Clube de assinaturas: estratégia para fidelização de clientes
Clube de assinaturas: estratégia para fidelização de clientes O comércio eletrônico tornou-se popular, entre outros motivos, por conta da praticidade proporcionada ao consumidor. Se antes a compra exigia que ele saísse de casa e gastasse tempo, com o varejo online o processo passou a ser realizado em poucos minutos e em qualquer lugar que disponha… Continuar lendo Clube de assinaturas: estratégia para fidelização de clientes
Clube de assinaturas: estratégia para fidelização de clientes
O comércio eletrônico tornou-se popular, entre outros motivos, por conta da praticidade proporcionada ao consumidor. Se antes a compra exigia que ele saísse de casa e gastasse tempo, com o varejo online o processo passou a ser realizado em poucos minutos e em qualquer lugar que disponha de um device conectado à internet. Porém, estamos em um setor que precisa inovar constantemente para continuar atraindo consumidores, tornando aquilo que é prático mais prático ainda.
Neste contexto, uma das ações mais interessante para as lojas virtuais é o clube de assinaturas. A ferramenta dentro de sites de e-commerce permite a compra programada, ou seja, o cliente pode se cadastrar, selecionar os produtos que deseja assinar, definir a periodicidade e a forma de pagamento e receber suas compras dentro do período contratado.
O clube de assinaturas é excelente para os consumidores que possuem necessidade de adquirir determinados produtos constantemente, como lentes de contato, cremes, perfumes, maquiagem. Também é ótimo para aqueles que têm o hábito de consumir artigos como vinhos, charutos, cafés e cervejas especiais, entre tantos outros. Podemos inferir que há um público bastante grande que se beneficia com este tipo de compra online. O motivo é óbvio: a prática é bastante cômoda, afinal o cliente não precisa se preocupar com entrar no site, buscar os produtos e preencher formulários. Todo este processo é realizado uma única vez e, a partir de então, o usuário pode ficar tranquilo.
A estratégia vem se mostrando cada vez mais vantajosa para os varejistas. Entre os benefícios de adotar este modelo de negócios estão:
– fidelização de clientes: o clube de assinaturas que oferece os produtos desejados com ótimas condições de pagamento e entrega dentro do prazo combinado tende a fidelizar clientes.
– facilitação da previsão de lucro: o número de assinantes permite calcular mais facilmente parte do lucro total do negócio.
– obtenção de uma receita linear: a receita obtida com o clube de assinaturas traz mais liberdade para planejar os investimentos.
– redução de alguns custos operacionais: as assinaturas reduzem o número de processos realizados na compra, o que causa a diminuição de custos.
O cenário, claro, é animador, mas o clube de assinaturas exige preparo tecnológico do varejista. O ideal é unir uma boa ideia de negócio a uma plataforma de e-commerce capaz de operar com tal prática. A ferramenta deve, então, permitir que o clube de assinaturas seja instaurado, suportando o fluxo de visitas e atuando com robustez, escalabilidade e alta performance. Isto é, o clube de assinatura de uma loja virtual deve proporcionar, acima de tudo, experiência de compra positiva para cada usuário. Esse é o ponto obrigatório do e-commerce.
Fonte: EcommerceBrasil