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Está imagem representa o tema abordado pela publicação do blog da Sinalizeweb | Ferramentas passam, o que realmente interessa é a estratégia

Ferramentas passam, o que realmente interessa é a estratégia

25 de Novembro de 2015
Por SinalizeWeb

Ferramentas passam, o que realmente interessa é a estratégia

No final de 2014, a Tracto divulgou a primeira edição da pesquisa “Ciclo de Vida das Táticas de Content Marketing”. Trata-se de uma sondagem, baseada na curva do Hype Cycle for Emerging Technologies da consultoria Gartner. Resumidamente, toda tecnologia passa por um ciclo desde o seu lançamento: atinge seu auge, tem suas expectativas derrubadas e atingem um nível de estabilidade — isso se não ficarem obsoletas.

A primeira parte da curva é caracterizada por uma onda de popularização, alimentada pelo boca-a-boca, pela mídia, por cases de pioneirismo (ou seja, hype). Foi assim com o blog, a partir dos anos 2000, quando a Web enfim tornou-se mais amigável para os produtores de conteúdo. Depois de receber um atestado de óbito de publicações como a Wired, é possível afirmar que as virtudes e limites da ferramenta são conhecidas. A questão é: por que usá-la?

Discurso unânime
Criador da RazorSocial, que mantém entre outros conteúdos uma das maiores e mais organizadas listas de ferramentas úteis, Ian Cleary posiciona-se como especialista quando se trata de escolher qual tecnologia usar. Mesmo assim, sua visão é a mesma de todos os profissionais entrevistados para o Content Marketing Brasil: sai caro escolher a ferramenta errada.

Andy Crestodina, que também atua com desenvolvimento de solções na Orbit Media, chama atenção exatamente para a dinâmica envolvendo o ciclo das táticas escolhidas. Instrumentos populares de comunicação como o Facebook mudam sua lógica para promover resultados com frequência. Mesmo sistemas mais duradouros como WordPress procuram se adaptar a mudanças. Se o site, o código-fonte, a regra do jogo mudar, o que fazer?

É unânime a visão de que a escolha das ferramentas não deve preceder à decisão mais importante: quais são os objetivos a serem atingidos. Assim, o melhor caminho é eleger um conjunto de táticas para se chegar lá — e não o comum “vamos entrar nesse Snapchat/Periscope/Ello/Vine e ver o que acontece”. Bert van Loon reconhece que é preciso entender suas funcionalidades, mas o êxito não está na operação, na instrumentalização.

Pode parecer óbvio (ou mesmo irritante) a insistência no planejamento, mas não deixa de ser sintomático o fato do tema ficar evidente mesmo em outras discussões, como no calculo do ROI ou na definição de engajamento. Por via das dúvidas, pergunte ao seu gestor claramente os motivos e as intenções na próxima vez em que ele disser que “é preciso entrar agora mesmo nessa nova rede social, já que está todo mundo lá”.
Fonte: EcommerceBrasil

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