A inovação nos processos logísticos como enorme diferencial competitivo no e-commerce
A inovação nos processos logísticos como enorme diferencial competitivo no e-commerce O custo da logística tem um enorme peso na cesta que compõem todos os custos de entrega de um e-commerce. Os processos que constroem o custo da logística de um e-commerce que opera do modo tradicional, são:1) Abastecimento de estoque do e-commerce: normalmente fica… Continuar lendo A inovação nos processos logísticos como enorme diferencial competitivo no e-commerce
A inovação nos processos logísticos como enorme diferencial competitivo no e-commerce
O custo da logística tem um enorme peso na cesta que compõem todos os custos de entrega de um e-commerce. Os processos que constroem o custo da logística de um e-commerce que opera do modo tradicional, são:
1) Abastecimento de estoque do e-commerce: normalmente fica sob responsabilidade do fornecedor, mas é um custo da cadeia;
2) “Fulfillment”: este é o processo que engloba o recebimento dos produtos, armazenagem, separação e expedição dos produtos vendidos. É a etapa da cadeia em que a tecnologia pode ser a maior aliada na redução de custos;
3) Distribuição: processo de entrega dos produtos ao consumidor. Este fica sob responsabilidade de um transportador, porém a gestão da entrega dos pedidos se mantém a cargo da logística do e-commerce. Neste caso existem também algumas oportunidades tecnológicas, principalmente relacionadas à integração de sistemas com o transportador, que podem ajudar a reduzir custos diretos de logística ou custos em outras áreas, como atendimento.
Vou escrever um pouco mais sobre uma solução tecnológica que se aplica no “Fulfillment” e tem grande potencial para redução de custo pelo de aumento de produtividade.
No método tradicional com lista de separação ou até mesmo com coletor wifi, o operador bipa a etiqueta do pedido que está sendo separado e na sequência sai para coletar os produtos listados em suas respectivas posições de armazenagem.
Ele precisa ler na folha ou no coletor o local de armazenagem e depois ler as informações dos produtos (descrição do produto, cor, EAN, etc). Após isso, ele pega a peça indicada, bipa o código de barras e o sistema valida a coleta dando uma baixa no WMS (“Warehouse Management System”).
No processo de separação utilizando a tecnologia de “picking by voice”, o sistema faz a leitura das informações e “sopra” no ouvido do operador as informações necessárias para que ele chegue na posição e colete o produto correto. O operador interage por voz com o sistema pedindo detalhes ou solicitando que o sistema repita alguma informação.
Com esse sistema o operador economiza o tempo de leitura das informações e não precisa desviar o olhar. Consegue fazer o deslocamento para o local de coleta enquanto ele ouve o sistema informando o endereço de coleta. Além disso, o operador fica com as mãos desocupadas para vasculhar a posição e pegar o produto.
Aparentemente estamos falando do ganho de alguns segundos por operação, porém quando somamos todas as operações, item por item que é coletado e armazenado, todo esse tempo em milhares de operações resulta numa significativa redução de custo operacional. Durante as vendas de final de ano, principalmente durante a Black Friday, toda economia de tempo é válida. Pense nisso.
Fonte: EcommerceBrasil