Não basta vender, é preciso planejar e monitorar as atividades
Não basta vender, é preciso planejar e monitorar as atividades Conheça o planejamento da empresa por meio do acompanhamento da equipe e do controle dia a dia das vendas.Planejar ações de vendas e, por meio de avaliações sistemáticas, ampliar o índice de acerto e corrigir erros cometidos, é uma forma de empresas aumentarem a competitividade… Continuar lendo Não basta vender, é preciso planejar e monitorar as atividades
Não basta vender, é preciso planejar e monitorar as atividades
Conheça o planejamento da empresa por meio do acompanhamento da equipe e do controle dia a dia das vendas.
Planejar ações de vendas e, por meio de avaliações sistemáticas, ampliar o índice de acerto e corrigir erros cometidos, é uma forma de empresas aumentarem a competitividade no mercado.
A adoção de um controle de vendas possibilita ao empresário prever receitas futuras e, consequentemente, programar as compras da empresa. Além disso, torna-se mais fácil acompanhar o comportamento mensal das vendas, as variações devido à sazonalidade, bem como o prazo médio concedido para os pagamentos realizados a prazo.
Adotar um controle de compras, algo possível em consequência do controle de vendas, possibilita ao empresário a melhor distribuição de compras para meses seguintes, baseando-se nas previsões de vendas e nos compromissos assumidos. Esse controle permite a determinação do prazo médio das compras.
São parâmetros que podem ser usados para checar o desempenho da empresa:
Nível de faturamento;
Depoimentos de vendedores e representantes de vendas sobre o impacto do esforço da empresa junto ao mercado consumidor;
Grau de lucratividade.
Contudo, para que se possa planejar, é necessário que se disponha de controles de vendas eficazes, que realmente reflitam os resultados obtidos. Para que a eficácia seja possível no planejamento e na avaliação das vendas, deve-se agir em dois estágios:
Controles
1) Sistema de controles (estatística) eficiente
Obtido com a checagem periódica do:
Relatório de desempenho da empresa em período determinado, bem como de cada vendedor ou representante;
Volume de vendas obtidas, total e por linha de produtos, identificando produtos de maior saída e/ou com maior margem de lucro;
Comparativo de evolução das vendas por período (da empresa como um todo e por vendedor ou representante);
Quadro de metas de vendas a serem atingidas;
Número de clientes novos em relação a clientes antigos da empresa;
Índice de inadimplência das vendas no período e quadro comparativo com períodos anteriores. Deve ser calculado levando-se em consideração o valor total a receber do período contra o que realmente foi recebido. A comparação do valor recebido com as vendas do período pode distorcer o resultado;
Valor médio das vendas, calculado com o valor total das vendas dividido pelo número de vendas realizadas;
Número de itens por venda, calculado com o volume total de itens vendidos, dividido pelo número de vendas realizadas;
Estatística da taxa de conversão de vendas, calculada com o número de vendas realizadas, dividido pelo número de clientes atendidos.
A periodicidade dos relatórios deve ser adaptada à cultura da empresa.
Vendas
2) Acompanhamento de vendas
A função essencial da gerência é acompanhar o processo de vendas, estimulando vendedores ou representantes a avaliar os resultados obtidos e buscar novos desafios.
Assim, algumas funções não podem ser abandonadas:
Realizar reuniões semanais de acompanhamento dos dados, estimulando toda a equipe para buscar os resultados estabelecidos;
Orientar, para que os resultados não tenham apenas um efeito de curto prazo;
Cobrar a equipe, mas formar grandes vendedores;
Rejeitar desculpas para o não cumprimento de metas, buscando encontrar com a equipe o real motivo e solucioná-lo;
Não esquecer que é o chefe durante o horário de trabalho, mas que é saudável manter laços de amizade após o expediente.