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O dilema dos marketplaces

15 de Setembro de 2015
Por admin

O dilema dos marketplaces

Vamos começar por uma rápida e singela definição de marketplace, termo muito comum nos dias atuais, no mundo web. Então, podemos definir marketplace como um lugar onde duas ou mais partes (geralmente duas bem definidas) podem encontrar-se para fazer negócios.

Daí, vem o problema, como começar um marketplace? Quem vem primeiro: o ovo ou a galinha? Alguns perguntam… Outros lembram, do “Dilema do Tostines” dos anos 80/90…

Justamente isto pode ser de fato um problema. Geralmente quem dá início a um marketplace, raramente, tem um lado ou outro, e via de regra, precisa buscar os dois. Sendo que um lado é quem vende e outro é quem compra, na sua maioria.

Então, como atrair compradores se você não tiver fornecedores? E como atrair fornecedores se você não tiver compradores para oferecer para eles?

Um das saídas é focar – primeiro – na oferta, que a demanda aparecerá. Assim, se seu marketplace é de venda de delivery de comida, como este portal ou outros do mercado, foque primeiro nas ofertas, ou seja, nos restaurantes.

Ofereça um período gratuito, facilite a entrada – sem que eles tenham trabalho de cadastro, digitação – e, deixe claro, que no início pode não ser tão volumoso. Por outro lado, divulgue teasers para sua audiência criando a expectativa para a demanda, começando a fomentar nas mídias sociais, por exemplo.

Agora, se você está fazendo um B2C, prepare o bolso, pois a grana tem que ser alta para investir em mídia pra audiência.

Sendo um B2B,  como por exemplo, o Foodtraders, você pode buscar na sua própria audiência um gancho para que ela traga novas ofertas, pois a própria ferramenta que o marketplace propõe, ajudará a otimizar seu dia-a-dia, por exemplo.

É claro, que vale a velha máxima do “cada caso é um caso”, e por isto, abro a discussão. Gostaria de ouvir ideias e sugestões para que possamos sempre ajudar as novas iniciativas que virão neste nosso mundo online. Abraços, e bons negócios.

Fonte: EcommerceBrasil

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