10 dicas sobre planejamento estratégico digital
10 dicas sobre planejamento estratégico digital Planejamento estratégico digital é uma disciplina de extrema importância no dia a dia das agências e das empresas. Não tem a valorização que deveria ter, mesmo porque o digital no país é algo relativamente novo, mas aos poucos esse conceito vai crescendo e ganhando força dentro das empresas. São… Continuar lendo 10 dicas sobre planejamento estratégico digital
10 dicas sobre planejamento estratégico digital
Planejamento estratégico digital é uma disciplina de extrema importância no dia a dia das agências e das empresas. Não tem a valorização que deveria ter, mesmo porque o digital no país é algo relativamente novo, mas aos poucos esse conceito vai crescendo e ganhando força dentro das empresas. São os profissionais de planejamento que comandam as estratégias e auxiliam todos no seu negócio a fazer uma comunicação melhor, diferenciada e com maiores chances de assertividade.
Em meu recente livro, Planejamento Estratégico Digital (Ed. Brasport), eu detalho cada área de conhecimento e como você pode se tornar um profissional de sucesso. Não tem uma regra, tem trabalho. Lá eu mostro, como um bom profissional da área, os caminhos, cabe cada um seguir da forma que achar melhor.
Recebi o desafio de escrever 10 dicas, mesmo achando que um profissional de planejamento precisa de muito mais conhecimento, resolvi aceitar o desafio e propor o que eu acho 10 itens essenciais para você ser um profissional de sucesso. Confira:
1) Leia muito! O profissional de planejamento lê de tudo um pouco. Revista, artigos, jornais, caixa de cereal… o que for, leia! Nós entendemos pessoas e precisamos entender o que elas leem e o que as influencia.
2) Seja curioso. Demais, se puder. Não aceite não, não aceite apenas uma opinião, não leve em conta o que apenas uma pessoa disse, mesmo que essa seja o dono da empresa. Seja investigador, vá no detalhe.
3) Interprete textos diferente dos outros. Você vai se deparar com páginas e mais páginas de pesquisa ao longo da sua carreira. Como disse acima, leia muito, pois isso será um exercício para a carreira. As pesquisas contêm dados e fatos. Como interpretar cada um fará a diferença no seu planejamento.
4) Ouça mais, venda menos. Mantra do planejamento é ouvir. Converse com pessoas da empresa, do bairro, da família, que consome a marca. Converse. Exercite isso. Para ter assunto, é preciso ter conhecimento, é preciso ler e estudar muito.
5) Seja apaixonado por pessoas. Entender o comportamento de pessoas fará toda a diferença na sua estratégia de comunicação. Não é o Facebook ou o E-mail Marketing que fará a diferença, é a mensagem que você passa nele para as pessoas.
6) Tenha referências. Planejadores vivem! Vá ao cinema, teatro, parques, shoppings, restaurantes. Vá ao restaurante da moda, a hamburgueria descolada, assista ao Standup Comedy em um lugar legal. Frequente os bares da chamada Baixa Augusta, mas visite o Terraço Itália. Viva. Planejadores com vidas comuns, tem entregas comuns, como diz o grande Ulisses Zamboni, CEO da Agência Santa Clara.
7) Faça conexões. Viver é fazer coisas diferentes a cada dia e isso lhe dará bagagem, conhecimento e referências. Conecte o que você aprendeu na aula, leu em um livro, viu no parque, conhece da marca e conversou com pessoas. Isso é planejar. É saber como mudar a vida da pessoa através de uma marca.
8) Seja um “CDF” ou “Nerd”. Não tenha medo de ser aquele cara que estuda muito. Estude. Faça cursos, leia livros, faça um MBA, mestrado, doutorado. Não tenha medo de ser acadêmico, pois em muitos casos, ser acadêmico faz mais diferença do que aquele planejador que senta na cadeira.
9) Vá para a rua. Profissionais de planejamento têm que ficar pouco na agência e muito na rua. É difícil, mas é preciso. O varejo acontece na rua e não no Google ou na redes sociais. Ele acontece no dia a dia das pessoas.
10) Quanto mais você ler sobre comportamento de consumo melhor. Leia Jon Steel e Julio Ribeiro para entender mais sobre planejamento, mas leia sobre Neuromarketing – Fernando Kimura é um papa do assunto no país. Leia sobre comportamento, tudo o que puder. Psicologia, sociologia, antropologia de consumo. Leia tudo, pois esse é o grande diferencial.
Fonte: EcommerceBrasil