Por uma boa gestão da logística
Por uma boa gestão da logística A entrega – e toda a cadeia de atividades que envolvem a sua realização – é um ponto sensível no e-commerce. Afinal, quem compra online quer comodidade e facilidade. Se o pedido atrasa ou, pior, ele não recebe a informação necessária sobre o status na loja, há uma grande… Continuar lendo Por uma boa gestão da logística
Por uma boa gestão da logística
A entrega – e toda a cadeia de atividades que envolvem a sua realização – é um ponto sensível no e-commerce. Afinal, quem compra online quer comodidade e facilidade. Se o pedido atrasa ou, pior, ele não recebe a informação necessária sobre o status na loja, há uma grande chance da falha ser um prejuízo.
Por envolver processos complexos, a logística exige planejamento, implantação e controles permanentes – o que dá vantagem a quem usa uma boa plataforma e sabe aproveitar todos os seus recursos.
A automação é um ponto importante no processo. Pense em como integrar os sistemas de WMS, back-office e plataforma, além do código de acompanhamento das transportadoras. O objetivo, aqui, é deixar a informação disponível em tempo real para o seu SAC.
Atenção e controle
A expedição também é o lugar onde podem acontecer fraudes na sua empresa. Se o colaborador pode errar, também pode acontecer erro de má fé. Por exemplo, um conhecido do colaborador compra um celular “baratinho” e embrulha um iPhone de última geração.
Muitos casos ocorrem antes dos itens serem armazenados. Os itens ficam do lado externo da DOCA (destinado ao embarque e desembarque de produtos), onde alguns “funcionários” criam uma organização criminosa na sua empresa com os fornecedores e prestadores de serviços, e você só vai descobrir quando realizar o inventario anual.
Por isso é importante ter um ótimo controle de saída de estoque, CFTV (circuito fechado de TV) e uma área de prevenção de perdas, para ajudar a controlar e realizar a gestão do seu estoque.
A prevenção de perdas deve realizar auditoria aleatória nos itens expedidos versus nota fiscal, abrindo e conferindo as embalagens (itens, volumes e valores).
Caso seja possível, tenha uma área para segregação dos itens de alto valor agregado (com grades e telas, CFTV); controle de identificação (com a assinatura se possível); acesso (entrada e saída). Caso aconteça um furto ou extravio existirá uma lista das ultimas pessoas que estiveram no estoque restrito, facilitando a identificação.
É de total importância sempre ter um funcionário de confiança nas docas. E o responsável pela operação realizar periodicamente a atividade da prevenção e perdas para testar confiabilidade das amostras. Ter um monitor na sua estação de trabalho com CFTV (circuito fechado de TV) para acompanhamento real do pessoal. Afinal, o estoque é o capital da empresa.
Portanto, a confiança é de total importância, o capital humano sempre vai estar à frente da tecnologia, não deixe seu estoque a mercê de funcionários que não tenham conquistado sua confiança, realize gestão e controles para garantir a detecção do problema no início.
Fonte: EcommerceBrasil