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Como deve ser uma migração saudável de plataforma de e-commerce?

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Como deve ser uma migração saudável de plataforma de e-commerce?

Como deve ser uma migração saudável de plataforma de e-commerce?

Como deve ser uma migração saudável de plataforma de e-commerce?  Decidir migrar para uma nova plataforma de e-commerce nunca é uma tarefa simples. Se o varejista chegou a esta decisão é porque a antiga parceira de tecnologia causava instabilidades ou não era mais compatível com as necessidades da loja virtual. O momento da mudança, contudo,… Continuar lendo Como deve ser uma migração saudável de plataforma de e-commerce?

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Como deve ser uma migração saudável de plataforma de e-commerce? 

Decidir migrar para uma nova plataforma de e-commerce nunca é uma tarefa simples. Se o varejista chegou a esta decisão é porque a antiga parceira de tecnologia causava instabilidades ou não era mais compatível com as necessidades da loja virtual. O momento da mudança, contudo, não precisa ser de crise e o consumidor não precisa (nem deve!) sentir qualquer revés. Para que a migração aconteça de maneira suave e o cliente final perceba, de fato, melhorias, o varejista precisa ficar atento a alguns pontos com a nova plataforma.

Em primeiro lugar, o usuário não pode ter nenhuma dificuldade de encontrar a loja no ar. Para tal, a nova fornecedora de plataforma de e-commerce deve garantir um serviço chamado Redirect URL. Com ele, mapeia-se as URLs antigas e alteradas para informar as mudanças aos principais buscadores – Google, Bing, Yahoo e outros. A funcionalidade deve também indicar a nova URL, conduzindo automaticamente o cliente para o endereço correto da loja virtual. Além de direcionar o consumidor, o Redirect URL em funcionamento mantém o ranking nos mecanismos de busca. A ferramenta é, ainda, uma ótima alternativa para e-commerces que possuem duas URLs para um mesmo site ou produto e para quem ainda não possui um mobile nativo.

A mudança também não deve causar dificuldades de importação de clientes e produtos. A nova parceira deve, então, garantir que produtos e clientes existentes na antiga loja sejam importados para a nova, mantendo, deste modo, a compatibilidade de estrutura e de atendimento já existentes. Atuar com este cuidado também é um modo de proteger o consumidor para que ele não seja prejudicado em suas visitas ao site e em suas compras.

Depois da migração, o varejista também precisa ficar atento às vantagens da nova parceira. Uma boa plataforma de e-commerce deve evoluir de acordo com a tecnologia do setor, oferecendo ao lojista atualizações, novas features e melhorias constantes. Outras características que não passam despercebidas pelos usuários são a liberdade para personalização da plataforma, que permite ao lojista alterar de layout, banners, entre outros elementos, focando nos reais interesses do cliente, e a alta velocidade de carregamento das páginas, o que sempre ajuda no aumento da conversão.

Com a mudança para uma nova parceira de tecnologia, espera-se que a loja virtual ganhe estabilidade, com aprimoramento de performance. Em outras palavras, o lojista deve perceber aumento nas vendas porque consegue atender a mais clientes, uma vez que o site não estará operando com lentidão ou simplesmente fora do ar.

O relacionamento com os consumidores também pode ser aprimorado se a nova plataforma de e-commerce proporcionar melhorias no campo de busca, otimizando a navegação do usuário – o que sempre é revertido no aumento da taxa de conversão e no faturamento da loja. A melhoria nas vendas também pode ser conquistada se a ferramenta de e-commerce trouxer um módulo de promoções avançado, permitindo a criação de diversas promoções segmentadas, e uma funcionalidade de e-mail marketing própria e integrada, proporcionando agilidade nos disparos de e-mail para a base de clientes, com economia de tempo e investimento.

Se o varejista decidiu trocar de plataforma de e-commerce é porque estava em busca de evolução nos números de sua loja e no relacionamento com seus clientes. Por isso, é preciso acompanhar todo o processo de migração, certificando-se de que as melhorias cheguem aos usuários. E, mais do que isto, é preciso desenvolver uma relação de confiança com a nova fornecedora de e-commerce, criando, de fato, uma parceria.

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Fonte: EcommerceBrasil

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