Mobile já é realidade. O que vem depois?
Mobile já é realidade. O que vem depois? Marketing digital deve intensificar individualização de campanhas graças à união entre tecnologia, dados e conteúdoIdentificar tendências no marketing digital não é fácil. O setor evolui constantemente e se reinventa a cada campanha. O mobile, por exemplo, não é mais uma novidade: só no Brasil em 2014 foram… Continuar lendo Mobile já é realidade. O que vem depois?
Mobile já é realidade. O que vem depois?
Marketing digital deve intensificar individualização de campanhas graças à união entre tecnologia, dados e conteúdo
Identificar tendências no marketing digital não é fácil. O setor evolui constantemente e se reinventa a cada campanha. O mobile, por exemplo, não é mais uma novidade: só no Brasil em 2014 foram vendidos 104 smartphones por minuto, de acordo com IDC Brasil. Então, o que virá depois? A perspectiva é encontrar anúncios cada vez mais individualizados, unindo conteúdo e tecnologia e atendendo as exigências e vontades dos consumidores. Juliana Azuma, superintendente da Serasa Experian Marketing Services, antecipa uma visão do futuro do marketing digital. Confira:
O mobile marketing ainda é considerado a principal tendência?
As campanhas nos dispositivos móveis possuem espaço para crescerem e se tornarem mais rentáveis. O chamado m-commerce é incipiente no Brasil e as empresas irão aplicar investimentos no setor nos próximos anos. Entretanto, o profissional precisa ficar atento porque o mercado vai ficar saturado, cedo ou tarde, e é necessário buscar alternativas para continuar com anúncios inovadores e atraentes.
Quais são as próximas tendências?
A expectativa do mercado é ver campanhas digitais cada vez mais personalizadas, atraindo consumidores exigentes e acostumados com aparelhos inteligentes em suas vidas. Em termos tecnológicos, os “vestíveis”, relógios, pulseiras e outros dispositivos que executam funções do dia a dia e podem ser utilizados como acessórios, deverão ser uma evolução do smartphone, realizando tarefas mais complexas dos usuários. As campanhas deverão trazer esse conceito com conteúdos inéditos e adequados para cada plataforma, ficando próximas das preferências e vontades das pessoas.
O marketing cross-channel continuará com um papel importante para os profissionais?
Sem dúvida. O aumento na quantidade e qualidade dos dados e o surgimento de novos canais reforçam a necessidade de ter uma plataforma que gerencie todas as campanhas de uma empresa. Assim, é possível atrair e conversar com o usuário que navega nas mais diversas mídias. O cross-channel é deve atingir um amadurecimento maior nos próximos anos, graças à sua importância na economia digital.
Atualmente os anúncios digitais já são personalizados. Como é possível se aproximar ainda mais do indivíduo?
O avanço das tecnologias faz com que as empresas consigam dados mais ricos sobre o comportamento do público-alvo. Um relógio inteligente, por exemplo, pode fornecer informações relacionadas a bem-estar e dia a dia das pessoas, como agenda, pontos de interesse e diversas necessidades. Dessa forma, a campanha tem um salto de qualidade e pode, sim, se aproximar mais do usuário. Com os novos dispositivos, o consumidor terá ainda mais poder de decisão e escolherá apenas as marcas que conseguem se relacionar com ele.