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Como as Vendas pelo Whatsapp podem te ajudar? Descubra com a SinalizeWeb

Vendas pelo Whatsapp podem ajudá-lo a vender mais

15 de Fevereiro de 2021
Por SinalizeWeb

Você já imaginou fazer vendas pelo Whatsapp, diretamente, e não ser apenas um meio de contato? Esta é uma das diversas provas sociais que o mercado online está sempre em mudanças, com um ritmo cada vez mais rápido. 

Se em 2019 para 2020 as vendas online, através de marketplaces dentro de redes como Instagram e Facebook ganharam destaque, de 2020 para 2021 as vendas por Whatsapp se tornaram a verdadeira salvação de muitos negócios, que precisaram se adequar às novas necessidades do mercado, e do mundo como um todo.

Como funcionam as vendas pelo Whatsapp?

Com mais de 1.3 bilhões de usuários no mundo inteiro, o Whatsapp rapidamente se tornou um meio ágil de comunicação entre pessoas. O que não é por acaso que as empresas também tenham migrado seus meios de comunicação para a plataforma. 

Se você já fez compras on-line, sabe que algumas das principais plataformas do mercado fazem algum tipo de atendimento, seja automatizado ou não, tornando a vida de clientes e atendentes muito mais tranquila. Ninguém gosta de ficar pendurado no telefone, não é verdade?

Nesse mesmo princípio, realizar todo o processo de venda pela plataforma tornou-se uma opção mais do que opcional – foi a salvação de muitas empresas. Desde Março de 2020, muitos negócios, especialmente os de pequeno e médio porte, viram no app uma saída emergencial para lidar com as lojas fechadas durante a pandemia.

O resultado? A combinação entre um bom atendimento e divulgação de catálogos de produtos, e segurança nas entregas e pagamentos salvaram diversos negócios. Em alguns estados, as vendas chegaram a um faturamento mais alto do que nas lojas físicas. E isso sem mencionarmos o e-commerce!

Dicas para vender bem pelo Whatsapp 

Em um período de mudanças tão importantes, se antecipar e se adaptar é fundamental. Separei algumas ideias que podem fazer dessa experiência ainda melhor, seja para vendedores como para clientes. 

Tenha um catálogo de produtos bem definido

Não tem muito tempo que o Whatsapp Business, voltado para negócios, disponibilizou a criação de um catálogo de produtos para vendedores. Antes de começar suas divulgações de produtos, aproveite o máximo dessa opção, tanto com fotos bem bonitas dos seus produtos, como uma descrição adequada de cada um.

Mais do que otimizar tempo, você oferece uma experiência mais próxima de um atendimento real com os clientes. Além disso, a opção de catálogos permite que os clientes possam olhar cada opção com calma.

Tenha mensagens automatizadas para facilitar o atendimento pelo Whatsapp

Se você tem poucos clientes, isso talvez não seja necessário. Mas com o tempo, criar mensagens automatizadas se tornam uma necessidade, principalmente para lidar com uma demanda tão variada.

A dica é: use os períodos iniciais de negócios por whatsapp para traçar um ou mais perfis de clientes. Dessa maneira, você pode desenvolver sua linguagem e formas de trabalhar com os mesmos da forma mais realista e humanizada. E ganhar tempo.

Não use contato multimídia sem autorização

Quem se comunica pelo Whatsapp sabe do dinamismo que são as conversas. Tem quem goste de falar por áudios, mostrar ideias por vídeos, ou mesmo emojis. Mas para os lojistas, por questão de ética de trabalho é não utilizar áudios ou vídeos para comunicação sem autorização do cliente.

Lembre-se que se trata de um atendimento entre empresas e clientes. Logo, a menos que o próprio cliente peça, o ideal é que mantenha tudo sempre por texto, até pela facilidade de registro. 

Não esqueça de oferecer o contato de Whatsapp nas redes sociais

Isso é fundamental! As redes sociais são um dos seus melhores canais de divulgação dos seus produtos. Logo, deixar um número de contato fácil para os clientes o encontrem é uma forma básica de divulgação. Aliás, já pensou em investir na sua presença online nas redes sociais?

Invista em melhorias para aumentar as vendas pelo Whatsapp

Assim como em qualquer empreendimento, o aumento nas vendas demanda por mais profissionais para atender um público cada vez maior, o que é algo um tanto complexo se você pensar no Whatsapp Business, com um único número para muitos clientes.

Para criar um ambiente fácil de administrar com muitos vendedores, inclusive para integrar outros canais de comunicação com seu Whatsapp, como redes sociais e e-mail marketing, você precisa de uma ferramenta fácil de administração. 

O OrbitalZap é uma solução que a SinalizeWeb para quem deseja expandir suas vendas pelo Whatsapp. Além de integrar plataformas de contatos dos leads com os vendedores, o gerente de vendas também pode encaminhar os clientes certos para cada vendedor, dessa forma ele garante a melhor experiência. Tudo por um único número de atendimento.

Quer saber mais detalhes? Eu fiz um vídeo detalhando um pouquinho mais sobre o assunto. Te espero por lá!


Uafa Smaili é formação em Publicidade, Propaganda e Marketing, pós graduada em Gestão de projetos pela FGV.
Atuou em empresas como Unidas Rent a Car, Embratec – Empresa Brasileira de Tecnologia, GoodCard e Master Corporate Fleet, diretamente envolvida em eventos como Fórmula 1 Brasil São Paulo FOM e, projetos de business intelligence junto a clientes como: SBT, Gerdau, Protege, Bandeirante Energias, Eletropaulo, EMS Sigma Pharma, Ticket, Orsa Papel e Celulose, TAM, Atacadão, Cirella, Grupo Votorantim, Contax, entre outros.

Desde 2008 responde como CMO & Development Coordinator na SinalizeWeb Agência SEO e Marketing Digital, especializei-me em Mídias Sociais, Inbound Marketing, atuando também como palestrante em eventos como JoomlaDay Brasil 2014 (PUC-SP) , Sebrae SP, E-Show Brasil, Google Brasil para clientes starters, UNG (Universidade de Guarulhos), Eniac Centro Universitário e Universidade Belas Artes.

Projeto social: palestrante Etecs Parque da Juventude, Camargo Aranha entre outras.

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