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Empresários usam WhatsApp para turbinar vendas

Empresários usam WhatsApp para turbinar vendas Muito mais do que um aplicativo (app) de bate-papo, hoje o WhatsApp – o ‘zap zap’ – é um grande aliado, tanto do varejo como de pequenos empresários para atrair clientes.Com mais de 47 milhões de usuários no Brasil, o app, que virou febre, se consolida em vários setores… Continuar lendo Empresários usam WhatsApp para turbinar vendas

PorSinalizeWeb

Empresários usam WhatsApp para turbinar vendas

Muito mais do que um aplicativo (app) de bate-papo, hoje o WhatsApp – o ‘zap zap’ – é um grande aliado, tanto do varejo como de pequenos empresários para atrair clientes.
Com mais de 47 milhões de usuários no Brasil, o app, que virou febre, se consolida em vários setores como um canal de vendas, de interação e fidelização do consumidor.

Na Bahia, há empreendedores que dobraram o faturamento após o uso da ferramenta nos seus negócios. É o caso do artista e microempreendedor individual (MEI) Diego Carvalho, de 28 anos. Dono da empresa e marca de camisas Blueberry, há cerca de um ano ele usa o WhatsApp para se comunicar com fornecedores e com o consumidor.

Com a ação, Carvalho dobrou as vendas e aumentou a clientela em cerca de 50%. “Tenho conversas com os revendedores e com fornecedores – mando as fotos das camisetas – e falo com os clientes, que me mandam desenhos e artes e eu já envio o orçamento”, conta.

Além da facilidade, a ferramenta de mensagens instantâneas o conecta diretamente ao seu público. “São dez grupos de surfistas, skatistas, etc. Quando a coleção fica pronta, coloco as fotos dos itens nos grupos e as pessoas logo entram em contato”, revela.

Lista

Chefe de cozinha e proprietário do Boteco do Piri, Jailson Fernandes, 39, o Piri, também é conhecido pela forte atuação no app. São mais de 500 clientes divididos em duas listas de transmissão – que lhe permitem enviar uma mensagem para vários contatos.

“Nós pedimos os contatos dos clientes e perguntamos se eles querem receber notícias do Boteco. Enviamos uma peça por semana, divulgando alguma ação, e também fazemos reservas”, enumera.

Depois de seis meses usando o zap zap, as vendas aumentaram em 30%. No final de semana, a espera, que era de duas mesas, hoje chega a dez. “O cliente se sente mais próximo do lugar e se sente cuidado. O mais legal é que as pessoas já respondem e vão compartilhando”. A cada 100 pessoas que recebem as peças, dez vão ao estabelecimento.

A estratégia de Diego e Piri, segundo a gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), Mariana Cruz, tem sido cada vez mais comum entre pequenos e médios empresários baianos. “Tem a ver com o perfil do empreendedor, que está ligado a tecnologias”.

Perfil

A estudante de administração Camila Rogério, 22, representa esse perfil. Cerca de 95% dos negócios dela são fechados pelo aplicativo. Há três meses com o negócio “Baked by Mila”, ela vende 700 cupcakes por mês e chegou a faturar entre R$ 2 mil e R$ 2,5 mil no último mês. “Decidi investir nas redes sociais, pois meu público é em sua maioria jovem”, diz ela, que começou com o Instagram. “Hoje uso mais o WhatsApp e é essencial. O atendimento é mais rápido, quase que instantaneamente. As pessoas precisam dessa atenção”, opina ela.

Cuidados

Segundo o sócio da COM Inteligência Digital e da PaperCliQ, Marcel Ayres, as diversas funcionalidades de interação e de multimídia do Whatsapp atrai cada vez mais usuários para o aplicativo. “São atrativos para as marcas que querem reforçar o relacionamento e a proximidade com seu público”, assegura o especialista em marketing digital.

Apesar disso, ele acredita que a maior parte dos empresários ainda esbarra nas estratégias de atuação e relacionamento. “Este uso deve respeitar a vontade e a privacidade dos usuários, evitando práticas intrusivas como o spam. Práticas como o OPT-IN (aceite para receber mensagens) e OPT-OUT (cancelamento do recebimento de mensagens) devem valer também para o WhatsApp”.

Mariana, do Sebrae, acrescenta que os empresários devem identificar o limite entre profissional e pessoal. “Como é uma ferramenta que não há um horário de acesso, o limite é muito tênue. O empresário deve evitar compartilhar as mensagens tarde da noite e muito cedo”, diz. Ela recomenda que a atenção seja redobrada no caso de imagens e peças gráficas. “Evite cometer erros ortográficos, facilmente percebidos pelo cliente, que atrela à empresa uma imagem negativa”.

Entre as dicas para otimização do zap como uma ferramenta de marketing, ela sugere o agrupamento de clientes. “Classifique os clientes em grupos, e passe a mensagem da forma correta para o público certo. Se for um público jovem, use uma linguagem mais coloquial”, observa.

Fonte: The Emagazine

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