Segurança e usabilidade: uma questão de equilíbrio
Segurança e usabilidade: uma questão de equilíbrio O mercado de e-commerce encontrou um terreno fértil no Brasil, registrando nos últimos cinco anos uma taxa média de crescimento em torno de 23%. E tudo indica que esta tendência deve manter-se nos mesmos patamares. De acordo com o relatório Webshoppers, compilado pela consultoria e-Bit, o comércio eletrônico… Continuar lendo Segurança e usabilidade: uma questão de equilíbrio
Segurança e usabilidade: uma questão de equilíbrio
O mercado de e-commerce encontrou um terreno fértil no Brasil, registrando nos últimos cinco anos uma taxa média de crescimento em torno de 23%. E tudo indica que esta tendência deve manter-se nos mesmos patamares. De acordo com o relatório Webshoppers, compilado pela consultoria e-Bit, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 35,8 bilhões em 2014, um crescimento nominal de 24% sobre o ano anterior. O número de pedidos feitos via internet, no ano passado, foi de 103,4 milhões, 17% maior que o registrado em 2013. Ao todo, 51,5 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online no ano de 2014. Com o total de pedidos, chega-se a uma média de duas compras por consumidor.
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Entretanto, da mesma maneira que vivenciamos a evolução da modalidade, as ocorrências de fraudes também avançam. No Brasil, 30% dos usuários já sofreram algum tipo de fraude virtual, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Isso gera um impacto significativo e direto para a experiência do consumidor. Diante desse cenário, é preciso tanto aplicar práticas de segurança quanto ferramentas de aprimoramento da experiência para manter o crescimento sustentado do setor.
A falta de planejamento detalhado e a pressa em colocar o negócio para rodar faz com que muitos empreendedores de lojas virtuais se preocupem mais em poupar tempo do que em garantir uma plataforma de e-commerce que realmente atenda às necessidades do seu cliente.
O empresário tem o poder de tornar a experiência de compra um processo simples, prazeroso e intuitivo. Um primeiro passo, por exemplo, seria evitar que a página de pagamento contenha banners, propagandas e informações secundárias que dispersem o cliente. Nesse sentido, uma ferramenta de pagamento que ofereça uma integração via webservice, na qual toda a interface de compra permanece dentro da própria loja, pode ser um modelo eficaz para a conversão da venda.
Fonte: EcommerceGuide