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Está imagem representa o tema abordado pela publicação do blog da Sinalizeweb | Mobile marketing: o que é e como utilizá-lo?

Mobile marketing: o que é e como utilizá-lo?

27 de Agosto de 2021
Por SinalizeWeb

Os hábitos dos consumidores têm se transformado cada vez mais por causa dos equipamentos eletrônicos disponíveis, por isso, as empresas precisam ficar atentas na expansão que o mobile marketing proporciona. 

Esse tipo de ferramenta está além da pura e simples divulgação de produtos e serviços, pois a própria tecnologia permite se aprofundar em tarefas que mudam o dia a dia da sociedade.

Basta parar para pensar por um momento e perceber que, pelo menos o telefone celular, está presente na hora que uma pessoa acorda, utilizando um despertador, até a hora que vai dormir, quando é feito os últimos contatos.

Até mesmo como ferramenta de transmissão de vídeo integrado a outros equipamentos eletrônicos o celular é o centralizador. 

Isso porque os serviços de streaming desenvolvem aplicativos que se conectam ao aparelho de televisão. 

Nesse aspecto, o mobile marketing pode ser aplicado em propagandas apresentadas no início de uma programação ou ao final de uma exibição de um filme ou série da própria plataforma. 

No caso de aplicativos gratuitos, eles se baseiam nos anunciantes que investem parte do orçamento de uma campanha de marketing para a captação de leads

Logo, é possível enxergar como as empresas precisam acompanhar a tecnologia que envolve todos esses equipamentos eletrônicos.

Além das possibilidades de relacionamento com o público-alvo, a aplicação do funil de vendas e outras estratégias dentro do mobile marketing.

Mais uma coisa, antes de aprofundar sobre como essa prática pode ser transformadora na divulgação das marcas e produtos.

Vale lembrar que ainda há as centrais multimídia instaladas em veículos, e toda a amplitude que isso impacta no marketing digital.

Serviços apresentados por localização 

A tecnologia trabalhada a favor dos empreendedores digitais pode proporcionar ganhos exponenciais, conforme o mercado de e-commerce cresce para atender a população cada vez mais conectada.

Segundo pesquisa realizada pela FGV, apenas na questão de celulares, são dois aparelhos para cada habitante em todo o território nacional. 

Em questão de dispositivos digitais, são mais de 424 milhões de aparelhos conectados à internet, entre:

  • Assistentes virtuais;
  • Celulares; 
  • Computadores;
  • Notebooks;
  • Relógios inteligentes;
  • Tablets.

Vale lembrar que o mercado de eletrodomésticos já disponibiliza aparelhos ligados à internet, como geladeiras que ajudam nas compras, entre outros equipamentos que são empregados na automatização residencial. 

Tudo isso de maneira acessível, com a mobilidade como uma das principais características entre os aparelhos. 

Ainda sobre a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, não só o país, mas todo o mundo passa por uma transformação digital, e é nesse ponto que entra o mobile marketing.

As redes sociais, os portais de notícias, instituições financeiras fazem uso das plataformas digitais disponíveis em um modelos que se adaptam instantaneamente para o ambiente mobile. 

Eles podem indicar de maneira precisa a localização onde o usuário está presente, indicando restaurantes bem avaliados nas redes sociais, indicar o que está ocorrendo em tempo real por meio de notícias ou apontar onde está a agência bancária mais próxima.

Se um empreendedor que trabalha como dog walker individual está passeando em um parque e alguém digita no site de busca um profissional que atende a região, a tecnologia vai trabalhar a favor para que os dois façam um contato. 

Sendo assim, não há modelo de negócios que possa se apropriar do mobile marketing e fazer a divulgação em larga escala ou de forma pontual, apontando apenas uma determinada região de atendimento. 

O contato pode ser feito por diferentes canais de comunicação, como:

  • Aplicativos personalizados;
  • E-mail marketing;
  • Marketing place;
  • Redes sociais;
  • SMS.

As estratégias podem ser empregadas dentro das possibilidades que a tecnologia oferece, indo desde a mais moderna, como os aplicativos dedicados para cada empreendimento comercial, até as mais tradicionais, que trata do envio de SMS após a captação de leads.

A localização é ainda mais importante quando se trata de mobile marketing presente nas centrais multimídia de veículos. 

Com um equipamento instalado no painel do carro ou em acessórios desenvolvidos exclusivamente para motocicletas, é possível indicar produtos e serviços nas imediações a partir de aplicativos de mapas interativos presentes nas telas.

Quando o motorista faz uma pesquisa de insulfilm antivandalismo preço dentro desse equipamento, é possível ele apresentar diversos estabelecimentos que estão nas proximidades em que o carro está estacionado. 

Dessa forma, é preciso estar atento aos equipamentos disponíveis quando se trata de marketing mobile. 

Até mesmo um relógio inteligente, os smartwatches, podem ser essenciais para o controle de batimentos cardíacos e passos, mas também apontar para restaurantes que oferecem comida mais saudável ou clínicas médicas que atendem atletas amadores.

Instituições de ensino apostam na nova geração

A evolução da tecnologia vem em um crescendo desde o fim do século 20, com grandes avanços a partir das duas primeiras décadas dos anos 2000. 

Dessa forma, uma nova geração nasceu e está crescendo de forma conectada, de alguma maneira. 

Portanto, é esta nova geração que se torna foco primordial de instituições de ensino que oferecem aulas interativas e acesso a aulas em tempo real no ambiente virtual.

Uma escola que oferece um curso design gráfico Belo Horizonte pode atender alunos de várias partes do país e do mundo, utilizando as plataformas de acesso presentes nos celulares. 

As salas de aula estão apenas um ponto de apoio para que os professores possam passar atividades e apresentar os assuntos das matérias diversas, e melhor, tudo ficar gravado e poder ser utilizado por diferentes turmas.

Isso permite que o mobile marketing seja um agregador de valor aos serviços oferecidos, levando em consideração que é possível apresentar outros cursos por meio dessa ferramenta acessível aos alunos, pais, mães e responsáveis. 

Atendimento personalizado para clientes fiéis

Os aplicativos de mensagem presentes nos aparelhos celulares são um canal de comunicação que precisa ser incluído dentro de um planejamento de mobile marketing. 

Uma loja que trabalha com assistência técnica para Iphone Pompéia pode lembrar os usuários que oferecem serviços a partir de aplicativos exclusivos para essa marca de celular. Dessa forma, atinge o público-alvo de maneira acertada.

Os clientes podem fazer parte de um mailing formado pelo trabalho de inbound marketing, em que a captação de dados é feita de forma voluntária.

Desde que se tenha benefícios envolvidos, como textos e artigos interessantes ou então e-books e questionários para ganhar descontos.

É importante destacar que profissionais autônomos também devem investir em uma estratégia de mobile marketing, qualquer que seja a área de atuação do público-alvo.

Engenheiros que fazem manutenção de equipamentos de climatização e usam pirômetro digital para medição de temperatura podem atender diferentes clientes, desde que desenvolvam uma forma de manter contato com os clientes.

Profissionais oferecem aplicativos corporativos

Esses mesmos profissionais autônomos são uma instituição em forma de microempreendedor individual.

Por isso, é preciso manter uma campanha de mobile marketing, pois o telefone celular é uma das ferramentas de trabalho, como centralizador para a comunicação com os clientes. 

Todo pedreiro que entende de projeto arquitetônico pode fazer a instalação de um gradil para muro se essa informação estiver explícita nas mensagens trocadas com o cliente.

Há ferramentas digitais que associam a página principal com as redes sociais, e em todas elas, constar o telefone para contato, de grande importância para disponibilizar o contato para as pessoas interessadas nesse tipo de serviço. 

As plataformas digitais que servem como buscadores podem ser utilizadas como ferramenta de identificação de valores, por exemplo. 

Com alguns cliques rápidos em um celular, a administradora de um condomínio pode encontrar serviço de restauração de fachadas preço e os profissionais disponíveis pela região em que o trabalho será realizado.

É uma indexação que pode ser fixada e utilizada de acordo com o algoritmo da plataforma e, por isso, profissionais ou empresas que estão à disposição na internet precisam trabalhar o SEO (Search Engine Optimization) de maneira adequada.

Por fim, é preciso lembrar que o celular é, de longe, o equipamento que permite o acesso à internet pelas pessoas. 

Segundo a Agência Brasil, o CETIC.Br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), as Nações Unidas e o Comitê Gestor da Internet no Brasil, são mais aparelhos do que o número total da população.

Classes de todas as rendas utilizam um dispositivo móvel para acessar sites e utilizar aplicativos para fazer compras.

Desde as mais simples, como a solicitação de comida e bebida até as mais vultosas, como locação e venda de imóveis e veículos.

O potencial que o mobile marketing apresenta ainda não foi explorado em sua totalidade. 

Dessa forma, uma empresa de paisagismo em Alphaville não pode deixar passar a oportunidade de estar à frente dos concorrentes.

Portanto, é preciso empregar a ideia de Mobile First, ou seja, “primeiro a mobilidade”, e compreender que esse modelo é imprescindível para as empresas que trabalham com e-commerce e querem atingir os públicos quando se trata de consumo digital. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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