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5 atitudes para reduzir a inadimplência em assinaturas

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5 atitudes para reduzir a inadimplência em assinaturas

5 atitudes para reduzir a inadimplência em assinaturas

5 atitudes para reduzir a inadimplência em assinaturas A inadimplência sempre foi um problema para todos os tipos de negócios e com quem vende pela internet não poderia ser diferente. No caso das empresas que trabalham no modelo de assinaturas ou pagamentos recorrentes, porém, os cuidados para evitar esse tipo de situação podem ser um… Continuar lendo 5 atitudes para reduzir a inadimplência em assinaturas

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5 atitudes para reduzir a inadimplência em assinaturas

A inadimplência sempre foi um problema para todos os tipos de negócios e com quem vende pela internet não poderia ser diferente. No caso das empresas que trabalham no modelo de assinaturas ou pagamentos recorrentes, porém, os cuidados para evitar esse tipo de situação podem ser um pouco diferentes. Preparamos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a diminuir a inadimplência em assinaturas na sua empresa.

1 – Mantenha um histórico dos clientes

Mais do que guardar informações de contato e de cobrança, manter um histórico detalhado dos clientes pode ajudá-lo a fazer esforços direcionados para solucionar e até mesmo prevenir situações desse tipo. Essa atitude organizada tem o potencial de reduzir significativamente o número de inadimplentes a médio e longo prazo.

2 – Descubra o motivo da inadimplência

Descobrir o motivo de o valor ainda não ter sido pago também vai contribuir para reagir de maneira mais acertada. Por exemplo, antes de cobrar de um cliente determinado valor, certifique-se de que não houve um erro da sua parte. Isso evitará que seu comprador seja exposto a uma situação potencialmente constrangedora sem razão. Por outro lado, se for averiguado que se trata de um motivo válido por parte dele, você poderá oferecer opções razoáveis que o permitam quitar o valor, de modo que se sinta inclinado a cooperar e, de preferência, evitar que isso ocorra novamente.

3 – Envie lembretes antecipados

Pode parecer estranho, mas a verdade é que as pessoas são muito ocupadas e, às vezes, se esquecem desse tipo de compromisso. Por isso, uma atitude simples que pode evitar muita dor de cabeça é enviar lembretes antecipados para que elas fiquem cientes de que o prazo vencerá em breve, reforçando os benefícios do pagamento em dia.

De fato, isso é benéfico para os dois lados, pois, além de ajudar você a diminuir a inadimplência em assinaturas, pode contar pontos na experiência geral do consumidor com a sua empresa, uma vez que o permite honrar com seus compromissos na data, evitando frustrações mais tarde.

4 – Gere novos boletos automaticamente

Outro ponto positivo é gerar boletos automaticamente após determinado tempo. Assim, caso o boleto tenha se perdido em meio a muitos e-mails ou não possa ser acessado por algum motivo, o cliente tem uma nova chance de quitá-lo, sem precisar se comunicar com a sua empresa.

Esse é um bom modo de recuperar suas mensalidades de forma fácil e automática, sem incomodar o cliente. Ao observar esse esforço, é possível também que a pessoa decida fazer alguns ajustes pessoais a fim de pagar corretamente nos próximos meses.

5 – Ofereça diferentes formas de pagamento

Ao considerar sua conta em atraso, há boas chances de que a pessoa procure opções de pagamento que sejam mais fáceis ou convenientes. Nesse momento, oferecer apenas uma forma de quitar a dívida pode ser uma barreira para que a situação seja resolvida. Por isso, é importante oferecer uma boa gama de escolhas, de modo que a dívida seja quitada o quanto antes.

Lidar com a inadimplência em assinaturas não é algo fácil, mas com atitudes precisas e bom planejamento é possível diminuir muito esse incômodo que afeta tanto os negócios. Sem dúvida, essas dicas o ajudarão a moldar suavemente o comportamento até dos clientes mais difíceis e a manter um negócio mais saudável e lucrativo, livre de grandes problemas para a sua empresa.

Já lidou com a inadimplência em seu negócio? Que outros desafios você tem encarado? Aproveite para deixar um comentário sobre suas experiências e, caso queira aprender mais, confira os erros de atendimento mais comuns em e-commerces!

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Fonte: Moip

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