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Raio-x do e-commerce no país Confira os números que podem influenciar a sua estratégia

Raio-x do e-commerce no país Confira os números que podem influenciar a sua estratégia A pesquisa “Perfil do E-Commerce no Brasil”, encomendada pelo PayPal à BigData Corp. (www.bigdatacorp.com.br), a partir do monitoramento automatizado dos sites brasileiros, revela que o comércio eletrônico brasileiro tem 450 mil e-commerces ativos. Trata-se do número total de sites que responderam a… Continuar lendo Raio-x do e-commerce no país Confira os números que podem influenciar a sua estratégia

PorSinalizeWeb
A pesquisa “Perfil do E-Commerce no Brasil”, encomendada pelo PayPal à BigData Corp. (www.bigdatacorp.com.br), a partir do monitoramento automatizado dos sites brasileiros, revela que o comércio eletrônico brasileiro tem 450 mil e-commerces ativos. Trata-se do número total de sites que responderam a cliques em 1º de março, data do último monitoramento automatizado realizado pela empresa de pesquisa. A maioria desses e-commerces (81%) baseia-se em um modelo de comércio focado, que oferece ao consumidor até dez produtos.

A pesquisa ainda revela a alta concentração geográfica do comércio online do país: 50% dos sites são de empresas baseadas em São Paulo. Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro concentram cerca de 7% cada. O “varejo.com.br” também é muito bem representado por pequenos sites: 88% deles recebem até 10 mil visitas mensais, 11% recebem entre 10 mil e 500 mil visitas mensais e menos de 1% supera a marca de meio milhão de visitas por mês.



Só os profissionais sobrevivem
“Boa parte do e-commerce brasileiro é marcado pelo empreendedorismo. Ele abrange muitas pequenas empresas e artesãos que se beneficiam do baixo custo de entrada virtual para montar suas lojas online”, ressalta Thoran Rodrigues, sócio-fundador e CEO da BigData Corp., que conduziu a pesquisa. Segundo ele, a pesquisa mostra que o profissionalismo é a marca dos sobreviventes.


“Sites que morrem rapidamente não usam plataformas, meios de pagamento, nem dão apoio aos clientes. Passar segurança e contar com ferramentas de interação, como as redes sociais, são diferenciais básicos”, completa. 


Do total pesquisado, apenas 15% dos e-commerces contam com endereços de lojas físicas. Os demais só existem na web. O dado é um indício da facilidade de se abrir um negócio online, uma vez que é possível começar um comércio eletrônico com ferramentas gratuitas. Segundo o levantamento, perto de 40% dos sites já usam algum tipo de intermediador de pagamentos ou carteira virtual.

“O e-commerce no Brasil deve movimentar este ano R$ 81,3 bilhões e R$ 92,9 bilhões em 2016 (*), o que significa um crescimento anual próximo dos 14%, muito acima das previsões de crescimento da economia do País. É com este cenário de enormes oportunidades para o pequeno empreendedor que o PayPal revelou o perfil de quem vende na internet”, afirma Mário Mello, diretor geral do PayPal para a América Latina. “Estamos ao lado desse empreendedor, criando valor para seus negócios”, acrescenta o executivo.

Aspectos técnicosOs Estados Unidos são o país em que mais sites do e-commerce brasileiro estão hospedados (45,25%), seguido pelo Brasil (28,5%) e o restante em outros países. Quando o assunto é a plataforma escolhida, 44,03% optam por soluções proprietárias; 14,62%, por soluções abertas e gratuitas. Impressiona a parcela que trabalham com soluções criadas por desenvolvedores independentes: 41,35%.Os dados em questão datam de 1º de março. A metodologia usada faz buscas automatizadas, conduzidas semanalmente para a extração de informações, que são submetidas a modelos de classificação e, na fase seguinte, validadas. 

Fonte: Wide

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