Precifique seus produtos pensando no crescimento da empresa
Precifique seus produtos pensando no crescimento da empresa Cobrar mais caro ou mais barato que o concorrente? Qual a média do mercado? Como vou definir o preço de cada produto? Estas são dúvidas que passam frequentemente pela cabeça dos empreendedores.E não é para menos. Saber precificar é muito importante. Para que você chegue a um… Continuar lendo Precifique seus produtos pensando no crescimento da empresa
Precifique seus produtos pensando no crescimento da empresa
Cobrar mais caro ou mais barato que o concorrente? Qual a média do mercado? Como vou definir o preço de cada produto? Estas são dúvidas que passam frequentemente pela cabeça dos empreendedores.
E não é para menos. Saber precificar é muito importante. Para que você chegue a um preço justo, competitivo e que gere lucro para a sua loja, é preciso levar em conta os seguintes fatores: os custos e despesas da empresa e o preço aplicado pelo mercado.
O problema é que, muitas vezes, para se destacar na concorrência, algumas empresas diminuem abruptamente a sua margem de lucro. E sem lucro não há crescimento.
Você pode usar esta estratégia vez ou outra, quando lançar um novo produto, por exemplo, ou quando a loja estiver precisando ganhar espaço no mercado. Mas ficar somente “empatando” em boa parte das vendas pode estagnar o seu negócio.
Veja alguns cuidados que é preciso ter para que sua empresa cresça financeira e estrategicamente no mercado e considere todos eles antes de bater o martelo:
Gastos fixos e variáveis
Toda empresa tem custos, alguns são recorrentes, outros não. Mas todos devem ser inclusos no cálculo do valor do produto. Nos gastos fixos você deve contabilizar tudo o que deve ser pago todos os meses, como despesas administrativas, aluguel e salário dos funcionários. Já nos gastos variáveis, inclua aqueles que mudam de acordo com as vendas, como taxas com cartão de crédito, transportadora e embalagens utilizadas.
Preço líquido e bruto
Para fazer os cálculos é preciso entender a diferença entre os dois valores de venda: bruto e líquido. O primeiro é aquele que será repassado ao cliente, já com todos os impostos inclusos. Já o segundo, é somente o preço da mercadoria, sem imposto ou desconto. É importante que você crie uma tabela colocando ambos os valores lado a lado.
Essa comparação irá trazer uma visão mais ampla do mercado e da quantidade que está sendo gasta com tributos.
Promoções
Fazer uma promoção é uma excelente maneira de atrair novos consumidores para a sua loja e fazer os antigos comprarem mais. Mas é preciso sempre ter em mente (e de preferência também no papel) quanto dinheiro precisa entrar em caixa para que você não feche o mês no vermelho.
Algumas empresas arriscam na seguinte jogada: baixar a margem de lucro em determinados produtos visando atrair mais clientes. Desta maneira, a loja pode até ter um pouco de prejuízo com aquela mercadoria que desvalorizou, mas a chance de vender outros produtos aumenta. Nestes casos, o lucro virá da soma do total de itens vendidos.
Posicione-se no mercado
Depois de definido o preço, você precisa partir para a avaliação da concorrência. Compare o valor do seu produto com aquele que está sendo aplicado no mercado.
Com esta análise em mãos, defina seus objetivos. Você pode, por exemplo, deixar o preço mais baixo para ser mais competitivo, ou se equiparar com o valor da concorrência e aumentar seu lucro. Tudo depende da sua estratégia de mercado.
Outro ponto importante: sinta se o consumidor está disposto a pagar o preço que você pretende colocar em prática. Em alguns casos a demanda é tão grande, e a oferta é pouca, que você consegue vender os produtos até com valores um pouco mais altos do que os estabelecidos com os cálculos. E vice-versa. Basta ter bom senso e usar a calculadora!
Preparado para colocar seus preços? Então siga as dicas acima e acompanhe o crescimento de sua loja.
Fonte: Ecommerce Brasil