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Quer empreender com loja virtual? Então confira essas dicas!

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Quer empreender com loja virtual? Então confira essas dicas!

Quer empreender com loja virtual? Então confira essas dicas!

Empreender com loja virtual, hoje em dia, é uma forma dinâmica e cheia de possibilidades de garantir sua autonomia profissional, embora não seja isenta de desafios e de pontos importantes para trabalhar.  Na verdade, com a alta concorrência e o crescimento do setor nos últimos anos, os novos empreendedores no e-commerce se destacam não apenas… Continuar lendo Quer empreender com loja virtual? Então confira essas dicas!

PorSinalizeWeb

Empreender com loja virtual, hoje em dia, é uma forma dinâmica e cheia de possibilidades de garantir sua autonomia profissional, embora não seja isenta de desafios e de pontos importantes para trabalhar. 

Na verdade, com a alta concorrência e o crescimento do setor nos últimos anos, os novos empreendedores no e-commerce se destacam não apenas pela originalidade de produtos e propostas, mas um domínio das ferramentas do tipo por base. 

Como empreender com loja virtual? 

Aqui, na SinalizeWeb, temos um setor inteiramente dedicado à consultoria para transformação digital e para o e-commerce, a Commtempla, para que comece e cresça sua loja virtual com eficiência. Mas caso esteja começando literalmente do zero, e quer um contexto melhor para começar, aqui vão algumas dicas para começar. 

1 – Definição do fornecedor

O passo inicial mais importante, e que vai nortear toda sua trajetória enquanto gestor, é escolher o nicho de atuação. Atualmente, é possível trabalhar com segmentos bem específicos de produtos e ter uma lucratividade que sustente o negócio. 

Mas para fazer isso com sabedoria, temos duas dicas importantes: dê preferência a nichos que você, enquanto pessoa, goste de comprar. E da mesma maneira, evitar aqueles que possuem uma alta concorrência com empresas já bem estabelecidas no mercado. 

Um nicho que você conhece não apenas facilita entender como funciona as vendas quanto a produtos e público interessado, como te permite inovar na apresentação, promoções ou mesmo produtos, explorando possibilidades ainda não atendidas pelos concorrentes. 

Quanto a estes, evitar os grandes e-commerces do mercado, ao menos de início, é o ideal tanto para a saúde do negócio, como para evitar comparações desproporcionais. 

Um exemplo bem conhecido disso são os e-commerces de grandes varejistas das linhas brancas (eletrodomésticos e móveis, por exemplo): além de uma logística pronta para atendimento, seus preços são competitivos o suficiente para minar novos empreendedores que não possuem um plano de ação, e capital, bem definidos para concorrer.

2 – Saiba quem é seu público e desenvolva suas personas

A grande vantagem de empreender com loja virtual em um segmento que gosta é a facilidade em identificar e conhecer o seu público. E mesmo que esta não seja a sua escolha principal, saber quem são seus possíveis compradores é o segundo passo importante.

Antigamente, o conceito de público-alvo era mais difundido, criando faixas mais amplas de pessoas que seriam atendidas. Hoje em dia, embora essa ideia não seja deixada de lado, afinal é um pilar de qualquer campanha de marketing, existe um conceito mais aplicado para o e-commerce: as buyer personas

Uma persona é uma caracterização e personalização desse público-alvo. Nela, criamos uma verdadeira personagem, com características, trejeitos e até mesmo frases inteiramente baseadas nas pesquisas de público-alvo. 

Essas buyer personas ajudam os profissionais responsáveis pela divulgação da loja virtual a criar uma comunicação mais orgânica e particular. Em uma analogia, é como pensar em uma metodologia de venda para aqueles clientes fiéis, sempre presentes na loja e que gostam do seu atendimento. Nesse aspecto, falaremos melhor mais adiante.

3 – Defina os canais de venda

Empreender com uma loja virtual hoje em dia é ter uma plataforma que atenda as exigências mínimas do público, e de forma eficiente. Isso vai desde a estrutura adequada para preencher toda a jornada de compra com qualidade, mas sobretudo os canais de vendas.

Essa parte é bem mais complexa do que parece. Redes sociais, aplicativos de bate-papo, anúncios pagos, Marketplaces, e ainda os meios de pagamento… Todos eles estão em quantidade e variedade que é bem difícil de acompanhar até pelos grandes varejistas, que contam com departamentos próprios para atender a essas demandas e mudanças.

Para começar de forma segura, defina os principais canais de vendas baseados nas informações coletadas pelo público. Por exemplo: se o público a ser atingido está em maior quantidade no Instagram, ter uma conta bem trabalhada em conteúdo e interações com o mesmo é a sua base. Se compram com maior frequência em plataformas de Marketplace, ter uma presença inicia na mesma pode ser interessante, e por aí vai.

Uma dica importante: independente das escolhas, os meios de pagamento, que finalizam toda a jornada e experiência do público com sua loja virtual, devem ser seguras e fáceis para os mesmos atestarem sua qualidade. O Pagseguro é um bom exemplo, mas existem diversas plataformas, como podemos ver nesse artigo da Orbital Commerce.

4 – Atendimento é fundamental

Para finalizar, o atendimento, que é parte importante e diária de um comércio físico, tornou-se ainda mais importante ao empreender com loja virtual. Hoje temos meios de investir nesse tipo de atendimento através de dois recursos:

  • atendimento direto no e-commerce, via chat interno.
  • atendimento por meio de aplicativos de bate-papo como Whatsapp e Telegram.

Aqui, cabe ter profissionais destacados e dedicados a essas tarefas tanto quanto nos meios físicos de atendimento. Conforme a demanda e as visitas aumentam, é corriqueiro que novos usuários, ou aqueles que já possuem suas experiências, entrem em contato direto, para esclarecer dúvidas e buscar por informações que não estejam claras no site. 

Com isso em mente, ter profissionais prontos para atendimentos em horário comercial, e além se possível, faz toda a diferença. 

Conclusão

Seguindo essas recomendações, o tempo médio para um e-commerce começar a gerar um bom faturamento mensal é de quatro meses. Ter fornecedores que trabalhem com uma demanda constante, com um giro de estoque viável e uma operação bem clara em tarefas e profissionais que conheçam do assunto, vão garantir o retorno desejado para o público. 

Gostou das dicas? Aqui, na SinalizeWeb, contamos com profissionais prontos para atendê-lo e fazer com que empreender uma loja virtual seja um processo de aprendizado e crescimento constantes. Te vejo nos próximos artigos.

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