Acessibilidade:

Sinalizeweb
  • SinalizeWeb14 anos
  • DivisãoCommtempla
  • EmpresaSW tecnologia.tech
  • Código deConduta
  • Entre emContato

Consultoria SEO

Consultoria SEO, documento de laudo técnico para implementalçai de correções e melhorias

Implementação SEO

Implementação SEO, um time de analistas e desenvolvedores, com foco em performance orgânica e Usabilidade

Análise de Impacto para Migração de Plataformas

Migração Assistida de Plataforma, sem perda de Tráfego Orgânico. Muito além de Redirect 301

Desenvolvimento web pautado em SEO

Desenvolvimento de sites e lojas e-commerce com premissas SEO OnPage

método AIDA estratégias de marketing

Método AIDA: Saiba o que é e como ele pode ajudar suas estratégias de marketing

O método é um importante aliado nas suas estratégias de marketing. Confira nesse artigo como trabalhá-las!

PorSinalizeWeb

Criado no final do século XIX, nos Estados Unidos por um dos pioneiros da publicidade chamado Elias St. Elmo Lewis, o Método Aida trata-se de uma estratégia de vendas inteligente que reúne Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Mesmo depois de mais de 100 anos da criação, essa técnica é empregada até os dias atuais pelas agências de publicidade devido sua efetividade. 

Ainda melhor, a técnica está se adaptando ao século XXI e sendo empregada no marketing digital, aproveitando toda a tecnologia à disposição das empresas para otimizar campanhas e atrair clientes. 

Em um mundo cada vez mais digital, em que os equipamentos eletrônicos estão ocupando os espaços dentro do ambiente doméstico e profissional, o melhor a se fazer é aplicar o método AIDA da melhor forma possível.

Assim, a criatividade deve ser colocada de maneira adequada dentro das campanhas de publicidade, levando em consideração que os hábitos dos consumidores estão se transformando pela mesma razão: a interferência, mesmo que positiva, dos novos aparelhos eletrônicos. 

A seguir será apresentado como cada anúncio publicitário é aplicado nessa ferramenta, apresentando/devendo apresentar características como:

  • Atrair a Atenção do consumidor;
  • Manter o Interesse no produto ou serviço;
  • Criar o Desejo para a aquisição;
  • Proporcionar uma Ação para que possa comprar. 

Todos os pontos devem ser aplicados de forma que o foco esteja sempre no que as empresas têm a oferecer aos consumidores. 

Utilizando o método AIDA fica mais fácil aplicar estratégias voltadas para o marketing digital seguindo cada etapa de maneira lúcida e da forma mais apropriada, ampliando as chances de conversão.

Atenção para chamada do lead de forma convidativa

Os anúncios publicados nas plataformas digitais disputam espaço com muitos elementos que também precisam se vender e se destacar.

Dessa forma, é preciso apelar para a criatividade, utilizando cores e formas que chamam a atenção, mesmo que de maneira convidativa, e compreender bem os desejos do público.

Para isso, podem ser utilizadas montagens diversas, ou filtros sobre imagens que podem validar o que o internauta vai encontrar caso direcione o mouse e faça o clique tão necessário para construir a jornada de compra. 

Quando uma empresa de limpeza predial terceirizada oferece os serviços para os mais diversos clientes, é possível utilizar imagens que remetem a esse serviço e trazer aspectos de limpeza, beleza e conforto às estruturas.

Isso significa que é preciso entender como os clientes podem se sentir convidados a conhecer o que está sendo apresentado. 

Por isso a atenção deve ser relacionada aos trabalhos que podem ser realizados pela empresa, seus diferenciais e qualidades - bem como os resultados obtidos.

Também é preciso levar em consideração o posicionamento do anúncio dentro da plataforma digital, levando em consideração o direcionamento para o público-alvo.

Dessa forma, há diversos fatores que devem ser definidos dentro da proposta da campanha, e até mesmo a interatividade permitida pelo marketing digital. 

Os novos tempos e as mudanças de hábito dos consumidores é outro ponto que deve ser tratado dentro de uma estratégia presente na campanha publicitária. 

Se uma empresa oferece aluguel de multifuncional SP para empresas e domicílios, é preciso que isso seja especificado desde o princípio, pois assim fica mais fácil atender dois públicos distintos, porém com interesses em comum, adotando campanhas e linguagens que podem se diferenciar para cada público.

O mais importante é atrair a atenção do cliente para as soluções que estão ao alcance, com um simples clique e, posteriormente, avançar para a próxima etapa.

Interesse na resolução de problemas apresentados

A empresa precisa se mostrar disposta a todo instante em garantir as resoluções para todos os problemas apresentados, até então, pelos leads. 

A partir do momento que demonstram interesse sobre uma marca, um produto ou um serviço, cabe à empresa evidenciar as informações que podem ser muito úteis para garantir que os problemas sejam solucionados de maneira apropriada.

No setor da construção civil, por exemplo, quando uma empresa procura um fornecedor de montagem de galpão pré moldado, é preciso reunir diferentes profissionais para que todo o serviço burocrático e prático seja feito da melhor forma possível.

Ou seja, a empresa que se predispõe a solucionar tudo de forma direta, com um escritório de engenharia e arquitetura com um quadro de funcionários, advocacia para as tratativas de documentação, sai na frente.

Essa fase pode ser complicada para as empresas, pois muitas vezes apenas parte da solução pode ser oferecida, o que demanda adequação e procura por prestadores que complementam a atividade, entregando um serviço completo e de qualidade ao cliente.

Por isso é importante manter uma parceria com outros setores produtivos, como um escritório que trata apenas de projeto eletrico industrial e instalação de máquinas e equipamentos. 

O cliente pode ser informado sobre isso a todo instante, conforme o marketing digital vai trabalhando, colocando à disposição todas as ferramentas de comunicação para garantir o interesse na contratação dos serviços. 

Assim, a marca se destaca perante a concorrência, envolvendo diferentes setores produtivos para a resolução dos problemas que são apresentados pelos clientes. Isso é uma forma de se posicionar no mercado, o que é muito relevante para o próximo passo.

Desejo de aquisição do bem de consumo

Chegou o momento de apresentar as qualidades que se destacam e são melhores do que a concorrência. 

Isso pode estar explícito dentro de uma propaganda. Porém, deve ser melhor trabalhado quando o interesse do cliente já está consolidado, evidenciando os diferenciais e benefícios propostos.

Dessa forma, os anúncios publicados em redes sociais, por exemplo, podem apresentar atalhos com senso de urgência, de maneira clara e precisa. 

Se o cliente vai precisar de um pirômetro digital para medir a temperatura de objetos sem precisar encostar na peça, é preciso que a campanha de marketing digital tenha isso em destaque desde o princípio.

Dados secundários podem ser discutidos à parte, como cor, tamanho ou a possibilidade de aplicação em diferentes situações, ou com diferentes finalidades, ou mesmo na própria página de finalização de compra, após a atração ter sido concluída e a conversão está se efetivando.

É preciso apelar para que o desejo seja despertado e o anúncio seja uma forma de garantir que chegou o momento de aquisição e, se perder a oportunidade, o cliente estará desperdiçando uma chance única. 

Pode ser que nem chegue a tanto, mas a criatividade vai despertar esse desejo de forma tamanha que a única solução que o cliente, que tem um problema específico, seja levado a acreditar que encontrou a solução ideal. 

Pode ser que uma indústria que atende o setor de beleza pessoal precise de carvão ativado preço KG seja o diferencial entre outros fornecedores. Isso precisa despertar o desejo para que a aquisição seja feita o quanto antes.

Nessa etapa, é importante sustentar todas as informações passadas para os clientes, para que eles possam acreditar no que realmente está adquirindo e como isso vai ser a solução de todos os problemas. 

Ação pode ser despertada no final

Dentro do marketing digital, a ação de compra significa que o lead passou por todo o funil de aquisição, e está a ponto de finalizar o contato com a empresa que está oferecendo a solução mais adequada às suas necessidades.

Para a empresa isso não acaba, pois há um último passo, que pode ser denominado o CTA (Call To Action), ou seja, a chamada para a ação, o clique que vai finalizar a venda e, a partir de então toda a responsabilidade está sobre a logística (e a manutenção do relacionamento).

Ainda assim, há serviços que são contínuos, como um escritório de contabilidade que é contratado para terceirizar folha de pagamento de uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. 

Sendo assim, é preciso manter o interesse prestando um serviço de qualidade, e ir de encontro à visão, valor e missão que cada cliente apresenta ao longo da parceria comercial, sendo um diferencial se adequar aos próprios valores da empresa.

Uma oficina mecânica que atende diversos clientes também precisa trabalhar o pós-venda, identificando outros problemas além daqueles apontados pelos proprietários de veículos que chegam com os automóveis na loja.

A oferta de outros serviços além da proposta inicial pode ser uma forma de garantir a simpatia e a confiança daqueles que possuem um carro, uma moto ou um caminhão, mas não percebem que podem estar correndo perigo.

Por isso, a ação proposta em um anúncio deve ser colocada em prática na medida do possível, assim como uma oficina pode oferecer uma revisao sistema de arrefecimento do motor e garantir que tudo está em ordem.

Conclusão

O emprego do método AIDA no marketing digital nunca foi tão essencial e necessário quanto nos tempos atuais.

Isso porque ele ajuda a produzir uma campanha publicitária abrangente, com um conteúdo relevante tanto para a empresa quanto para os consumidores.

Como a internet oferece uma infinidade de caminhos a seguir, é preciso apelar de maneira sutil a partir da atenção, propor um interesse que seja atrativo, ampliando o desejo de aquisição e propondo uma ação de compra irresistível, relacionando às necessidades aos desejos e soluções propostas.

Com isso, fica mais fácil compreender o público-alvo, permitindo que os anseios e necessidades sejam atendidos de maneira satisfatória. 

Toda a produção de uma campanha publicitária, principalmente quando se trata do marketing digital, tão amplo e facilmente difundido em diversas plataformas digitais, precisa atingir o público-alvo de maneira precisa. 

Por fim, é preciso utilizar as ferramentas adequadas, colocar a criatividade e o respeito que a empresa tem para com o consumidor, e aplicar o método AIDA de maneira acertada, para alcançar tais e bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conheça melhor o cenário de tráfego do seu site

Receba a Opinião de um de Nossos Especialistas

Calculadora de

E-commerce

Defina sua meta de faturamento e com base num ROI estimado, saiba qual é o investimento ideal em marketing de performance para a sua estratégia de negócio online.

Calculadora de Ecommerce

Assine agora nossa newsletter

Este site usa cookies apra garantir que você obtenha a malhor experiência em nosso site. Leia a Política de Privacidade

Confira na Mídia

sinalizeweb na mídia agencia-globo
sinalizeweb na mídia computer-world
sinalizeweb na mídia digitalks
sinalizeweb na mídia ecommerce-brasil
sinalizeweb na mídia mundo-marketing
sinalizeweb na mídia ti-inside