Acessibilidade:

Sinalizeweb
  • SinalizeWeb14 anos
  • DivisãoCommtempla
  • EmpresaSW tecnologia.tech
  • Código deConduta
  • Entre emContato

Consultoria SEO

Consultoria SEO, documento de laudo técnico para implementalçai de correções e melhorias

Implementação SEO

Implementação SEO, um time de analistas e desenvolvedores, com foco em performance orgânica e Usabilidade

Análise de Impacto para Migração de Plataformas

Migração Assistida de Plataforma, sem perda de Tráfego Orgânico. Muito além de Redirect 301

Desenvolvimento web pautado em SEO

Desenvolvimento de sites e lojas e-commerce com premissas SEO OnPage

de olho na concorrência para melhorar seu SEO e site como um todo

De olho na concorrência para melhorar seu próprio material

Em qualquer negócio, ficar de olho na concorrência é sempre uma estratégia válida. Não se trata necessariamente sobre copiar o que ele tem de melhor, e evitar o que tem de pior: na verdade, saber as ações de concorrentes é uma prática saudável para o crescimento do mercado. Com informações importantes, você tem ideias novas,… Continuar lendo De olho na concorrência para melhorar seu próprio material

PorSinalizeWeb

Em qualquer negócio, ficar de olho na concorrência é sempre uma estratégia válida. Não se trata necessariamente sobre copiar o que ele tem de melhor, e evitar o que tem de pior: na verdade, saber as ações de concorrentes é uma prática saudável para o crescimento do mercado. Com informações importantes, você tem ideias novas, desenvolve opções alternativas, e trabalha em diferenciais.

É só pensar nos smartphones modernos: quando Steve Jobs trouxe o conceito para o Iphone em meados de 2008, ninguém havia pensado em algo do tipo, e hoje temos as concorrências mais variadas, a ponto da Apple ter que pensar de volta naquilo que a fez tão estimada.

O conceito vale para qualquer segmento, e com o conteúdo e SEO não é diferente. A questão é: o que podemos fazer de melhor? Antes de mais nada, vamos começar pela ação mais eficiente nesse ponto.

De olho na concorrência: o que é fundamental para SEO?

Ficar de olho no que outros concorrentes de nossa área fazem quanto a SEO é a base para subir no ranqueamento. Não é à toa que existem agências com ferramentas dedicadas a fazer varreduras de informações possíveis de outros sites que estão nas primeiras posições do Google: através delas, você descobre o que elas fazem de melhor.

Isso, somado ao conhecimento que sua empresa deve ter em SEO para desenvolver seu site, faz com que diversas características técnicas do seu site cresçam de fato, e com novidades. Vamos usar alguns exemplos para deixar mais claro.

Conteúdo

Dentro do SEO, esta é a análise mais comum dos concorrentes. Em nossas análises de palavras-chave, buscando sugestões para conteúdos, visualizamos nas primeiras posições daqueles termos quem está bem colocado. E aqui vai o primeiro insight: se você não tem concorrentes diretos para o seu negócio, esta é a oportunidade perfeita de ser o primeiro.

Veja como o conteúdo é produzido, em detalhes como: 

  • profundidade do material (em quantidade de palavras e informações);
  • se há imagens e vídeos disponíveis;
  • se o texto segue os padrões de SEO (linkagem interna, headings, o uso das palavras-chave);
  • possibilidades de backlinks para links externos (fundamental!);
  • qual o volume de visitas recebido por ela.

Sempre há detalhes relevantes em cada um desses tópicos. O seu conteúdo, por exemplo, pode abordar o mesmo assunto sob outros ângulos; além de trabalhar com imagens originais, você pode entregar informações através deles, como um infográfico, em outro exemplo; seus links internos podem aprofundar melhor o assunto, e por aí vai. 

Velocidade de carregamento

Esse ponto serve para o SEO técnico, mas não deixa de ser relevante especialmente no momento atual. Com as próximas atualizações de algoritmo do Google focado inteiramente no carregamento de página, e tornando ela sua principal forma de ranqueamento, saber como os concorrentes estão lidando com isso gera uma grande possibilidade para você.

Para saber a velocidade de carregamento de uma página URL, basta incluir o URL da mesma no Google Page Speed Insights. Após a varredura, ele vai apontar uma pontuação baseada nos fatores de carregamento. 

Com essas informações, você pode tanto analisar o que falta para sua própria página, como o que tem em vantagem. Esses fatores são muito importantes hoje, e quanto mais cedo implementar mudanças, melhor.

Backlinks

Falamos um pouco na parte de conteúdo, mas backlinks são um fator realmente importante para analisar em um concorrente. Eles podem apresentar algumas possibilidades de aumentar a relevância do seu site de formas únicas.

Veja algumas dessas alternativas.

  • Você pode identificar novos parceiros comerciais ou produtores de conteúdo que poderiam fazer contato com você.
  • É possível identificar conteúdos mais específicos sobre o assunto que você pode tratar no seu blog, sob outros ângulos.
  • Através desses backlinks, também pode identificar outros backlinks dos mesmos, criando uma rede de contatos mais complexa.

Parte das atividades contra a concorrência é justamente “roubar” esses backlinks, de forma que, com o passar do tempo, e o seu conteúdo ser também relevante, ter referências mais diretas para o seu site. E lembre-se: seus concorrentes vão fazer o mesmo a seu respeito.

Outros diferenciais para ficar de olho na concorrência

Além da parte escrita, visual e técnica, a análise de concorrentes também deve levar em conta outros diferenciais que eles possuam, e que não possuam também, que você pode trazer para sua plataforma. 

Esse campo é mais subjetivo, uma vez que se relaciona mais a um segmento do que a página em si. 

Finalizando

Como podemos observar, ficar de olho na concorrência toma bastante tempo, verificando detalhes e particularidades o suficiente para identificar quais os melhores abordagens de conteúdo e multimídia. A mesma abordagem serve para trabalhar redes sociais e Youtube, já que a concorrência também está nesses lugares.

Se você deseja conteúdo de qualidade, e de acordo com o que deseja para seu público, a SinalizeWeb tem expertise em SEO e produção de conteúdo, para entregar uma experiência completa. Entre em contato conosco e não fique atrás da concorrência!

Conheça melhor o cenário de tráfego do seu site

Receba a Opinião de um de Nossos Especialistas

Calculadora de

E-commerce

Defina sua meta de faturamento e com base num ROI estimado, saiba qual é o investimento ideal em marketing de performance para a sua estratégia de negócio online.

Calculadora de Ecommerce

Assine agora nossa newsletter

Este site usa cookies apra garantir que você obtenha a malhor experiência em nosso site. Leia a Política de Privacidade

Confira na Mídia

sinalizeweb na mídia agencia-globo
sinalizeweb na mídia computer-world
sinalizeweb na mídia digitalks
sinalizeweb na mídia ecommerce-brasil
sinalizeweb na mídia mundo-marketing
sinalizeweb na mídia ti-inside