5 dicas do que NÃO fazer na gestão do e-commerce
5 dicas do que NÃO fazer na gestão do e-commerce O caminho que liga uma ideia empreendedora ao negócio de sucesso é repleto de desafios, empecilhos, aprendizados e conquistas. Cada ação gera uma reação que, se bem administrada, pode trazer bons resultados. Para te ajudar neste trajeto, listamos 5 dicas do que NÃO fazer na… Continuar lendo 5 dicas do que NÃO fazer na gestão do e-commerce
5 dicas do que NÃO fazer na gestão do e-commerce
O caminho que liga uma ideia empreendedora ao negócio de sucesso é repleto de desafios, empecilhos, aprendizados e conquistas. Cada ação gera uma reação que, se bem administrada, pode trazer bons resultados. Para te ajudar neste trajeto, listamos 5 dicas do que NÃO fazer na gestão do e-commerce.
Ofereça serviços e produtos de qualquer qualidade. O importante é vender. Não caia nesta da venda pela venda. Independente do ramo de atuação, certifique-se da qualidade do serviço/produto ofertado. Este deve ser a base do seu e-commerce. Tenha sempre em mente a importância de respeitar o seu maior bem: o cliente.
Disponha o mínimo de informações em seu site. Fuja disso! Seja claro, objetivo e envolvente na descrição de produtos/ serviços. Sempre se coloque no lugar do cliente: e quando você compra algo e pensa “não é bem como eu esperava”?
Não se preocupe com prazos. Se o cliente comprou é porque ele deseja muito o que você vende. Negócios em maneira geral dependem de parceiros, mas não terceirize a sua responsabilidade. Organize-se, seja claro e caso haja algum atraso na entrega da mercadoria, informe o cliente.
E-commerce é sinônimo de retorno fácil e pouco trabalho. Se você acha que basta listar o produto no site e começar a vender, engana-se. E-commerce é um varejo como os outros. É preciso saber comprar dos fornecedores, entender qual o melhor sortimento dos produtos no portfólio e calcular o inventário a ser estocado. Também é necessário ter conhecimento de gestão para entender os demonstrativos financeiros e calcular o fluxo de caixa.
Planejamento é coisa do passado. Tudo bem, planejar é um exercício que pode ser considerado chato e exige matemática financeira. Mas, só por meio deste o empreendedor conseguirá avaliar se a operação está eficiente, se as receitas e custos realizados estão de acordo com o planejado e se a empresa está seguindo o rumo desejado.