5 dicas para aumentar o tíquete médio da sua loja
5 dicas para aumentar o tíquete médio da sua loja Hey você, comerciante! Sim, você mesmo! Quero lhe propor uma conta rápida: pegue a soma total do valor arrecadado em vendas no mês e divida pelo número de pedidos feitos no mesmo período. Pronto! O resultado dessa simples conta é o seu tíquete médio, ou… Continuar lendo 5 dicas para aumentar o tíquete médio da sua loja
5 dicas para aumentar o tíquete médio da sua loja
Hey você, comerciante! Sim, você mesmo! Quero lhe propor uma conta rápida: pegue a soma total do valor arrecadado em vendas no mês e divida pelo número de pedidos feitos no mesmo período. Pronto! O resultado dessa simples conta é o seu tíquete médio, ou seja, a média que cada cliente gasta em sua loja.
Vamos supor que a sua loja tenha realizado 18 vendas em um mês. Com elas, a sua loja recebeu 850 reais. Aplicando a fórmula acima, o seu tíquete médio foi de 47,22 reais. Fazer essa conta mensalmente é fundamental para controlar seu orçamento, para se comparar com os concorrentes e, até mesmo, para conhecer melhor seus clientes.
Segundo o relatório da consultoria E-bit, os consumidores virtuais gastaram, em média, 347 reais por pedido em 2014. A sua loja está dentro dessa média nacional?
Tem uma coisa importante que você precisa saber: é possível aumentar o seu tíquete médio mantendo o mesmo número de pedidos. Aliás, essa é a melhor saída para o pequeno e médio empreendedor, já que alcançar mais clientes exige bastante esforço e despesas com publicidade e marketing. Aqui vão algumas dicas para aumentar o valor das compras de seus clientes:
Aceitar cartões de crédito
Isso aqui deveria ser regra para qualquer lojista. Em primeiro lugar, os consumidores preferem pagar com cartão de crédito pela comodidade e porque a compra se torna mais acessível. Tanto é que os clientes que usam cartões de crédito para fazer o pagamento costumam gastar 20% a mais da média.
Mas, a técnica funciona melhor se o cliente puder parcelar também. A forma de pagamento com cartão de crédito e com parcelamento facilita a venda de mais produtos na mesma compra e de itens mais caros.
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Você já deve ter passado por situação parecida. Um vendedor, sugere ao cliente que procura por um sapato a compra de um par de meias sociais ou um cinto que combine com o calçado.
Pronto, com uma simples orientação, o consumidor que se dirigiu à loja com a única intenção de comprar um sapato, acabou gastando mais do que o planejado.
Se funciona nas lojas físicas, é possível obter o mesmo resultado nas virtuais. Quando o cliente colocar um produto no carrinho, sugira uma lista de produtos complementares. Quem sabe ele não acaba deixando um pouco mais de dinheiro na sua loja?
Apostar em frete grátis
À primeira vista, não parece uma ideia inteligente. De fato, se você oferecer frete grátis em qualquer venda, o número de clientes vai aumentar bastante, mas o seu tíquete médio pode continuar igual. Por isso, para adotar tal política, é preciso estabelecer critérios.
Por exemplo, o frete grátis só vale para compras acima de 100 reais ou na compra de três produtos. Seguindo esse raciocínio, você “força” o consumidor a gastar mais, dando em troca o frete grátis, e acaba elevando o valor das vendas.
Descontos inteligentes
Os descontos, assim como a opção de frete grátis, funcionam muito bem para atrair clientes. Se souber usar essa tática de maneira inteligente, é possível aumentar, também, o tíquete médio.
Basta seguir a mesma lógica do frete grátis. Os descontos ficam mais interessantes à medida que o volume da compra fica maior.
Atenção com a navegação do site
Algumas lojas perdem a oportunidade de aumentar o tíquete médio por cometer erros na estrutura do site.
Alguns lojistas se preocupam muito com a home, mas a maioria das visitas nem olha a página inicial. As pesquisas no Google, ou em sites de comparadores de preços, redirecionam as pessoas direto para a página do produto. Lá, as lojas precisam incentivar a visita a conhecer outros produtos.
Aproveite o segundo semestre para aumentar o valor de suas vendas!
Fonte: EcommerceBrasil