Como exercer liderança efetiva na sua empresa
Como exercer liderança efetiva na sua empresa São sempre as pessoas que fazem uma empresa ter sucesso, e o exemplo vem de cima. Um bom líder realmente faz a diferença em qualquer organização.Nossa espécie, o ser humano, é de animais que vivem em sociedade. Toda sociedade tem um líder (ex.: as abelhas têm a abelha… Continuar lendo Como exercer liderança efetiva na sua empresa
Como exercer liderança efetiva na sua empresa
São sempre as pessoas que fazem uma empresa ter sucesso, e o exemplo vem de cima. Um bom líder realmente faz a diferença em qualquer organização.
Nossa espécie, o ser humano, é de animais que vivem em sociedade. Toda sociedade tem um líder (ex.: as abelhas têm a abelha rainha; os lobos têm o líder da matilha etc.). Mas o líder não é qualquer um.
A fim de atingir as metas, um líder influencia as atividades do grupo. Esta influência lhe traz poder, que quando bem utilizado torna-o cada vez mais capaz de fazer com que os seguidores cumpram suas tarefas. Essa é a autoridade que os comandados creditam a um líder.
Contudo, para evitar problemas, faz-se necessário que os líderes sejam únicos. Numa empresa, por exemplo, um colaborador deve ter sempre apenas um superior imediato – seu “chefe”.
As chefias, porém – diferentemente de uma matilha de lobos, onde o mais forte é o líder – nem sempre estão capacitadas a serem líderes. Muitas vezes não é o mais capaz que ocupa uma posição de chefia. É quem detêm o cargo de chefia – ou mesmo o dono da empresa – quem manda. Em geral, isso é perigoso para a organização.
Liderança eficaz
Para que a liderança seja efetiva, o detentor do cargo de chefia deve estar treinado para exercê-lo e, sempre que possível, contar com o auxílio da área de Recursos Humanos da empresa (RH), que deve funcionar como staff (assessoria) para o chefe, ajudando-o a gerir o pessoal.
Poderíamos crer que bastariam essas providências serem tomadas para que se normalizassem as atividades referentes à gestão de pessoal. Porém, nem sempre é possível fazer a distinção entre o que é responsabilidade de linha (chefias diretas) e o que é responsabilidade de staff.
Conheça, no artigo, medidas para o exercício de uma liderança efetiva na sua empresa.