Agencia de SEO SinalizeWeb

A importância das fontes web para o seu e-commerce

/
A importância das fontes web para o seu e-commerce

A importância das fontes web para o seu e-commerce

O tipo de letra usado no seu comércio eletrônico pode parecer um detalhe, mas não é. Cerca de 95% das informações na internet são de linguagem escrita. Escolher a fonte que será usada no e-commerce, portanto, é um passo importante para valorizar o seu conteúdo.

PorSinalizeWeb

O tipo de letra usado no seu comércio eletrônico pode parecer um detalhe, mas não é. Cerca de 95% das informações na internet são de linguagem escrita. Escolher a fonte que será usada no e-commerce, portanto, é um passo importante para valorizar o seu conteúdo.

Quando a imagem exibida na tela causa algum incômodo, geralmente pensamos que pode ser o layout como um todo. Mas, em muitos casos, o foco do problema está na fonte escolhida. A percepção de incômodo pode ser ainda maior conforme o dispositivo usado: celular, tablet ou computador de mesa. Para evitar esse tipo de erro no momento de escolher uma fonte, é preciso considerar alguns aspectos, como:

Tipo de fonte utilizada

O primeiro passo que deve ser levado em conta é que o tipo de fonte precisa ser legível e acessível para todas as plataformas, ou seja, em ambas as versões desktop e para dispositivos móveis. Um outro ponto é que cores, estilo e efeito precisam ser considerados.

Essa composição pode ser fundamental para que seu site fique visualmente melhor para a navegação. Também é interessante se informar sobre tendências que estão em alta mas, o ponto principal que irá guiar a escolha sempre deve ser a identidade da sua marca, pois, de nada adianta seguir uma tendência se ela não comunica corretamente a imagem da sua empresa junto aos clientes e usuários do e-commerce. Por fim, para quem busca fontes web, o Google Fonts, banco de fontes gratuitas mantido pelo Google, é uma ótima alternativa.

Tamanho da fonte e cores

Para sites, blogs e lojas virtuais, a fonte nunca deve ser menor do que 12 px. Os títulos, subtítulos e menus precisam seguir uma hierarquia visual.. Outro ponto importante é que, mesmo que o seu e-commerce tenha uma proposta descontraída, cores em excesso podem confundir e prejudicar a experiência de navegação do usuário do site. Portanto, concentre-se em determinadas paletas de cores, considerando sempre a harmonia do todo.

Fontes responsivas

Assim como a programação do portal, as fontes web precisam levar em conta os diferentes tamanhos de telas. Para facilitar esse processo, existem códigos que fazem o dimensionamento automático das fontes web. O desenvolvedor só precisa informar, durante a programação, os tamanhos mínimos e máximos para a exibição da fonte e se ela se adapta para cada navegador. A ferramenta Criador de Sites, da HostGator, também ajusta a tipografia de maneira automática.

Busque o equilíbrio

Ainda sobre o  quesito de fontes, moderar nos recursos visuais pode deixar o e-commerce mais atrativo e com o conteúdo mais destacado. Os portais que utilizam poucas opções de fontes, com duas ou três, têm sido uma tendência. Esse minimalismo é uma boa estratégia para deixar o seu comércio eletrônico mais organizado e responsivo, valorizando o layout. Mais do que informação, as fontes podem reforçar qual é a proposta e enfoque do seu e-commerce. Por isso, vale a pena ter atenção a elas.

 

Fonte: E-commerce News

Autor: Edezio Junior

Primeira Agencia de SEO de SP fundada em 2007

Experiência do nosso SEO Sênior desde 1999.

Mais de 1500 empresas com Suporte via WhatsApp

Impacto financeiro mensal médio de R$31,5 milhões com SEO

Contratos de SEO sem fidelidade e com flexibilidade.

Entre em contato agora

Consultoria SEO desde 2007 somos uma Empresa de SEO dentre o rol de uma das mais antigas e Melhor Agência de SEO em São Paulo.

(11) 4965-4440