SinalizeWeb - Recuperação de Carrinho Abandonado

Através de estratégias de Marketing Digital, a SinalizeWeb Agência e Consultoria SEO atrai o consumidor para o e-commerce do cliente, e com isso é gerado todo um projeto para que o consumidor percorra todo o funil de vendas, chegando ao final, na conversão.

Mas e quando esse consumidor para no meio do caminho?

Através da plataforma VTEX, parceira da SinalizeWeb, a ação de Recuperação de Carrinho Abandonado é feita de modo que esse consumidor volte e finalize a ação no site.

Porém, antes do consumidor chegar até o último estágio do funil de vendas, a SinalizeWeb projeta toda a estratégia de atração através de mecanismos como Google AdWords e SEO. O primeiro é uma estratégia de marketing digital patrocinada, enquanto o SEO é a otimização de resultados em buscas orgânicas.

Marketing de Atração da SinalizeWeb – Como é Feita e a Importância

Toda a gestão e implantação de projetos realizados pela SinalizeWeb, conta desde o início com um objetivo claro para, a partir de então, serem estabelecidas etapas para a máxima performance e atração.

Dentro dessas etapas estão pontos importantes como o planejamento de todo o projeto, publicações com e sem migração SEO e um plano de vendas. Com todos esses pontos bem pautados com inteligência, o resultado é apenas um: A atração do target. É a partir da atração que o e-commerce desenvolve suas estratégias para a conversão.

Ainda dentro do tema Atração de target, é imprescindível destacar o Inbound Marketing. Pode ser entendido como uma estratégia que visa que o cliente procure a empresa, ao invés do contrário. Qualquer técnica de marketing que tenha como objetivo ganhar o interesse do cliente ao invés de compra-lo, pode ser considerada Inbound Marketing.

Com base em Marketing de Conteúdo, oferecer ao cliente não só o que ele precisa, mas sim, na hora que ele quer, é o diferencial do Inbound Marketing.

Hoje, a SinalizeWeb trabalha com algumas vertentes para a realização com sucesso.

Primeiro o cliente precisa descobrir sua marca. Por meios de Blogs, Redes Sociais, Estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo, o cliente além de descobrir sua marca, também aprende o que e como você faz. Primeiro passo para uma estratégia de sucesso.

Após esse cliente conhecer sua marca e aprender mais sobre ela, é hora de reconhecer as necessidades desse público-alvo. Com isso, aquele mero visitante transforma-se em um Lead, ou seja, em um potencial consumidor, através da CTA (Call to Action, ou Chamada a ação) com Landing Pages e Formulários de contato.

Tendo o contato desse cliente, passamos a enviar E-mail Marketing Segmentados e CRM integrado.

Se fosse um funil de vendas, é nessa etapa que o cliente encontra-se antes de finalizar uma compra. E é nessa etapa que acontece a maior parte dos abandonos. Pelo menos 40% das compras via internet, terminam em abandono do carrinho de compras.

Recuperando um Carrinho Abandonado – Como e porque acontece

Após reconhecer o problema, buscar a solução e encontrá-la, o cliente precisa concluir a compra. Muitas vezes o cliente já até escolheu seu produto. Mas por algum motivo, algo impediu-o de encerrar a compra.

Recuperar um carrinho abandonado pode ser entendido como uma Estratégia de Remarketing, porém, é a mais útil delas, pois, você não vai atingir um público que apenas visitou seu site, ou deu olhada em seu produto. Mas sim, recuperar alguém que foi longe no funil de vendas e tem alto potencial de gerar conversão.

Outro ponto que influência no abandono de carrinho, é o fator preço e frete. Muitas vezes acontece do consumidor comparar em mais de uma loja o mesmo produto. Porém, quando essa compra não é fechada em nenhuma das lojas, é importante que aconteça a Recuperação do Carrinho Abandonado. Com esse método, é possível recuperar de 20% a 30% das pré-desistências do produto.

Temos também uma questão que pode ser decisiva na finalização da compra, que é o preenchimento de formulários. Oferecer ao cliente formas de pagamento mais práticas facilita na hora de encerrar a compra. Pedir dados demais, com formulários enormes, causa descontentamento ao cliente.

O UX Experience precisa ser sempre visado na criação e manutenção de um e-commerce. A dificuldade em navegar no site, em finalizar a compra, também pode interromper o funil de vendas. Por isso, a SinalizeWeb trabalha para que todo projeto tenha uma ótima navegação, tanto em desktops quanto em dispositivos móveis.

É preciso que haja o entendimento por parte do gestor que o abandono de carrinho é sinal de venda, trabalhar e investir nisso por meio de Inbound Marketing e ferramentas segmentadas, é atingir ainda mais conversões.

Com a ferramenta de Recuperar Carrinho Abandonado através da VTEX, é possível enviar um ou vários e-mails ao cliente, oferecendo e lembrando-o do produto que o mesmo teve interesse uma vez. Oferecer descontos, seja em cima do produto ou do frete, é uma boa tática de recuperar uma vez por todas aquela venda.

A configuração da recuperação do carrinho abandonado é realizada em diversos módulos da plataforma VTEX e também em seu servidor de host.

Por fim, o Inbound Marketing sendo bem utilizado e feito, encerra o funil de vendas com o encantamento do cliente. Com isso, vem não só as conversões de vendas, mas também, a fidelização e engajamento do cliente.

Se você precisa de meios e ferramentas para a recuperação de carrinhos abandonados, entre em contato com a SinalizeWeb! Vamos ajudar você e ao seu negócio a recuperar uma venda que não está perdida, mas sim, é uma compra com um alto potencial de ser finalizada. Investir em meios para tal é uma excelente forma de aumentar suas conversões.

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