Acessibilidade:
Login

  • SinalizeWeb14 anos
  • DivisãoCommtempla
  • EmpresaSW tecnologia.tech
  • Código deConduta
  • Entre emContato

Consultoria SEO

Consultoria SEO, documento de laudo técnico para implementalçai de correções e melhorias

Implementação SEO

Implementação SEO, um time de analistas e desenvolvedores, com foco em performance orgânica e Usabilidade

Análise de Impacto para Migração de Plataformas

Migração Assistida de Plataforma, sem perda de Tráfego Orgânico. Muito além de Redirect 301

Desenvolvimento web pautado em SEO

Desenvolvimento de sites e lojas e-commerce com premissas SEO OnPage

Está imagem representa o tema abordado pela publicação do blog da Sinalizeweb | Online, você precisa sim do off-line

Online, você precisa sim do off-line

27 de Julho de 2015
Por SinalizeWeb

Online, você precisa sim do off-line

Há alguns dias, a 99 Táxi enviou um e-mail marketing a seus clientes perguntando se haviam gostado do patrocínio deles a clubes de futebol brasileiros. Respondi que sim. Queria ter podido ir além nesse papo com a marca. Como não tive essa oportunidade ali, uso esse espaço para comentar a estratégia e, de quebra, trazer à tona uma discussão recorrente no dia a dia de empresas digitais com crescimento acelerado: qual o papel do off-line em suas estratégias de marketing?

Impossível tratar desse tema sem me lembrar de quando a Netshoes estampava sua marca nas mangas do Santos F.C. Naquela ocasião, a empresa teve um cliente que fez sua primeiríssima compra na loja usando a versão mobile do site. Nos idos de 2011, aquilo não deixava de ser surpreendente. Como aquele cliente, que nunca havia comprado nada conosco, fazia sua “estreia” logo pelo celular?

Dezenas de hipóteses depois, alguém teve uma ideia mais simples: telefonar para ele. Descobrimos que ele era corintiano. Descobrimos que ele havia feito a compra porque a aula do cursinho estava entediante. Mas, o mais importante, descobrimos que ele confiava na Netshoes por um simples motivo: “Vocês estão na camisa do Neymar!”

E aí ficou clara um das principais contribuições de uma ação como aquela para a construção de marca de uma empresa virtual. Credibilidade. O fato de a Netshoes ter a sua marca estampada na camisa do Santos, nas mangas de Neymar, fazia com que ele confiasse que receberia a sua encomenda. Para um e-commerce, um aspecto bastante relevante do negócio. Acredite, o OFF – aqui, somado a um formador de opinião – ainda tem sim essa força.

No plano conceitual, alguns poderão facilmente argumentar que uma ponto.com não deveria investir no off-line. É caro. Não se mede os resultados com precisão. A dispersão é muito grande. E sou capaz de listar pelo menos mais cinco argumentos contrários. Não estou dizendo aqui que não é possível construir uma marca trabalhando apenas no ambiente digital. Estou sugerindo que a integração entre meios pode trazer resultados interessantes. Mais rápidos. Maiores. Algo fundamental para startups que não tem tempo a perder.

O mercado potencial de uma empresa virtual é, em teoria, igual à quantidade de pessoas com acesso à internet no país. E quando você já conversou com todas elas e quer manter o ritmo de crescimento? Com 99% de penetração, a TV é uma grande aliada de marcas digitais que querem ir além de consumidores online.

Se vale o custo de aquisição desse cliente ou se é papel de uma ponto.com trazer esse consumidor para a web são outras discussões. O fato aqui é que nem toda a população brasileira está online e ações casadas com o OFF tem sua eficácia comprovada. O YouTube, por exemplo, já percebeu isso. Isso sem falar em todas as ações de segunda tela.

Quando a 99 Táxi patrocina clubes de futebol, ela torna sua marca mais conhecida entre a população e constrói credibilidade. Isso sem falar da conexão com torcedores dos clubes e os ganhos dessa presença em termos regionais.  Faria uma única sugestão de melhoria à empresa: poderiam incluir o meu São Paulo na lista de equipes patrocinadas.

Fonte: ecommerceBrasil

Conheça melhor o cenário de tráfego do seu site

Receba a Opinião de um de Nossos Especialistas

Só mais algumas informações

Calculadora de

E-commerce

Defina sua meta de faturamento e com base num ROI estimado, saiba qual é o investimento ideal em marketing de performance para a sua estratégia de negócio online.

Assine agora nossa newsletter

Este site usa cookies apra garantir que você obtenha a malhor experiência em nosso site. Leia a Política de Privacidade