Como gerenciar os custos e formar preços de venda
Como gerenciar os custos e formar preços de venda Algumas dificuldades fazem parte do dia a dia do profissional envolvido no comércio eletrônico: logística, conversão, mobile, atendimento, pagamento, precificação e etc. A questão de formação de preço é um dos principais entraves do e-commerce. Para tirar essa dúvida, João Parente, Partner at eNext Group, realizou… Continuar lendo Como gerenciar os custos e formar preços de venda
Como gerenciar os custos e formar preços de venda
Algumas dificuldades fazem parte do dia a dia do profissional envolvido no comércio eletrônico: logística, conversão, mobile, atendimento, pagamento, precificação e etc. A questão de formação de preço é um dos principais entraves do e-commerce. Para tirar essa dúvida, João Parente, Partner at eNext Group, realizou a palestra ‘Gestão de custos e formação de preços no e-commerce: aprenda como gerenciar os custos e formar preços de venda’ durante o Fórum E-Commerce Brasil 2015. Confira os principais pontos abordados durante sua apresentação.
Três formas de formar o preço
1. Concorrência
2. Demanda
3. Custos + Despesas
Concorrência: forma como o mercado está estruturado tem forte influência sobre preços
– Mercado dominado por grandes players: apresenta menor margem de precificação; Pode ser lucrativo para os lojistas em geral ou não;
– Mercado fragmentado: nenhum player tem um liderança dominante permite um maior número de experimentos com preços, e possivelmente uma competição mais saudável;
Demanda: quanto o consumidor está disposto a pagar por algum bem ou serviço
1. Varia de pessoa para pessoa;
2. Como agradar a todos, aumentando sua receita?
*Uma dica é oferecer diferentes configurações e/ou personalizações, além de diferencial com valor agregado.
“Comparabilidade” de produto
– Produto diferenciado: exemplo os “Produtos de moda” que tornam menos relevante a questão do preço, mas ainda existem produtos substitutos;
– Produto sem variações: exemplo o “Jogo Fifa 2015” ou com substitutos diretos, por exemplo. “Pneus”, a comparação de preço na concorrência tende a ganhar importância;
Custos e Despesas
– As duas forças que falamos até aqui trabalham no sentido de limitar a margem superior da faixa de preço, e muitas vezes, o lojista não tem grande influência sobre elas.
– Não apenas o custo de compra da mercadoria, mas a despesa total de venda, dada a estrutura da empresa naquele momento.
– Ter esse número em mente é importante para definir se um produto/mercado é lucrativo ou não para você, e potenciais mudanças na empresa que possam reduzir o custo.
Como saber qual é meu preço mínimo para ser lucrativo?
– Alocar custos/despesas aos produtos;
– Relação direta ou rateio;
Critérios diversos
– Número de produtos vendidos;
– Receita gerada por cada produto;
– Número de funcionários em cada área, espaço ocupado (aluguel), etc;
Resultados
– Estimativas para tomada de decisões mais acertadas sobre determinado produto/mercado;
Qual a diferença entre custo e despesa?
Custos podem ser atribuídos ao produto final, já as despesas são de caráter geral, de difícil vinculação aos produtos obtidos.
Despesas
Todos os gastos relativos a administração da empresa, como a área comercial, tecnologia, operação, marketing, desenvolvimento de produtos e o financeiro. Gastos que a empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando, porém não contribuem diretamente para geração de novos itens que serão comercializados.
Importância da correta classificação entre Custos e Despesas:
Definição da margem de contribuição por produto: Valor que sobra da venda de um produto ao retirarmos de seu faturamento bruto os gastos com deduções de vendas e com o custo de sua produção ou compra; Definição da rentabilidade de um produto, após todos os custos e despesas.
Confira aqui a apresentação completa detalhando a prática para o e-commerce – com explicação sobre despesas fixas, depreciação, despesas variáveis, plano de controle de receita versus gastos e muito mais.
Fonte: EcommerceBrasil