Conheça as normas para o exercício do comércio eletrônico
Conheça as normas para o exercício do comércio eletrônico Para oferecer melhores serviços no mercado virtual e conquistar novos clientes, o empreendedor precisa conhecer a legislação do setor.Para quem deseja atuar no comércio eletrônico, ele oferece vantagens a empresários e consumidores. Rápido, moderno e eficiente, o e-commerce é uma ótima oportunidade de iniciar ou ampliar… Continuar lendo Conheça as normas para o exercício do comércio eletrônico
Conheça as normas para o exercício do comércio eletrônico
Para oferecer melhores serviços no mercado virtual e conquistar novos clientes, o empreendedor precisa conhecer a legislação do setor.
Para quem deseja atuar no comércio eletrônico, ele oferece vantagens a empresários e consumidores. Rápido, moderno e eficiente, o e-commerce é uma ótima oportunidade de iniciar ou ampliar o seu negócio. Mas, para que se tenha sucesso e bons resultados, é preciso seguir normas que garantam o seu exercício.
O e-commerce é caracterizado por disponibilizar uma plataforma digital com várias opções de produtos e modalidades de compra, seja por débito em conta, boleto bancário ou cartão de crédito.
Comprar pela internet ficou cada vez mais fácil e os empreendedores utilizam essa ferramenta para proporcionar conforto ao consumidor, principalmente aquele que dispõe de pouco tempo.
Confira a seguir informações da norma ABNT NBR ISO 10008, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para o exercício do comércio eletrônico e aproveite dicas para implementação do e-commerce.
Sistema de transação
Como todo estabelecimento comercial, o e-commerce conta com normas a serem seguidas para proporcionar segurança ao consumidor, conforto e melhores serviços.
O sistema de transação do comércio eletrônico consiste na forma como o produto é comercializado e oferecido ao consumidor e, para isso, há a ABNT NBR ISO 10008, que informa e capacita o empresário a implementar esse tipo de empreendimento.
Nesse processo de construção da plataforma de vendas pela internet, é fundamental que o sistema de transação obedeça aos seguintes critérios de normatização:
Contar com profissionais capacitados;
Contar com o sistema de cadastro, pagamento e entrega sincronizados;
Oferecer acesso seguro e sem o envio de vírus;
Disponibilizar informações seguras;
Oferecer suporte de atendimento ao consumidor;
Contar com hardwares e softwares eficientes;
Capacitar fornecedores a prestar serviços de informação adequados.
Implementação
Antes de dar o primeiro passo para a construção de uma loja virtual, portanto, é fundamental conhecer as normas para o exercício do e-commerce.
Com esse conhecimento, o empreendedor poderá partir para o planejamento, pois com ele é possível identificar o público de interesse e a melhor tecnologia a ser utilizada para atender e oferecer serviços de qualidade.
Além disso, outra dica importante é contar com especialistas em diferentes áreas, como marketing digital, gestão de relacionamento com o cliente e tecnologia da informação.
Mas não basta apenas ter boa apresentação da empresa e do produto no site, é fundamental que o ambiente seja atualizado com frequência, uma vez que os clientes querem novidades, sejam por meio de notícias ou anúncios de produtos.
Vantagens do e-commerce
Vender pela internet apresenta vários benefícios, sendo uma boa opção para empresas que procuram prestar serviços diferenciados. Conheça algumas vantagens de empreender pelo mercado digital:
A empresa ganha chances de ser reconhecida nos mercados nacional e internacional;
A compra pode ser feita em qualquer hora do dia;
Facilidade no oferecimento de produtos e diminuição de custos de entrega;
Informações fáceis de serem acessadas por dispositivos móveis;
O cliente adquire produtos com melhores preços;
O consumidor pode comparar preços pela internet de forma instantânea.
Satisfação e necessidade
Ao implementar o comércio eletrônico, primeiramente deve ser identificado o nicho de mercado a ser alcançado e o perfil dos consumidores desse segmento.
Desse modo, o responsável deve levar em conta as exigências, necessidades e desejos de seu público-alvo.
Fraudes e crimes eletrônicos são muito comuns nessa modalidade de compra, por isso, a qualidade nas informações e na segurança no ato da compra são investimentos necessários a quem quer expandir suas vendas no setor.
O cliente satisfeito é aquele que conta com um bom atendimento, tendo suas sugestões e dúvidas atendidas com eficiência, qualidade e seriedade.
É por essa razão que os meios de comunicação com os fornecedores devem estar apresentados no site de forma dinâmica e moderna.
Dispor de mecanismos como chat virtual, ouvidoria e espaços para comentários de avaliação do produto são excelentes opções para o site de vendas, pois aprimora o relacionamento com o cliente.
Fonte: Sebrae