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Entenda como funcionam e como evitar as blacklists no e-mail marketing

13 de Outubro de 2015
Por admin

Entenda como funcionam e como evitar as blacklists no e-mail marketing

Esse é o pesadelo de qualquer profissional que trabalhe com envio de e-mails. As Blacklists foram criadas para inibir a prática de Spam. São listas de IPs ou domínios que, por algum motivo, foram identificados como spammers e são impedidos de entregar qualquer comunicação nas caixas de entrada de alguns ISP’s.

Se a sua taxa de abertura está caindo ou se chegar a zero em algum servidor, é importante que você entre em contato com eles para verificar se o seu IP/Domínio foi parar em alguma dessas Blacklists. Uma vez que seu domínio entra em uma dessas listas, o seu e-mail não será entregue nem na Caixa de Entrada, nem no lixo eletrônico, ela será retida.

Por que eu entrei em uma Blacklist?

Existem diversos motivos para entrar em uma Blacklist, isso pode estar relacionado com a reputação do seu IP, com o HTML ou, até mesmo, com as palavras que voce utiliza para o assunto. Mas os principais motivos são as quantidades de Report Spam, Hardbounces e Spamtraps de seus envios. Fique de olho nesses números!

Como eu saio de uma BlackList?

Cada Blacklist tem um método diferente para a exclusão de domínios/IPs. Entre em contato com a organização responsável pela lista e veja o processo necessário para sair.

Provavelmente eles farão um acompanhamento do seu trabalho antes da retirada definitiva da Blacklist, para ter certeza que você não pratica Spam.

Listamos algumas das Blacklists que você pode consultar e verificar o seu IP/domínio:

http://www.barracudacentral.org/lookups
https://www.senderscore.org/blacklistlookup/
https://www.spamhaus.org/lookup/
https://www.spamcop.net/bl.shtml
https://admin.uribl.com
http://www.sorbs.net/lookup.shtml
Como faço para não entrar em uma BlackList?

Agora que você já está convencido de quão ruim é estar em uma dessas listas, veja 6 dicas básicas para evitá-las.

Garanta que toda a sua base ativa seja Opt-in da sua marca. Ou seja, seu cliente precisa ter autorizado receber as suas comunicações via e-mail. Não compre base e não envie campanhas para quem não quer recebe-las, isso só aumenta a sua taxa de Report Spam.
Não faça disparos por parceiros! Esse tipo de ação é um risco constante de inserção em Blacklists. Por mais que os envios não sejam feitos pelo seu IP ou sender, o domínio de redirecionamento é o seu, e isso faz com que os usuários entendam que sua marca pratica Spam.
Coloque sempre o link de descadastro em suas campanhas. Se o cliente não quer receber a sua comunicação, não tem por que continuar enviando e aumentar os riscos de um Report Spam.
Não abuse da frequência de disparos! Um dos maiores motivos de reclamações de Spam é a quantidade de e-mails recebidos. Se você tem muito conteúdo relevante, tente compilar em um único e-mail ou faça testes de envios e acompanhe os resultados. Veja os melhores dias para enviar, de acordo com a abertura e cliques. Se você perceber que essas taxas estão caindo ou que a taxa de descadastro está aumentando, é melhor rever a sua estratégia.
Se você tem uma parte da base altamente engajada e que gosta de receber notícias suas diariamente, use um filtro para identifica-los e prepare uma comunicação especial para essas pessoas. Isso evitará muitos Hardbounces, Spamtraps e com certeza diminuirá sua taxa de reclamações, já que a base é ativa e está acostumada a receber campanhas diárias.
Siga boas práticas na hora de criar os seus HTMLs e títulos. Faça testes A/B e avalie o que pode ser otimizado para melhorar suas notas.
É claro que existem outras práticas que você pode adotar para prevenir as Blacklists, mas se você prestar atenção nos pontos indicados acima, a probabilidade de você ser considerado um spammer cairá bastante.

Fonte: EcommerceBrasil

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