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Como alguns segundos podem afetar as vendas de e-commerce no Dia dos Pais

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Como alguns segundos podem afetar as vendas de e-commerce no Dia dos Pais

Como alguns segundos podem afetar as vendas de e-commerce no Dia dos Pais

Como alguns segundos podem afetar as vendas de e-commerce no Dia dos Pais O número de acessos em portais e-commerce e websites costuma aumentar drasticamente antes dos feriados. Se as empresas online não mantiverem um desempenho digital eficaz para corresponder ao volume de visitas em datas comemorativas, podem sofrer perdas de milhões de reais. Por… Continuar lendo Como alguns segundos podem afetar as vendas de e-commerce no Dia dos Pais

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Como alguns segundos podem afetar as vendas de e-commerce no Dia dos Pais

O número de acessos em portais e-commerce e websites costuma aumentar drasticamente antes dos feriados. Se as empresas online não mantiverem um desempenho digital eficaz para corresponder ao volume de visitas em datas comemorativas, podem sofrer perdas de milhões de reais. Por este motivo, a Dynatrace acaba de realizar um levantamento exclusivo sobre o impacto dos atrasos nos tempos de resposta dos principais portais e-commerce e websites do Brasil em datas comemorativas, como o Dia dos Pais.

O resultado é que a maioria das plataformas sofre problemas significativos de instabilidade nesses períodos, o que pode afetar diretamente o resultado das vendas. Falhas nos sistemas ou até mesmo o atraso em alguns segundos na aplicação online são suficientes para fazer o consumidor final migrar para o concorrente.

Por conta disso, a Dynatrace promoveu baterias de testes de análise a cada 60 minutos em períodos prévios às últimas grandes datas comemorativas do Brasil: Dia das Mães, Dia dos Namorados e Corpus Christi. Foi realizada uma mensuração do tempo de respostas das páginas na Web com uma avaliação dividida em duas categorias – as Top 20 empresas de e-commerce e os Top 10 websites do país.

Na semana do Corpus Christi, o tempo de resposta das páginas de e-commerce pulou de 8 para 12,3 segundos na média. Em alguns sites específicos, o tempo chegou a ser de 120 segundos. Isso representa um aumento de 53% na média dos websites e de até 1400% nos picos de demora.

Já no Dia dos Namorados a média do tempo de resposta das páginas de e-commerce pulou de 7 para 21,4 segundos na própria data, sendo que algumas páginas tiveram picos de até 54,4 segundos de demora.

Curiosamente, o Dia das Mães deste ano não contou com elevação do tempo de resposta significativa entre as empresas de e-commerce e principais websites do Brasil. No ano passado, porém, os dados se aproximaram aos dos Dia dos Namorados e Corpus Christi de 2014.

“É fundamental para os websites realizarem testes de performance do impacto digital em diferentes componentes do site, desde os equipamentos de rede, servidores até às políticas de segurança. A avaliação da infraestrutura geral do site é de extrema importância para o aumento da capacidade de acessos em grandes datas. Problemas de alguns segundos podem resultar em perdas de milhões para as empresas”, avaliou Ricardo Aguilera, engenheiro de vendas e coordenador dos testes feitos pela Dynatrace.

Para se ter uma ideia de como o atraso de apenas alguns segundos das aplicações online podem afetar as vendas em datas comemorativas, a Amazon já calculou que apenas um segundo de atraso por usuário resulta na perda de US$ 1.6 bilhão no período de um ano.

O Google, por sua vez, relatou que um atraso de 400 milissegundos poderia levar a uma perda 8 milhões de procuras por dia – o que resultaria em milhões de dólares a menos em anúncios online.

“No mundo do e-commerce, apenas alguns segundos de atraso são suficientes para perder o cliente ou ainda gerar a suspeita de que seu site não é seguro ou confiável. Só com respostas adequadas de monitoramento e testes de performance é possível assegurar o sucesso dos negócios no mundo digital”, destacou Roberto Carvalho, diretor-geral da Dynatrace na América do Sul.

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Fonte: EcommerceBrasil

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