportadora. Isso é necessário, pois cada empresa de transportes possui preços e prazos distintos para determinadas rotas onde atuam, assim como especificidades sobre a mercadoria a ser transportada.

Para estabelecer bons contratos, além de colocar margem sob o frete, deve-se negociar descontos a fim de reduzir diretamente o custo. Contudo, esta é uma dificuldade comumente encontrada pelos lojistas.

Como negociar melhores contratos?

Em quase todos os casos, quando o gestor vai iniciar uma negociação com determinada transportadora, a primeira pergunta é: qual o perfil de carga de sua loja? Então, antes de iniciar qualquer negociação é importante que o lojista faça um checklist com as informações sobre a sua própria operação. São essas informações que irão nortear a transportadora a fazer uma tabela de frete mais ajustada com a real necessidade do lojista. São alguns pontos desse checklist:

Origem de expedição/coleta;
Quantidade de envios em determinada faixa de tempo (mês/dia/semana);
Valor médio de suas notas fiscais;
Peso médio de seus produtos;
Porcentagem de produtos com peso cubado maior que o real;
Dispersão (representatividade de cada UF, cidade ou CEP no total de seus pedidos).
Se possível, é indicado que você envie uma tabela para a transportadora com todo o seu histórico de pedidos e respectivos valores de nota, cep’s e pesos. Quanto mais assertiva for a informação, maior a chance da transportadora passar uma tabela otimizada e competitiva.

Quando a empresa de transportes não possui as informações necessárias e de maneira precisa, acaba não tendo meios para tomar uma decisão de forma segura. Desta forma, a fim de garantir o seu lucro, a decisão penderá sempre para um contrato com uma margem maior, ou seja, um preço de frete mais alto do que deveria ser.

Um dos principais aspectos a serem considerados em uma negociação é o perfil da carga a ser transportada. É imprescindível ter muito claro as especificidades que abrangem a maior porcentagem dos produtos e colocar isso em relevância na hora de contratar uma transportadora.

No case deste vídeo, o empreendedor Leonardo Simão entendeu que a cubagem era um fator crítico em seu frete após ver seu custo dobrar da noite para o dia. A partir deste entendimento, Leonardo ampliou o seu leque de transportadoras de 4 para 16 empresas específicas e regionais, as quais operam com isenção de cubagem. Esta estratégia fez a Bebê Store reduzir consideráveis 70% de seu custo de frete.
Fonte: EcommerceBrasil

Conheça melhor o cenário de tráfego do seu site

Receba a Opinião de um de Nossos Especialistas

Só mais algumas informações

Calculadora de

E-commerce

Defina sua meta de faturamento e com base num ROI estimado, saiba qual é o investimento ideal em marketing de performance para a sua estratégia de negócio online.

Assine agora nossa newsletter

Este site usa cookies apra garantir que você obtenha a malhor experiência em nosso site. Leia a Política de Privacidade