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Quais as possibilidades do Marketing Digital para grandes empresas?

Já faz alguns anos que o Marketing Digital se tornou uma peça fundamental para estratégias bem sucedidas na internet, em diversos campos. Ainda assim, é visível que o Brasil ainda não tenha alcançado um patamar devidamente relevante nesse sentido em comparação a outros países.

Se por um lado existem segmentos cada vez mais bem trabalhados no Brasil, como o E-Commerce para indústria, por exemplo, por outro o Marketing Digital ainda caminha a passos curtos nos grandes setores.

A saber: desde 2009 já temos agências de Marketing Digital no Brasil que buscam explorar as possibilidades do mercado. Muito antes das redes sociais ganharem um patamar estrondoso de importância nas ações empresariais, com o E-Commerce estabelecendo como referências ao público... E tantas outras mudanças que continuam acontecendo.

Ainda assim, como o Marketing Digital para Indústria pode beneficiá-lo? Para compreender a grandeza e as possibilidades que elas apresentam, primeiro precisamos entender o cenário mundial. Afinal, é através de um panorama geral que as oportunidades surgem no fértil terreno brasileiro.

Como o Marketing Estratégico está mundialmente?

Antes de entrarmos nessa seara, cabe um adendo muito importante para entendermos o cenário mundial, sobretudo em comparação ao Brasil. Os Estados Unidos, considerado um dos pólos para o Marketing Digital, continua a concentrar seus esforços não apenas na captação de dados sobre seus consumidores, como nas formas de se relacionar com eles.

Não por acaso, a maior concentração desses esforços está no Vale do Silício. Conhecida por facilitar a criação de startups, é curioso que, apesar de intensa em inovações, muitas não vão adiante justamente por não trazer um direcionamento ideal.

Ainda assim, temos muitas novas oportunidades, que inclusive podem ser exploradas pelos investidores brasileiros.

Ferramentas novas para o Consultor em ECommerce: Machine Learning

Um dos casos mais polêmicos nos últimos anos sobre a maneira que lidamos e interagimos envolveu o Facebook e a empresa de análise de dados Cambridge Analytica. Através de táticas consideradas inofensivas para o usuário final, milhões de contas tiveram seus dados pessoais invadidos e repassados.

Embora os desdobramentos relacionados ao caso tenham sido de suma importância para a postura das empresas como um todo, esse detalhe não nega um fato muito importante: saber como o público lida com informações na internet é fundamental.

Para o novo consultor de Ecommerce, ou mesmo novos interessados, isso pode ser traduzido nas práticas de Machine Learning. Isto é: através da captação de dados e elaboração de gráficos, as novas técnicas de inteligência artificial podem oferecer as melhores indicações de ações, com base nesses dados, oferecendo mais informação aos gestores.

Plataformas de Marketing de Conteúdo

Outra tendência em crescimento no exterior, e que ainda é aplicada de maneira tímida no Brasil é a criação das Plataformas de Marketing de Conteúdo. Basicamente, elas auxiliam os gestores e produtos de conteúdo a analisar o alcance de seus materiais, e fazer com que eles gerem mais resultados.

Todo consultor de Marketing Digital sabe a importância que os conteúdos possuem para o sucesso de uma empresa online. Geram engajamento, aumentam a fidelização do público para com a marca online, e tornam-na relevante dentro dos SERPs do Google.

Logo, as plataformas de Marketing de Conteúdo oferecem os recursos perfeitos para que os responsáveis pelo mesmo possam entregar materiais de maior autoridade.

O próprio Google, tendo em vista as mobilizações que os novos profissionais tem feito, reformulou há um bom tempo suas plataformas de anúncios e análises, respectivamente com o Google Search Console e o Google Ads.

Brasil e o Marketing Digital para Indústria

Sabendo das possibilidades que o mercado exterior já está produzindo, o Brasil encontra-se ao mesmo tempo defasado, e com muitas possibilidades de inovação.

Se por um lado, temos um público que cada vez mais alinha-se aos aspectos globalizados do Marketing Digital, por outro temos negócios que ainda não enxergam esse mesmo campo com a seriedade devida.

Além disso, o campo para a própria atuação do empreendedorismo brasileiro é mais desafiador. Como mencionado anteriormente, locais como os Estados Unidos possuem pólos que trabalham novas possibilidades para novas startups, que usam suas experiências para novas empreitadas.

Um exemplo recente a ser citado no mercado nacional é a Amazon. Além de um marketplace bem consolidado vindo do exterior, suas políticas de vendas relacionadas ao segmento de livros online criaram um novo paradigma no mercado. E ainda assim, precisavam de novas estratégias quanto a aspectos únicos do mercado nacional, como o uso de boletos para pagamentos, por exemplo.

Por isso, é de suma importância que o investidor e empreendedor brasileiro saiba trabalhar suas estratégias especificamente para o cenário brasileiro, utilizando uma base mais globalizada.

A importância do mobile marketing

A saber: atualmente, de acordo com o Global Web Index, mais de 97% dos usuários ativos na web possuem smartphone. Na prática, isso determina maior rapidez de informações, a quebra de barreiras temporais quanto a sazonalidade de acesso, e mensagens que sejam expressivas ao cliente.

Ainda assim, o Brasil está atrás nesse aspecto. Embora diversas empresas do setor estejam investindo gradativamente criando setores e equipes especializadas para a otimização online, muitos Ecommerce para indústria, ou mesmo para o varejo tradicional, ainda não se adequaram às novas tendências e possibilidades.

Para que essas possibilidades se transformem principalmente em ganhos para todos, é preciso compreender o público e o cenário brasileiro.

O consumidor digital brasileiro

O público brasileiro é sem dúvidas muito particular quando se trata de Ecommerce e estratégias de Marketing Digital. Mais de uma pesquisa apontou o público como um dos mais engajados nas redes sociais, e cada vez mais torna-se um consumidor ativo.

Algumas características que podem lhe trazer um direcionamento para qualquer investimento em Ecommerce e Marketing Digital.

O número de consumidores únicos no Brasil está na faixa de 12, 9 milhões.

Mais de 80% das inteções de compra iniciam por meio digital.

No B2B, predominam o público na faixa dos 27 aos 46 anos

No B2C, além de um público amplo, as vendas hipersegmentadas tornam-se mais presentes.

As faixas etárias variam para cada segmento, porém a divisão por gênero é equilibrada entre homens e mulheres.

De maneira geral, buscam meios de se engajar com as marcas, seja através de newsletters, e-mails, redes sociais.

Ainda possuem ressalvas quanto aos meios de pagamento, buscando a maior variedade possível de descontos e formas de pagar.

As possibilidades do Ecommerce para Indústria no Brasil

Mais do que uma alternativa confortável e prática para um público dinâmico como o atual, o Ecommerce brasileiro é uma base sólida para virtualmente todos os setores. Sua presença e necessidade são inegáveis: só no primeiro semestre de 2019, as vendas virtuais aumentaram em 23%, segundo dados levantados pelo grupo Compre&Confie.

O perfil do consumidor virtual brasileiro, exemplificado acima, é uma prova dessas mudanças já perceptíveis. Não por acaso que grandes empresas do setor, como Amazon, Magazine Luíza, o Grupo B2W, entre outras, possuem uma estrutura sólida e servem como vanguarda para novos interessados.

Como o Marketplace reposicionou o mercado virtual brasileiro

Um dos fenômenos mais recentes dentro do cenário nacional, e que são parte fundamental para as visões de qualquer consultor de ecommece, é a ascensão e solidificação dos Marketplaces.

Enquanto os grandes grupos trabalham aspectos fundamentais da plataforma, como os meios de pagamento, segurança, além de um pós-venda bem estruturado, os novos lojistas online podem usar a estrutura dessas marcas para dar início a seus empreendimentos.

Para se ter uma ideia, a previsão de aumento no segmento foi de 31% em 2018 para 35% ao final de 2019. As empresas citadas acima são uma prova desse sucesso, mas também é preciso atenção.

O equilíbrio ideal nas iniciativas de Marketplace são justamente oferecer espaço para que novos empreendedores possam ter seus negócios maximizados, enquanto uma marca já bem estabelecida possa aumentar seus canais de venda. Cabe aos gestores, à frente dessas oportunidades, mostrarem os benefícios sobretudo ao consumidor final.

Os desafios do setor de Ecommerce

Porém, apesar do terreno fértil, de nada adiantará investir neste setor sem um bom conhecimento de causa. A Consultoria em ECommerce observa justamente os melhores campos e custos para o investimento, sobretudo técnico, para a inclusão de lojas virtuais.

Apesar da nossa cultura empresarial ter abraçado as novas iniciativas, é um fato que ainda falta maior conhecimento sobre o mercado, sobre as ferramentas que devem ser utilizadas, e sobre como os novos empreendedores digitais podem lidar com as adversidades do segmento.

Para se ter uma ideia, a cada 10 lojas virtuais lançadas, apenas 3 seguem após o segundo ano de atuação, e isso deve-se sumariamente a inexperiência dos investidores.

Felizmente, o caminho estabelecido desde o boom dessas novas tecnologias oferecem um direcionamento sólido para novos ecommerces, sejam eles B2B ou B2C.

Na mesma medida, o Marketing Digital bem aplicado pode trazer à luz empresas que antes tinham campos de atuação mais limitados.

Consultoria de Marketing Digital é um investimento, e não um custo

Diante desse cenário promissor, mas que demanda cuidados, é crucial pensar no Marketing Digital como um catalisador para o seu negócio. Mais do que isso: trabalhe com ele para ser um investimento a sua empresa.

Tradicionalmente, acreditava-se no Marketing como uma maneira de trazer visibilidade aos negócios. Contudo, a realidade é que mesmo as melhores ideias e abordagens podem ficar dispersas, ou mesmo sem destaque, se não houverem campanhas de marketing que ressoem diretamente com o público.

Nesse ponto, as iniciativas de Marketing Digital estão se tornando cada vez mais relevantes e necessárias. Acredita-se que, até 2022, os investimentos em maketing de performance pura sejam de até 75% do orçamento dedicado em relação às mídias tradicionais.

Além disso, as últimas tendências do Marketing Digital estão muito mais focadas no chamado “Marketing Perto de Mim”.

Em outras palavras, criar estratégias de conteúdo, design, entre outras visando o público regional da empresa, seja nos aspectos geográficos, demográficos, profissionais, e quaisquer outros relevantes para o sucesso do negócio.

Explore novas possibilidades com a Commtempla

Com um olho nas mudanças globais, e um outro olhar voltado para as possibilidades incríveis que a indústria brasileira tem a oferecer, a CommTempla tem como objetivo não apenas oferecer uma consultoria em Marketing Digital e Ecommerce, como toda uma curadoria necessária para que seu negócio torne-se ainda mais relevante e moderno.

Nossos números deixam bem claros: a oportunidade de alavancar a presença da sua empresa online está conosco. Para tanto, vamos lhe mostrar algumas das possibilidades que a CommTempla pode lhe oferecer.

Versatilidade e abrangência de recursos

A CommTempla garante uma consultoria de e-commerce e marketing em seus mais diversos segmentos.

Como vimos anteriormente, existem muitas possibilidades a serem exploradas com o comércio digital e o Marketing Digital, cabendo a nosso Consultor para Indústria mostrar quais os melhores caminhos, somando + de 20 anos de anos de experiência com insights modernos sobre os cuidados..

Confira algumas das possibilidades que podemos lhe oferecer para alavancar o seu negócio.

SEO e SEM

Essenciais para qualquer ação de Marketing Digital na Web. O SEO é a base para que todos os processos de Marketing Digital sejam bem sucedidos sobretudo no que diz respeito a otimização de sites e conteúdo.

O SEM, por sua vez, está relacionado às ações para as redes sociais e Google. Como vimos, players de busca e as redes sociais são um dos pilares para o sucesso de sua marca, e estar pronto para atender às constantes mudanças ajudam a tomar a dianteira em seu segmento.

Otimização de Processos

Os processos de uma empresa são a base para o seu sucesso. Logo, nosso objetivo é entender e melhorar os aspectos adequados, trazer novas alternativas, sempre com o objetivo de expandir o campo de atuação da empresa de maneira responsiva.

O consultor para indústria, junto aos gestores da empresa, analisam todas as áreas que podem apresentar dificuldades no negócio, e definem os rumos de comum acordo. É importante ressaltar que nenhuma decisão será tomada sem o crivo dos gestores. Dessa maneira, cada mudança, se necessária, será perceptível e prática para todos.

Estratégias de Endomarketing e posicionamento de Branding

Tão importante quanto os processos para ações externas da empresa, estão os internos. E isso só é possível com o Endomarketing. Para isso, nossa consultoria de Marketing Digital procura saber como estão os níveis de satisfação dos colaboradores, como eles enxergam a própria empresa, e quais são seus objetivos de fato.

O Endomarketing, que visa a maior integração dos colaboradores aos objetivos da empresa, é parte do processo de posicionamento de Branding. Isto é: através de ações em todos os níveis, vamos criar a imagem que represente a marca, seus objetivos, de modo que seus valores e ideais sejam muito bem representados em cada aspecto.

Lembre-se que as melhores marcas expressam-se com riqueza de detalhes desde a logotipo bem trabalhada, a cada aspecto interno e externo da mesma. Por isso, explore-a em todo seu pontencial.

Inovação sem perder a identidade

Sabemos que “Inovação” é uma palavra com duplo sentido em alguns casos. Por um lado, desbravar novos horizontes, com um olhar atento à realidade, pode trazer retornos incríveis. Por outro, arriscar-se em novos campos, sobretudo com uma expertise já bem estabelecida, pode não ser algo visado, ao menos de imediato.

Com o intuito de trazer esse equilíbrio, necessário para o sucesso de qualquer empreendimento, a CommTempla traz sempre propostas trabalhadas em Growth Hacking. Isto é: através de práticas simples e diretas, sem mexer nas bases sólidas da sua empresa, avaliamos, tudo o que pode ser desenvolvido, criado e implementado com foco em monetização e aumento de receita.

Para tanto, analisamos cuidadosamente a posição atual da sua empresa na web em relação a seu alcance nos mecanismos de busca, redes sociais, acessos ao site, entre outros dados relevantes para montar nosso plano de ação. Trabalhamos o todo, o que chamamos de alicerce digital.

Aqui, nossa consultoria de marketing digital apresenta as oportunidades e desafios, e como podemos atingir os objetivos desejados em conjunto.

Estratégias direcionadas ao que deseja

A combinação destes fatores, o estabelecido e o moderno, não deixam o foco principal de lado. A CommTempla tem plena ciência dos perfis e dos objetivos desejados por cada gestor, e como tal, oferece caminhos e planos viáveis aos seus recursos, visões estratégicas e objetivos.

Por isso, ao oferecermos nosso know-how e garantir uma campanha bem sucedida, primeiro estabelecemos quais são seus objetivos e desejos. Com uma motivação clara, sempre é possível galgar novos patamares.

Procure a consultoria CommTempla e reorganize sua empresa baseada na Transformação e Marketing Digital. Prepare seu negócio para o legado!

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