Importância de e-commerce para lidar com os novos tempos
No já distante ano de 2011, o E-Commerce ainda era encarado como algo duvidoso e cheio de incertezas se iria “vingar” no Brasil. Era um período que a internet ainda tomava uma forma mais concreta, então se mesmo redes sociais ainda eram algo a ser explorado como mecanismo de vendas, o e-commerce ainda era nebuloso.
Logo, é interessante notar como as mudanças se deram em um ritmo acelerado, seja por empresas pioneiras, como o Grupo B2W, até a chegada de grandes redes varejistas. Por fim, as necessidades surgidas durante o período de pandemia tornaram o setor fundamental para a economia brasileira.
Se você ainda não considera a importância do E-commerce, recomendamos esse artigo para elucidar sua importância. É a oportunidade de entender um importante elemento econômico atual, cuja tendência é continuar se desenvolvendo.
O cenário do E-commerce brasileiro
Os três últimos anos do e-commerce brasileiro mudaram totalmente o cenário para quem já estava investindo no setor, e para melhor. Só em 2021, o faturamento foi de R$ 181 bilhões, ganhando destaque setores como moda, beleza e perfumaria.
E se antes a concentração dessa riqueza estava em maior quantidade na região sudeste, a expansão para regiões como o nordeste e sul ganharam um merecido destaque, sobretudo com a expansão dos Centros de Distribuição de redes como Amazon e Mercado Livre para a região, tornando os fretes mais acessíveis em custo.
Soma-se isso à facilidade de pagamentos promovidas pelo surgimento do Pix, das opções de crédito oferecidas pelas Fintechs, e mesmo os boletos continuam como uma opção viável e constante para um público que não, ou não quer, todas essas novidades.
A facilidade para os comerciantes
Se o comércio está em constante evolução e estrutura para os consumidores, para os comerciantes esses aspectos não ficam para trás. Os marketplaces, por exemplo, se tornaram a base para novos comerciantes de expandir seus negócios sem ter que se preocupar com a criação de uma loja, com marca, entre outros.
Os canais de venda vão além! Mesmo redes sociais, como Whatsapp, Instagram e Facebook, se transformaram em uma forma ainda mais simples de entrar nos negócios online.
E a tendência para o futuro é que esses canais não parem de crescer. Mesmo agora, as pesquisas por voz tem se expandido para compras diretamente pelo canal; os preços se tornarem mais dinâmicos devido aos canais de entrega, e fretes melhor trabalhados.
Existem muitos campos para crescer no e-commerce brasileiro. Essa é a oportunidade perfeita para começar no comércio digital pelos canais que quiser, com a inovação que vier.
Saiba sobre o futuro do e-commerce!
Diante desse cenário cheio de possibilidades, saber como o e-commerce vai se comportar nos próximos anos é garantir uma vantagem em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso vale muitíssimo a pena acompanhar o E-commerce Brasil Fórum 2022!
O evento reúne as principais referências no e-commerce brasileiro atual, além de diversos expositores, mostrando todas as possibilidades do setor. A Orbital Commerce estará presente nos dois dias de evento, 26 e 27 de Julho. Te esperamos lá!