Como prosperar? Cuide das suas receitas!
Como prosperar? Cuide das suas receitas! Entenda: “ter dinheiro” não significa “ter lucro”!Imagine que a sua empresa recebeu um pagamento alto de um cliente perto do Natal. Você, satisfeito com o pagamento, usa todo o dinheiro, pois seu negócio teve um lucro expressivo, bem no fim do ano. Cuidado: há uma grande diferença entre ter… Continuar lendo Como prosperar? Cuide das suas receitas!
Como prosperar? Cuide das suas receitas!
Entenda: “ter dinheiro” não significa “ter lucro”!
Imagine que a sua empresa recebeu um pagamento alto de um cliente perto do Natal. Você, satisfeito com o pagamento, usa todo o dinheiro, pois seu negócio teve um lucro expressivo, bem no fim do ano. Cuidado: há uma grande diferença entre ter dinheiro em caixa e garantir lucro. Sabia disso?
Digamos que, na situação anterior, você queria conquistar aquele cliente. Só que, para isso, tinha que trabalhar no “vermelho”. Isso significa que o pagamento recebido foi decorrente da venda de um produto com preço inferior ao custo.
Ou seja, apesar da entrada de recursos em caixa, não houve lucro na venda, mas sim prejuízo.
Note que, por outro lado, a venda de um artigo com elevada margem de lucro, isto é, com o preço superando o custo, não necessariamente representa a entrada de recursos no caixa. Esta só ocorre quando o cliente efetiva o pagamento correspondente.
Lucro é o resultado das suas receitas menos seus custos e suas despesas
Precifique certo seus produtos
Muitos empreendedores encontram dificuldades em melhorar a saúde financeira da empresa por estabelecerem preços muito baixos para seus produtos e serviços.
Para evitar erros na composição do preço, você deve considerar basicamente:
Custos diretos de produção ou de fornecimento do serviço;
Custos indiretos;
Preço cobrado pela concorrência;
Diferenciais que sua empresa oferece.
Fonte: Moip