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Reconhecimento e qualidade de vida contam mais que salário

18 de Novembro de 2015
Por admin

Reconhecimento e qualidade de vida contam mais que salário

Manter bons profissionais na empresa exige mais do que pagar bem: o colaborador precisa estar feliz.
Respeitar as pessoas, cuidar delas, preocupar-se com elas e abrir canais de diálogo é uma obrigação de toda empresa. Lembre-se de que elas fazem a diferença entre uma empresa e outra.

Reconhecer o trabalho de seus colaboradores e proporcionar a eles qualidade de vida vai refletir em diversos aspectos da saúde de sua empresa, inclusive no desempenho no mercado.

O dia a dia de uma empresa precisa de ações que promovam qualidade de vida aos colaboradores. Vejamos alguns procedimentos que podem ajudar você:

Faça pesquisas sobre como os funcionários veem o ambiente de trabalho e como fazer para melhorá-lo. Além dos modelos disponíveis na internet, um psicólogo poderá lhe ajudar;
Discuta forma de fazer os colaboradores terem a chance de participar ativamente da gestão, melhora e ascensão da empresa;
Crie um plano de ações para responder aos questionamentos, às ideias e às sugestões dos colaboradores;
Crie programas de participação e de reconhecimento para os colaboradores da empresa;
Crie uma equipe de apoio somente para trabalhar as questões da qualidade de vida em sua empresa;
Ouça os colaboradores para não gastar recursos com ações que não serão aproveitadas por eles;
Disponibilize um plano de saúde para os colaboradores;
Ofereça atividades como ginástica laboral, yoga, massagens etc.;
Discuta a implantação de PPR (Programa de Participação nos Resultados).
Práticas que podem melhorar a relação empresa-colaborador
Manter bons profissionais na empresa exige mais do que uma simples remuneração. O colaborador precisa estar feliz e, para isso, uma série de fatores pode contribuir:

Respeite as leis trabalhistas, com o registro de colaboradores, pagamento de salários e recolhimento dos tributos em dia;
Incentive a diversidade de opiniões e perspectivas na empresa. Cuide para que os processos de seleção e recrutamento não sejam discriminatórios e incluam as minorias em relação a raça, etnia, sexo, idade, religião, ascendência, nacionalidade, estado civil, orientação sexual, deficiência física ou mental e condições de saúde;
Estabeleça diretrizes que coíbam o assédio sexual e moral na sua empresa e incluam canais para denúncias e processos de investigação transparentes e justos;
Evite demissões desnecessárias quando precisar reduzir os custos na empresa. Procure alternativas. Se for inevitável, seja justo e transparente, tratando os demitidos com dignidade e respeito. Sempre que possível, apoie demitidos e aposentados no processo de recolocação no mercado;
O profissional deve ter uma vida profissional equilibrada com a vida pessoal. Para isso, vale a pena:

flexibilizar o horário de trabalho;
incentivar os colaboradores a colocar os filhos na escola;
incentivar a adoção de crianças;
apoiar os pais durante as fases de gestação;
estabelecer parcerias para oferecer serviços de creche e educação.
Trabalhe firmemente para melhorar a saúde, o bem-estar e a segurança dos seus colaboradores. Ajude os dependentes químicos e auxilie na realização de check-ups médicos para o colaborador e familiares.

Ambiente de trabalho
Jamais descuide do ambiente de trabalho, pois ele é o cartão de visitas de sua empresa. Observe bem para não haver falhas quanto:

À limpeza;
À organização;
Ao uso de ferramentas e equipamentos adequados;
Ao mobiliário, cuidando para que esteja adaptado às necessidades dos colaboradores;
À higiene;
À boa apresentação.
Para melhorar o ambiente de trabalho, você pode implantar alguns programas:

PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);
PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);
LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho).
Além disso, procure promover:

Atividades socioculturais;
Educação em estilo de vida saudável: nutrição, atividade física, terapias complementares para o equilíbrio físico, mental e emocional, antiestresse, etc.;
Programa de medicina preventiva, que orienta sobre a prevenção de doenças, com acompanhamento constante para quem sofre de problemas crônicos como diabetes e hipertensão, por exemplo;
Programa de assistência psicológica;
Reembolso para utilização de consultas e compra de medicamentos;
Assistência odontológica;
Programa de participação nos lucros;
Programa de remuneração variável, baseado em metas da empresa e dos colaboradores;
Seguro de vida em grupo;
Plano de previdência privada.

Fonte: Sebrae

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