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5 pontos de atenção para iniciar seu E-mail Marketing

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5 pontos de atenção para iniciar seu E-mail Marketing

5 pontos de atenção para iniciar seu E-mail Marketing

5 pontos de atenção para iniciar seu E-mail Marketing Entre todos os meios de comunicação on-line, o e-mail marketing tem se destacado como o melhor canal de vendas para as empresas. A base de dados que a empresa conquista durante anos, fazendo um bom trabalho de captação, costuma oferecer um ótimo nível de engajamento e… Continuar lendo 5 pontos de atenção para iniciar seu E-mail Marketing

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5 pontos de atenção para iniciar seu E-mail Marketing

Entre todos os meios de comunicação on-line, o e-mail marketing tem se destacado como o melhor canal de vendas para as empresas. A base de dados que a empresa conquista durante anos, fazendo um bom trabalho de captação, costuma oferecer um ótimo nível de engajamento e conversões, levando-se em conta que foi o próprio usuário quem teve a iniciativa ou concordou em fornecer o seu e-mail – embora ele também possa se descadastrar a qualquer momento.

Assim, tendo em vista que o e-mail marketing é uma das melhores oportunidades de vendas, selecionamos 5 pontos de atenção que podem melhorar as taxas de conversão das suas campanhas, conforme a nossa própria experiência na LinkBrand:



1 – Base de Dados

Para iniciar o seu trabalho com e-mail marketing, o primeiro passo é conquistar a sua base de dados, sendo que a conquista dessa base depende de uma estratégia traçada de acordo com cada modelo de negócio, seja ele on-line ou off-line.

Basicamente, existem três tipos de contatos que podem estar na sua base: os soft opt-in, os opt-in e os duble optin.

Soft opt-in são aquelas pessoas que em algum momento tiveram contato com você, com um representante da sua empresa ou com a sua marca, e que de alguma maneira lhe concederam o seu e-mail ou, por exemplo, um cartão de visita. Os opt-in são aqueles contatos que você captou por meio de um formulário (on-line ou off-line) e que autorizaram o seu envio de e-mails. Por último – e o melhor deles –, os duble opt-in são os contatos que podem ter iniciado como soft opt-in ou opt-in e que, ao clicarem em uma das suas mensagens, confirmam o interesse em receber os seus e-mails.



2 – Ambiente de Disparos

Após construir a sua base, você precisa escolher uma Ferramenta de E-mail Marketing. Existem muitas no mercado, com as mais diversas características. A escolha depende muito da quantidade de contatos, da periodicidade de envios, da necessidade de automatização dos disparos (chamados “envios transacionais”) e do seu budget. Podemos iniciar com ferramentas que oferecem desde disparos gratuitos para poucos contatos, mas sem suporte técnico, até ferramentas que praticamente fazem o disparo para você, com um custo um pouco maior.

Acreditamos que o principal é analisar e testar algumas antes de contratar. Compare taxas de entrega e abertura de cada uma e seja bem criterioso. Algumas não tem preocupações com taxas como entregabilidade, por exemplo, ou com a evolução da ferramenta, que deve ser capaz de acompanhar as atualizações das boas práticas para envio de e-mail marketing. Esses são um dos motivos que podem prejudicar a sua campanha.



3 – Template

Bom, escolhemos a ferramenta e temos a base. Agora precisamos planejar essa campanha e desenvolver um template, certo?

Dependendo do seu negócio e do seu nível de conhecimento técnico em design e HTML, pode ser aconselhável a contratação de um profissional. Muitas empresas pecam nesse sentido, ao enviarem campanhas com peças que não abrem corretamente ou nas quais faltam links e outras coisas assustadoras. Esse pode ser um dos maiores motivos da falta de sucesso com o e-mail marketing.

Outro detalhe muito importante é que hoje não podemos ignorar o fato de que muitos usuários estão no celular. Então, é imprescindível que o nosso template seja responsivo e ofereça uma boa experiência, não importa de onde o seu contato abrirá a sua mensagem.



4 – Assunto e Remetente

Ao montar a sua campanha, pense bem: qual é o primeiro contato do usuário com o seu e-mail? Como costumamos falar, o assunto e o remetente são responsáveis pela primeira ação dele, pelo seu primeiro clique. Se o assunto e o remetente forem atrativos, gerarem curiosidade, tiverem relação com o que o usuário espera receber da sua empresa, ele abrirá o seu e-mail e verá tudo o que você gostaria de lhe mostrar. Porém, se o seu assunto for ruim, a sua campanha acabou por aí.

Pense em qual é o melhor: colocar o nome da empresa ou da pessoa com quem o cliente teve contato? Sobre o assunto, você mandará o nome do produto ou alguma curiosidade? Escolha bem esses dois itens e poderá ter bons resultados.



5 – Métricas e Conversões

Todas as etapas acima exigem muita atenção, e a única forma de analisá-las é por meio das métricas do disparo versus conversões da campanha. Algumas campanhas institucionais não possuem uma conversão direta, enquanto outras podem ser rastreadas até a venda com algumas tecnologias bem conhecidas no mercado.

É de extrema importância o acompanha
mento constante de todos os números que as ferramentas disponibilizam nos relatórios. Você também pode fazer o seu próprio relatório, comparando essas taxas com os assuntos, peças, momento do site e páginas de destino das campanhas.




Seja ousado e abuse da criatividade; esse é o momento de testar! Use recursos de teste AB, analise, tente novamente. Mas sempre com muito cuidado, pois a sua base é um dos bens mais valiosos da sua empresa.

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Fonte: eshowmagazine

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